Tempere com modera??o
O s?dio, presente no sal e em temperos condimentados, ? o verdadeiro vil?o que pode prejudicar sua sa?de


Fernanda Leonel
Rep?rter
15/05/2006

"Quem d? sabor ? comida ? o tempero". Se voc? ? uma dessas pessoas que acreditam e repetem sempre essa frase por a?, muito cuidado. Dependendo do que voc? considere como "adequado" para dar cor e sabor aos seus pratos, sua sa?de pode estar sendo prejudicada.

Caldo de galinha, tempero industrializado, sal, condimentos de sabor e cor. Se voc? ao ler esses nomes, voc? praticamente se transportou para a cozinha da sua casa, fique atenta: todos esses alimentos s?o ricos em s?dio.

O s?dio ? um mineral indispens?vel para a nossa vida. O ser humano, assim como todos os tipos de vida animal, precisa de uma dieta que conte com a sua composi??o. O que acontece ? que s?dio em excesso faz mal sa?de.

A parte complicada da ingest?o em excesso do s?dio est? no fato de que esse mineral j? est? presente em muitos alimentos que consumimos. Logo, fica dif?cil calcular a quantidade de s?dio que se acrescenta nos alimentos ao temper?-los.

Al?m dos temperos, o s?dio est? presente nos conhecidos "chips" - que a mo?ada tanto adora -, nas comidas de fast-food, em embutidos como ling?i?as, salsichas, salames e tamb?m nos alimentos comprados prontos como lasanhas e pizzas.

Tamb?m fica mais complicado calcular uma ingest?o correta de s?dio, se considerarmos que a maioria das descri?es das quantidades presentes em alguns alimentos v?m em miligramas. Ou seja, ficar atento e evitar grandes quantidades continua sendo o melhor conselho.

Um adulto deve ingerir no m?ximo, cinco gramas de s?dio por dia. J? as crian?as, com at? um ano de idade devem ter essa quantidade reduzidas, no m?nimo, pela metade. Os rins dos beb?s n?o est?o preparados para grandes cargas de s?dio. Essa ? uam idade delicada, cuja falta de aten??o pode levar a crian?a facilmente a uma fal?ncia renal.

Por que exagerar no s?dio faz mal?
O s?dio, que faz parte da composi??o do sal e dos temperos condimentados, na verdade, n?o pode nem sobrar e nem faltar no nosso organismo. Em ambos os casos, ele provoca o desequil?brios e impedem o bom funcionamento do corpo.

Mas, na nossa cultura, acostumada a encarar tempero como um complemento mais que necess?rio ao sabor, os problemas aparecem mais atrav?s do excesso que da falta. Colocar mais sal na batatinha do que se precisa, ou fazer aquele frango no domingo com bastante caldo de galinha gera, conseq?entemente, um desequil?brio nos l?quidos do corpo.

Com os l?quidos do corpo em desequil?brio, o organismo n?o consegue eliminar o s?dio. O resultado de tudo isso? Segundo o nutricionista Arnaldo Pinheiro (foto), reten??o de l?quidos, incha?o, desidrata??o, problemas renais e cardiocirculat?rios.

A elevada ingest?o do s?dio presente no sal e nos temperos condimentados tamb?m faz o organismo reter mais l?quidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da press?o sang??nea e causar a hipertens?o, que ? a respons?vel pelo infarto e pelos acidentes vasculares cerebrais. Repetindo para desmistificar: n?o adianta n?o comer sal e encher a comida de tempero se voc? tem press?o alta. Os dois fazem mal do mesmo jeito.

Dicas para ingerir menos sal

N?o se esque?a que o s?dio est? presente em muitos outros alimentos. Mas como o sal ainda ? um dos que cont?m grande quantidade do mineral e que est? muito presente nas dietas, nossas dicas s?o do que voc? pode fazer para diminuir sua ingest?o. Fique atento ?s dicas:

• Observe os r?tulos. D? prefer?ncia a produtos com quantidade de sal reduzida ou sem sal

•Retire o saleiro da mesa. Muitas pessoas tem o reflexo de colocar sal na comida quando o v?em

•A quantidade de sal e outros temperos salgados, na maioria das receitas, pode ser reduzida sem uma mudan?a percept?vel no sabor ou na textura. Experimente!

•Abuse de ervas e condimentos, alho, cebola e suco de lim?o. Eles podem dar um novo sabor para o alimento

No restaurante, pe?a para que os molhos sejam servidos ? parte ou, se poss?vel, pe?a para que alguns pratos sejam preparados sem sal