Barriguinha de chopp
Tomar uma, de vez em quando, at? vai, mas todos os dias
com tira-gosto, n?o h? boa forma que ag?ente


Djenane Pimentel
Rep?rter
28/02/2005

O nutricionista Arnaldo Pinheiro fala sobre os efeitos do consumo excessivo de cerveja e como evitar a armadilha dos tira-gostos! Ou?a!

Ou?a!

Foto ilustrativa "Hoje ? sexta feira
Chega de canseira
Nada de tristeza
Pega uma cerveja
P?e na minha mesa"...

(Leandro & Leonardo)

Se o papo est? bom e o dia est? quente, nada melhor do que uma cervejinha gelada, n?o ? mesmo? Mas, ? preciso ter cuidado, porque, quando menos se espera, beber "socialmente", mas constantemente, pode trazer outros transtornos, al?m da temida barriguinha de chopp.

Arnaldo Pinheiro Segundo o nutricionista desportivo, Arnaldo Hamilton Pinheiro (foto ao lado) tomar umas cervejinhas em um dia da semana, somente, n?o vai causar estragos no corpo de ningu?m. Mas muitas, sim. Pior ainda se a pessoa costuma beber quase todos os dias.

"O problema maior ? que a cerveja sempre vem acompanhada de tira-gostos engordativos, ricos em gordura, como torresmo, linguicinha, salaminho, provolone, past?izinhos, amendoins, churrasco... Isso agrava o aumento da oferta de calorias e, conseq?entemente, o aumento da barriga", alerta.

Caloria vazia
foto ilustra??o. Site www.abc.net.au A cerveja, apesar de possuir baixo teor alco?lico, ? uma bebida fermentada que, quando consumida em excesso, leva ? forma??o de gases com conseq?ente disten??o abdominal, dando origem ? famosa e odiada "barriguinha".

Como toda bebiba alco?lica, ela fornece calorias. E, de acordo com Arnaldo, s?o calorias vazias, sem nenhum nutriente para o corpo, como vitaminas e sais minerais.

O nutricionista alerta que possuir a famosa barriguinha tamb?m se deve ao fator gen?tico. "Existem muitos magros por a? que tomam bastante cerveja e n?o t?m barriga nenhuma. ? a gen?tica influenciando".

Segundo ele, tomar cerveja moderadamente, assim como o r?tulo da bebida informa, faz muito bem para a cabe?a. "Ela relaxa, descontrai". Mas, seguir bebendo a semana inteira, n?o d?. "O abuso de cerveja leva, automaticamente, ao abuso dos petiscos", lembra. Mas o que fazer para minimizar o estrago?

"A pessoa pode selecionar o que vai comer. Existem alguns tira-gostos lights, como fil? de peito de frango acebolado, kani, palmito, pastas para serem consumidas com torradas e p?o ?rabe", destaca. Tudo bem que nada disso se compara a uma bela picanha, mas, fazer o qu??

Tem que se cuidar
Renato Lopes Arnaldo adverte que n?o adianta malhar a semana toda para tentar recuperar o fim de semana da mangua?a. Que o diga o estudante Renato Fraga Lopes (foto ao lado), 24 anos. Ele conta que bebe de duas a tr?s vezes por semana e, mesmo fazendo atividades f?sicas, n?o consegue acabar com a barriguinha "charmosa".

A gordura que se acumula perto dos ?rg?os intra-abdominais, ou seja, dentro da barriga, ? totalmente diferente da que se acumula sob a pele. Esta gordura intra-abdominal, chamada de gordura visceral, ? altamente nociva, pois tem estreita rela??o com o aumento de riscos para o desenvolvimento das doen?as do cora??o.

Mas n?o s? os obesos devem se preocupar com a sa?de. Magros com "barriga de cerveja" tamb?m correm riscos.

Ent?o... o que dizer da "lourinha"? A "amiga nas horas incertas" ?, na verdade, "inimiga mortal"? N?o, desde que voc? pegue leve. ? o estilo de vida de cada um que contribui para o aparecimento das "gordurinhas" em locais indesejados. Ent?o, beba moderadamente e seja feliz com a sua "pan?a"!

Confira o quadro abaixo:
1g de ?cool 7 cal
100 ml de cerveja 42 cal
600 ml de cerveja 250 cal

Veja os benef?cios e malef?cios do consumo excessivo da 'lourinha':

Malef?cios:
  • Tomar cerveja de est?mago vazio provoca hipoglicemia (baixas taxas de a?car no sangue) com sintomas de palidez, tontura, fraqueza e mal estar geral

  • O consumo excessivo de bebidas alco?licas aumenta a diurese e a desidrata??o, levando com isso ? perda de importantes vitaminas hidrossol?veis (C e Complexo B) e minerais como C?lcio, Zinco e Magn?sio

  • O uso cont?nuo pode levar ao alcoolismo, o que pode afetar o conv?vio social da pessoa

  • Riscos de efeito colateral

  • O uso cr?nico pode causar problemas no f?gado, doen?as do aparelho digestivo (gastriste, ?lcera...)

  • Pode atrapalhar na fertilidade

  • Aumento no risco de doen?a cardio-respirat?ria e infartos

  • Ressaca, cujos sintomas n?o s?o nada agrad?veis. Recomenda-se o consumo de coisas leves (massas, caldos, sopas e sucos, no dia seguinte)

    Benef?cios:

  • Diur?tico

  • Relaxante

  • Tem menor concentra??o de ?lcool do que vinhos e destilados. O percentual de ?lcool na cerveja varia entre 3 e 8%. No vinho ? de 12% e nos destilados, de 40 a 50%
    Fonte: Arnaldo Pinheiro