Artigo
A alimenta??o dos atletas

09/07/2001

Muitas t?m sido as d?vidas de diversas pessoas sobre como deveria ser a alimenta??o de quem se prop?e ? pr?tica de esportes, tanto como forma de competi??o quanto de lazer. Antes de mais nada, ? importante se estabelecer a diferen?a entre o atleta e o esportista. Na pr?tica, temos visto muitas pessoas buscando orienta??o diet?tica espec?fica para atletas quando, na verdade, s?o apenas praticantes de atividades f?sicas sem objetivo de competi??o.

  • Atleta ? aquele que recebe um treinamento direcionado para um objetivo espec?fico, ou seja, busca um condicionamento f?sico que leve a uma melhoria de performance em uma modalidade esportiva espec?fica, normalmente com inten??o de competi??o.
  • Esportista ? aquele que pratica exerc?cios f?sicos por lazer e/ou pela busca de uma forma f?sica desejada, normalmente sem objetivo de melhoria de performance ou participa??o em competi?es.

Sendo assim, o esportista dificilmente necessitar? de algum acr?scimo em sua alimenta??o normal, desde que seja essa equilibrada e adequada ?s suas necessidades nutricionais. O desgaste gerado pela atividade esportiva, nesse caso, ? facilmente compensado por de uma boa alimenta??o, sem necessidade de nenhum alimento ou suplemento adicional.

Em casos de pessoas que t?m peso normal ou abaixo do normal e pratiquem atividades f?sicas regulares, pode se fazer necess?rio um acr?scimo na quantidade de alimentos ingerida ao dia, como forma de repor a energia gasta durante o exerc?cio e prevenir perda de peso, quando esta n?o ? desejada. De um modo geral, a atividade f?sica, em qualquer situa??o, leva a uma perda de ?gua pelo organismo, o que deve ser reposto atrav?s de uma ingest?o maior de l?quidos tanto durante quanto ap?s os exerc?cios, como forma de prevenir desidrata??o.

Orienta?es nutricionais para melhor performance dos atletas

No caso de atletas, quando h? um ritmo intenso de atividade f?sica, com treinamentos regulares di?rios, um cuidado maior na alimenta??o deve ser dispensado. Algumas orienta?es nutricionais t?m sido indicadas, por diversos estudiosos no assunto, como as de maior efeito na busca de uma melhor performance pelos atletas:

  • aumentar a ingest?o de ?gua, pura ou na forma de sucos, principalmente durante e ap?s a atividade f?sica;
  • consumir maior quantidade de fontes de carboidratos (massas, cereais em geral, p?es etc), dando prefer?ncia para aquelas que cont?m pouca ou nenhuma gordura;
  • evitar gorduras sob todas as formas, tomando cuidado com a ?gordura invis?vel? nos alimentos (maionese, embutidos de carne, queijos amarelos etc)
  • n?o exceder no consumo de prote?nas (carnes de qualquer tipo, leite e derivados, ovos etc)
  • ingerir boas fontes de fibra nas refei?es (cereais integrais, p?o e arroz integral, cascas, talos e baga?os de frutas e vegetais, gr?os com casca), uma vez que estas t?m efeito de propiciar uma libera??o mais lenta da glicose para o sangue, fornecendo energia ao organismo de forma gradativa, o que ? extremamente favor?vel para o atleta;
  • evitar excesso de a?car e/ou alimentos a?ucarados (o mel tem sido estudado como uma forma melhor de repor energia para o atleta do que o a?car branco, mas ? necess?rio observar, antes, se h? alergia ao produto);
  • evitar sal em excesso, pois o mesmo aumenta a necessidade de ?gua pelo organismo, assim como pode contribuir para eleva??o da press?o arterial em pessoas predispostas, o que ? altamente prejudicial para o atleta;
  • evitar bebidas gaseificadas (refrigerantes);
  • abusar do consumo de frutas, legumes e verduras;
  • ingerir leite ou similar (iogurte, coalhada ou queijo branco) em uma propor??o m?nima de dois copos ao dia;
  • cuidado com molhos picantes e gordurosos;
  • na v?spera da competi??o, ingerir grande quantidade de massas (carboidratos) e reduzir ainda mais o consumo de gordura;
  • a mesma orienta??o anterior serve para a reposi??o energ?tica ap?s a competi??o, sendo que, nesse caso, ? necess?rio aumentar a ingest?o de l?quidos;
  • sucos de frutas ado?ados e adicionados de uma pitada de sal ou ?gua de coco s?o excelentes repositores para as perdas de ?gua e sais minerais derivadas da transpira??o durante a atividade f?sica;
  • logo ap?s a atividade, principalmente ap?s a competi??o, n?o ingerir alimentos ricos em gordura ou prote?nas, dando prefer?ncia a frutas (principalmente ?cidas), hortali?as e fontes de carboidratos;
  • evitar bebidas alco?licas, principalmente pr?ximo ?s competi?es.

    Estudiosos questionam o uso de suplementos

    O uso de suplementos pelos atletas ainda ? question?vel e h? diversos estudiosos do assunto que condenam o uso dos mesmos. O principal argumento contra o seu uso ? o de que n?o sabemos ainda quantificar, com precis?o, o aumento das necessidades nutricionais geradas pelo exerc?cio, em se tratando de vitaminas e minerais, que d? suporte para o uso de suplementos. Atividades f?sicas diferenciadas podem gerar necessidades tamb?m diferenciadas, e um estudo detalhado ainda precisa ser feito para validar o uso de alguma suplementa??o para cada caso.

    At? onde se sabe, uma alimenta??o adequada, de boa qualidade e adaptada ?s necessidades do atleta (conforme orienta?es acima), seria capaz de fornecer todos os nutrientes necess?rios, mesmo que as necessidades dos mesmos estejam aumentadas. E a identifica??o de defici?ncias de nutrientes precisa ser avaliada atrav?s de exames laboratoriais, observando-se, tamb?m, caracter?sticas individuais.

    Produtos que alegam propiciar ganho de massa muscular muitas vezes n?o t?m esse efeito comprovadamente e, al?m disso, podem utilizar alguma subst?ncia de efeito altamente prejudicial, como alguns horm?nios de a??o anabolizante. Esses ?ltimos t?m sido indentificadas como subst?ncias capazes de trazer diversos efeitos adversos ao organismo, tais como: atrofia de test?culos, esterilidade, calv?cie, c?ncer de rins e f?gado, aumento de mama em homens etc.

    Entre os suplementos, existem alguns ? base de amino?cidos de cadeia ramificada que t?m sido indicados erroneamente para ganho de massa muscular. Na verdade, o efeito desses amino?cidos ? o de reduzir o desgaste do m?sculo submetido a uma atividade intensa, mas o seu efeito ainda est? sendo estudado. Como os amino?cidos s?o partes de prote?nas, sabe-se que o excesso dos mesmos pode trazer conseq??ncias adversas ao organismo; por isso, n?o h? ainda um consenso quanto ao uso dos mesmos para esse fim. Tamb?m n?o se sabe ainda se a quantidade desses amino?cidos necess?ria para prevenir o desgaste muscular n?o poderia ser obtida apenas pelos alimentos ingeridos.

    Outros produtos t?m sido estudados como de grande efeito para melhorar a performance dos atletas, mas ainda n?o h? consenso entre os estudiosos da ?rea quanto ao uso dos mesmos. Alguns suplementos ricos em carboidratos (exemplo: produtos em p? para preparo de bebidas carbonatadas), podem trazer benef?cio para atletas que t?m um grande desgaste energ?tico e precisam repor essa energia em curto espa?o de tempo; nesse caso, podem ser usadas ap?s a atividade f?sica, mas nunca substituindo as refei?es principais. Por?m, uma combina??o adequada de alimentos substitui perfeitamente esses produtos.

    Finalizando, ? importante lembrar que, antes de lan?ar m?o de algum complemento alimentar ou suplemento, ? necess?rio um levantamento de suas necessidades, o que ? feito atrav?s de exames cl?nicos e an?lises laboratoriais. O uso de suplementos sem orienta??o pode trazer grandes preju?zos ? sa?de, al?m de gerar desperd?cio de recursos, uma vez que nem sempre estes produtos t?m realmente o valor a eles atribu?do.

    Como orienta??o final, tanto atletas quanto esportistas devem procurar um profissional que lhes d? orienta??o espec?fica antes de fazerem qualquer modifica??o em sua alimenta??o normal.


    Cristina Garcia Lopes
    ? nutricionista formada
    pela Universidade Federal de Vi?osa.
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br