Artigo
Voc? come peixes?
::: 29/09/2005

A preocupa??o com uma alimenta??o saud?vel muitas vezes nos remete ao consumo de peixes, o que envolve aspectos nutricionais e sanit?rios. Na Idade Antiga este foi o alimento popular, sendo considerado vulgar em rela??o a outras carnes que faziam parte da dieta dos nobres, um luxo. Na Idade M?dia este consumo, por motivos religiosos tornou-se ainda maior, consumindo-se peixes de mar, no litoral, e de rios e lagos, no interior.

Hoje, com a tecnologia de conserva??o de alimentos podemos consumir de forma segura pescados de longas dist?ncias. Existem mais de 30 mil esp?cies de peixes, sendo predominantemente marinhas, 90% da produ??o mundial ? de peixes e 10% de crust?ceos e moluscos. Os maiores produtores mundiais s?o o Jap?o, o Peru e a China e a Am?rica Latina, banhada por 2 oceanos, det?m s? 20% da produ??o mundial. No Brasil o maior produtor ? o estado do Rio Grande do Sul seguido de S?o Paulo , Rio de Janeiro , Santa Catarina , Maranh?o e Par?.

Apesar da grande extens?o costeira, o consumo no Brasil ? muito pequeno, o que compromete o futuro de nossa sa?de, uma vez que a carne de peixe ? mais nutritiva, menos gordurosa, rica em ?mega 3, amino?cidos essenciais, vitaminas e minerais como: vitaminas A, E e principalmente a D, importante para a calcifica??o ?ssea, minerais como s?dio , pot?ssio , magn?sio , c?lcio , ferro , f?sforo , iodo , fl?or , sel?nio, mangan?s e cobalto, vitaminas hidrosol?veis como niacina e ?cido pantot?nico, importantes para o metabolismo energ?tico e de macronutrientes (carboidratos, prote?nas e gorduras), respectivamente.

A principal vantagem nutricional no consumo da carne de pescado talvez seja o teor e a presen?a de gorduras como o ?mega 3. O ?mega 3 reduz o risco de doen?as cardiocirculat?rias, tem a??o antiinflamat?ria, auxilia na regenera??o de neur?nios e no desenvolvimento cerebral, tornando-se fundamental na inf?ncia , pode reduzir o risco do mal de Alzheimer, dem?ncia e cansa?o mental, sendo essencial para o idoso, pode contribuir no tratamento da depress?o, ansiedade e altera?es do sono, ? eficaz no tratamento da hipertens?o arterial, atua na coagula??o sang?inea, alivia dores na artrite reumat?ide e protege a pele contra raios Ultra Violeta.

De f?cil digest?o, os peixes podem ser consumidos ao molho, empanados, assados, ensopados, cozidos, grelhados, fritos e at? crus, desde que se tome cuidados com a fonte de origem e, caso congelado, que seja a temperaturas menores que -20? C. Devido a altera?es ambientais, pesca predat?ria, polui??o das ?guas, falta de manejo, o n?mero de pescado nas ?guas tem diminu?do e algumas esp?cies entrado na lista dos amea?ados de extin??o.

O consumo no Brasil tem crescido, mas ? muito pequeno em rela??o ao de carnes de gordura saturada como a bovina, a su?na e a de frango. N?o espere pela Semana Santa, coma peixe at? duas vezes por semana, prefira prepara?es grelhadas, assadas ou ensopadas que s?o menos cal?ricas e seguras. Evite excessos de dend? e leite de coco que tem gordura saturada. Veja como comprar e o qu? comprar:

Cuidados com a escolha:

- Odor: quando fresco, o peixe cheira a maresia.

- Corpo: deve ser firme e brilhante. Ao deteriorar-se, a carne fica fl?cida, o que pode ser testado pressionando-a com os dedos, se estes n?o deixarem marcas, significa que o peixe ? fresco.

- Olhos: quando fresco, os olhos devem ser salientes, a c?rnea transparente e a pupila negra e brilhante. Se os olhos estiverem encovados, a c?rnea leitosa e a pupila cinzenta, indica que n?o est? em boas condi?es.

- Pele: deve ser brilhante e com as escamas bem aderidas ao corpo. A cor da pele deve ser viva, homog?nea e com alguns reflexos. O muco, camada gelatinosa que cobre a pele, deve ser aquoso e transparente.

- Membrana: ? a pele interior que cobre a barriga do peixe e que deve aderir completamente ? carne. Quando o peixe n?o est? pr?prio para consumo esta membrana separa-se da carne.

- Guelras: devem ser brilhantes, bastante vermelhas e sem muco. Com a perda do frescor estas ficar?o amarelas e ganham muco.

Classifica??o dos peixes:

Baixo teor de gordura - menor que 2% - 85 Kcal / 100 g
M?dio teor de gordura - 2% a 5% - 140Kcal / 100 g
Alto teor de gordura - acima de 5% - 210 Kcal / 100 g

Peixes magros: badejo, carapau, carpa, corvina, dourado do mar, garoupa, goraz, linguado, peixe espada, pescada, pregado, robalo, salmonete, solha, tainha, tamboril.

Peixes gordos ( sua gordura est? dispersa por toda a carne e pele numa porcentagem elevada enquanto dos peixes magros concentrada no f?gado ): anchova, arenque, atum, bacalhau, cavala, cherne, enguia, espadarte, lampreia, moreia, salm?o, sarda, sardinha e truta.

Quantidade de ?mega 3:

BOA ?TIMA EXCELENTE
Bacalhau Atum Anchovas
Linguado Ostra Carpa
Hadoque Tubar?o Arenque
Lula Cavala
Camar?o Salm?o
Sardinha
Esturj?o

*Fonte consulta: Revista Nutri??o Brasil julho/agosto de 2004


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com