Alimentos para mem?ria
Alimenta??o balanceada ? um dos pr?-requisitos importantes para se ter uma boa mem?ria


S?lvia Zoche
Rep?rter
26/04/2005

O nutricionista, Arnaldo Pinheiro, fala sobre a import?ncia de uma boa alimenta??o para manter o organismo em equil?brio

Ou?a!

Se, atualmente, voc? anda com a mem?ria "curta", esquecendo-se de fatos recentes, tendo "brancos" constrangedores, preste aten??o: sua dieta alimentar pode estar desregrada.

Costuma-se colocar a culpa na vida moderna para a pressa durante as refei?es. Mas um card?pio simples e saud?vel pode fazer o seu dia de trabalho ficar at? mais prazeroso. Um organismo bem alimentado funciona melhor, concorda?

S? para voc? ter uma id?ia, uma subst?ncia importante, que existe em quase todos os alimentos, ajuda - e muito - na forma??o de membranas celulares e que atua como fonte de energia para o c?rebro: a colina. Essa subst?ncia, que n?o ? uma vitamina, ? encontrada nas carnes e nos vegetais, de acordo com o nutricionista Arnaldo Pinheiro. Mas ? preciso comer verduras, s? olhar n?o adianta. Os alimentos com antioxidantes tamb?m ajudam a previnir o envelhecimento das c?lulas, como laranja e br?colis.

E que tal comer peixe? N?o precisa ser todo dia. Uma vez por semana ? suficiente. O nutricionista diz que qualquer tipo ? recomend?vel, menos o peixe cru, devido a casos de pessoas que foram contaminadas com o parasita Diphyllobothrium latum ao comerem o peixe cru ou mal cozido. A vantagem de comer peixe ? que ele possui um ?cido-graxo chamado ?mega 3 e o mineral f?sforo. O ?mega 3 auxlia na oxigena??o das c?lulas e o f?sforo ? importante fonte de energia.

O organismo humano precisa de pouca quantidade, mas precisa, de micronutrientes como sel?nio (combate os radicais livres) e cromo (ajuda na utiliza??o da glicose). "N?o existe uma cota diet?tica para o consumo de micronutrientes, mas ? sempre bom t?-los na alimenta??o", explica Pinheiro. O sel?nio pode ser encontrado em gr?os, sementes e frutos do mar. O cromo ? encontrado em cereais integrais.

A nutri??o infantil deve ser enfocada, porque ? nesta fase que o organismo est? em desenvolvimento e necessita de uma boa forma??o. O consumo de alimentos ricos em gorduras e prote?nas pode torn?-lo uma crian?a obesa (leia a mat?ria). "O obeso ? carente de micronutrientes, porque sua nutri??o ? pobre em variedades", diz.

Exame
Para saber quais vitaminas e minerais o organismo est? carente, ? preciso fazer alguns exames. "Pode ser feito o teste do cabelo, para ver a car?ncia de minerais. S? que esse ? um m?todo pol?mico, porque nem todos acreditam em seu resultado. O mais usado ? o teste de sangue", explica.

Quando a falta de nutrientes come?a a afetar a pele, isso ? um sinal de desnutri??o grave. A aus?ncia de vitaminas do complexo B e A afetam diretamente a membrana. "Mas isso n?s vemos, normalmente, em bols?es de pobreza, quando a defici?ncia ? severa".

Alimenta??o di?ria
Veja como ? simples alimentar-se bem, com dicas simples de serem encontradas no mercado (? prov?vel que voc? tenha em casa) e f?ceis de preparar.


Caf? da manh?

  • Uma fonte de leite ou seus derivados (iogurte, por exemplo)
  • Uma fonte de cereal integral (granola...)
  • Uma fruta (ma??, p?ra...)

  • Lanche da manh? (cola??o)

    Fruta ou iogurte ou uma pequena quantidade de biscoito (sem gordura)


    Almo?o

  • Arroz e feij?o (o arroz integral ? melhor)
  • Carne magra (e peixe, pelo menos uma vez por semana)
  • Salada de dois tipos (tomate e r?cula) e legume (abobrinha) refogado


  • Lanche da tarde

    Pode ser semelhante ao caf? da manh?


    Jantar

    Pode ser um lanche: queijo magro, carne magra ou presunto magro, vegetais, frutas e suco (meio copo de suco de uma fruta rica em vitamina C - acerola, laranja, caju... Pode ser um jantar: arroz (sem feij?o), carne branca, salada e legume.


    Ceia

    Alguns alimentos ajudam a trazer o sono, como o leite, iogurte e a coalhada, por terem amino?cidos.