Artigo
Alimentos funcionais - Parte II
::: 30/08/2002

Entre as propriedades normalmente atribu?das aos alimentos funcionais, tem sido muito citada a a??o dos mesmos na preven??o das doen?as card?acas. A ocorr?ncia das doen?as card?acas est? muito relacionada, conforme muito estudos j? provaram, a um alto consumo de gorduras saturadas (gordura de origem animal), que trazem consigo grande quantidade de colesterol.

A eleva??o dos n?veis sangu?neos de colesterol aumenta a probabilidade de desenvolvimento de doen?as card?acas. Uma alta concentra??o no sangue de HDL (o chamado ?bom colesterol?) ? um fator de prote??o contra doen?as card?acas, enquanto uma eleva??o do LDL (o chamado ?mau colesterol?) ? um grande fator de risco para essas mesmas doen?as.

As mol?culas de gordura s?o constitu?das por subst?ncias chamadas ??cidos graxos?. O tipo de ?cido graxo que forma a mol?cula de gordura determina o comportamento da mesma no organismo e, conseq?entemente, maior ou menor risco para a sa?de.

O consumo de alguns alimentos funcionais mostra benef?cios potenciais para a preven??o e o tratamento de doen?as cardiovasculares. Entre esses alimentos, podemos citar: soja, aveia, linha?a, alho, ch? preto e verde, peixes, uvas, nozes e margarina enriquecida com ?ster estanol e ?ster esterol. O papel desses alimentos na preven??o e tratamento das doen?as cardiovasculares est? relacionado ? capacidade dos mesmos em reduzir os n?veis de gordura no sangue, al?m de diminuir a forma??o de placas, varrendo os radicais livres e inibindo a agrega??o plaquet?ria.

Prote?na de soja
A efic?cia da prote?na de soja na redu??o do risco de doen?a card?aca coronariana tem sido confirmada atrav?s de diversos estudos. Embora ainda n?o se tenha certeza de quais componentes bioativos presentes na soja sejam os respons?veis por essa fun??o, acredita-se que os amino?cidos, pept?deos, fibras e isoflavonas presentes na soja os respons?veis por esse papel protetor.

Quanto ?s isoflavonas, seu efeito tem sido atribu?do ? similaridade estrutural com os estr?genos dos mam?feros, os quais s?o capazes de reduzir os n?veis de LDL (mau colesterol) e aumentar os n?veis de HDL (o bom colesterol). Por?m, estudos mostraram que as isoflavonas isoladas n?o t?m esse efeito protetor, o que sugere que a associa??o das mesmas com outros componentes presentes na soja ? que daria o efeito esperado.

O n?vel di?rio recomendado de consumo de prote?na de soja para esse fim ? de 25g/dia, o que corresponde a 6 colheres de sopa de leite de soja em p? ou 180g do gr?o cozido ou 190g da carne de soja preparada.

Fibra de Aveia
O efeito das fibras sol?veis, como a fibra da aveia, na redu??o dos n?veis de colesterol do sangue j? ? conhecido h? bastante tempo. Esse efeito tem sido atribu?do ? capacidade da fibra de aveia em reduzir a absor??o de colesterol ou de reduzir a absor??o da gordura. Novos estudos demonstraram que a fibra da aveia tem tamb?m a capacidade de prevenir a constri??o das art?rias, um dos primeiros ind?cios de doen?a card?aca, quando ingerida junto a uma refei??o rica em gorduras.

Linha?a
A linha?a tem sido alvo de novos estudos no campo da preven??o de doen?as card?acas, uma vez que esta ? uma fonte importante de dois elementos fundamentais na preven??o de tais doen?as: o ?cido a-linol?nico, um ?cido do tipo omega-3, e as lignanas, uma classe prim?ria de fito-estrog?nios. O teor do ?cido a-linol?nico na linha?a ? maior do que em qualquer outra semente oleaginosa conhecida.

Quanto ?s lignanas, sua a??o tem sido mais relacionada ? preven??o do c?ncer. Estudos recentes t?m procurado demonstrar o efeito da fibra linha?a em reduzir os n?veis de colesterol no sangue, o que parece ser superior ao efeito de outras fibras vegetais, como a do farelo de trigo e da semente de girassol. Em alguns pa?ses, como Nova Zel?ndia, Austr?lia e no Reino Unido, p?o enriquecido com linha?a tem sido utilizado com essa inten??o. Embora alguns estudos j? tenham demonstrado esse efeito, ainda n?o se sabe, com certeza, quais os componentes presentes na linha?a que seriam os respons?veis por esse efeito.

Alho
Outro alimento comumente associado ? redu??o dos n?veis de colesterol ? o alho, do qual ainda n?o se conseguiu comprovar o efeito cientificamente. Ao que parece, a forma de condu??o desses estudos, com a utiliza??o do alho de forma diferente da consumida normalmente pelos indiv?duos, dificulta a an?lise dos resultados. Assim, ainda n?o se pode afirmar que o efeito exista ou n?o, com base nos estudos conduzidos at? ent?o.

Ch?s
Os ch?s, verde ou preto, tamb?m t?m sido alvo de pesquisas sobre a redu??o dos n?veis de colesterol no sangue. Nos ch?s, encontram-se compostos fen?licos, flavandi?is, flavon?ides, ?cidos fen?licos e flavon?is, os quais t?m sido relacionados a um potencial efeito anticancer?geno. Recentemente, tem se procurado identificar efeitos desses mesmos compostos na prote??o de doen?as card?acas, o que j? foi demonstrado em algumas pesquisas.

Um estudo mais recente descobriu que o ch? tamb?m pode prevenir arteriosclerose da aorta, ou seja, evitar a forma??o de placas calcificadas na aorta. Os efeitos ben?ficos do consumo do ch? sobre a sa?de do cora??o podem ser causados por v?rios tipos de a??o, incluindo a inibi??o da oxida??o do LDL, o que ainda necessita de mais estudos para comprova??o.

Nozes
Os benef?cios da ingest?o de nozes e castanhas para a sa?de do cora??o t?m sido estudados desde o in?cio dos anos 90. Outros frutos secos tamb?m t?m merecido aten??o, como am?ndoas, macad?mias, pist?cios, pec?s e avel?s. O efeito estaria ligado a uma poss?vel redu??o significativa no colesterol total e na fra??o LDL. Estudos cl?nicos comprovaram que o consumo de nozes traz um efeito protetor sobre o cora??o (redu??o do colesterol total e do LDL). Os mesmos estudos n?o encontraram mudan?as nos teores de HDL (o ?bom? colesterol) ou nos triglic?rides, o que mostra que o consumo desses produtos tem efeito apenas sobre a redu??o do colesterol.

Uvas e suco de uvas
Sempre despertou interesse no meio cient?fico o fato de que os franceses, embora consumam muita gordura, apresentem a menor taxa de incid?ncia de doen?as coronarianas entre os povos ocidentais. Estudando-se a rela??o entre o consumo de vinho e uma redu??o no risco de doen?as card?acas, pesquisadores encontraram uma correla??o negativa entre o consumo de vinho e uma redu??o no risco de doen?as cardiovasculares, em homens e mulheres de 18 pa?ses, ou seja, o maior consumo de vinho estava relacionado ao menor n?mero de mortes por essas doen?as.

O efeito ? atribu?do, em parte, ?s altas concentra?es de antioxidantes fen?licos presentes nas uvas, principalmente uvas vermelhas, e que s?o incorporados ao vinho durante o processo de beneficiamento. As uvas cont?m diversos anti-oxidantes, como a catequina, epicatequina, revertrol e proantocianidinas. O efeito dessas subst?ncias se deve ? varredura dos radicais livres, inibi??o da oxida??o das gorduras e da agrega??o plaquet?ria, al?m do efeito de relaxamento dos vasos.

Para quem prefere evitar o consumo de ?lcool, algumas pesquisas est?o surgindo sobre os benef?cios das uvas, de v?rios tipos, para a sa?de card?aca. O suco de uvas comercial ? comprovadamente eficaz na inibi??o da oxida??o do LDL, melhorando tamb?m a vasodilata??o. Assim, o consumo de uvas vermelhas, roxas ou pretas, al?m do suco feito das mesmas, pode ser uma recomenda??o pr?tica para a preven??o das doen?as card?acas coronarianas.

?cidos graxos N-3 de ?leos de peixe
A observa??o de que os esquim?s da Groel?ndia, embora consumindo carne de peixes gordurosos em grande quantidade, apresentam baixos n?veis de doen?as card?acas suscitou uma s?rie de estudos sobre a rela??o entre o consumo de gordura de peixe e a incid?ncia de doen?as cardiovasculares.

Peixes gordurosos (salm?o, atum, cavala, sardinha e arenque) e seus ?leos s?o as principais fontes de dois ?cidos graxos n-3 (ou ?mega 3): eicosapaenten?ico e docosahaexen?ico. Foi sugerido que a redu??o dos triglic?rides ? um dos maiores efeitos protetores do ?leo de peixe. Os ?cidos graxos presentes nesse ?leo tamb?m reduzem a agrega??o plaquet?ria. O consumo moderado de peixe (1 ou 2 por?es por semana) tem sido associado ? redu??o da taxa de mortalidade devido a doen?as coronarianas e infarto do mioc?rdio entre homens brancos. Embora ainda n?o existam resultados incontest?veis, diversos estudos apontam nessa dire??o, sendo necess?rio que novas pesquisas sejam realizadas para se confirmar tal afirma??o.

At? o momento, n?o se t?m dados suficientes que comprovem que os ?cidos graxos n-3, derivados de peixes, possam efetuar uma regress?o nas doen?as card?acas j? diagnosticadas, ou seja, o efeito seria basicamente o de preven??o. Assim sendo, o consenso atual ? de que a ingest?o de peixe gorduroso com modera??o traz benef?cios ? sa?de do cora??o. ?cidos graxos poli-insaturados do tipo ?mega 3 s?o encontrados tamb?m no ?leo de soja e no ?leo de canola, sendo igualmente associados ? redu??o do LDL.

?steres de esterol e estanol vegetais
Na d?cada de 50 foi identificada, pela primeira vez, a capacidade dos ester?is vegetais (os quais s?o componentes naturais de gorduras e ?leos vegetais) em reduzir o colesterol. Normalmente, o consumo dessas subst?ncias ? maior entre os vegetarianos, estando, por?m, deficiente em uma alimenta??o rica em gordura animal e pobre em gordura vegetal.

A estrutura dos ?steres vegetais e estan?is ? semelhante ? do colesterol, o que permite que esses compostos concorram com o colesterol no momento em que este est? sendo absorvido pelo sistema digestivo, dificultando, assim, a sua absor??o. Nenhum efeito colateral foi encontrado, at? o momento, relacionado ao consumo dessas subst?ncias.

Margarina contendo ?steres de estanol foi lan?ada na Finl?ndia em 1995. Nesse mesmo ano, um estudo realizado naquele pa?s demonstrou que essa margarina, com ?steres de estanol, pode levar a uma redu??o significativa no colesterol total e na fra??o LDL em pessoas com n?veis baixos de colesterol. Mais tarde, outros estudos comprovaram a efic?cia do produto tamb?m em pessoas com n?veis elevados de colesterol.

A FDA, ?rg?o que controla os alimentos no mercado dos EUA, ap?s avalia??o de todos os estudos realizados, autorizou a afirma??o, em produtos aliment?cios, de que o consumo de ?ster de esterol/ ?ster de estanol pode reduzir o risco de desenvolvimento de doen?as card?acas coronarianas. V?rias margarinas desse tipo existem hoje no mercado de muitos pa?ses do mundo, tendo chegado recentemente ao Brasil.

Em conclus?o, o efeito de muitos alimentos funcionais na preven??o das doen?as card?acas j? est? devidamente comprovado, embora ainda sejam necess?rios novos estudos para a defini??o das quantidades necess?rias a serem consumidas e com que freq??ncia, para se obter o efeito esperado.

Com o avan?o das novas pesquisas na ?rea dos alimentos funcionais, muitas pessoas poder?o se beneficiar dos efeitos desses produtos para a sua sa?de, prevenindo diversas doen?as, entre elas as cardiovasculares, respons?veis por milhares de mortes diariamente em todo o mundo.

Clique aqui para ler: Alimentos funcionais - Parte I - Efeito Antioxidante


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br