• Assinantes
  • Tempere com moderação
    O sódio, presente no sal e em temperos condimentados, é o verdadeiro vilão que pode prejudicar sua saúde


    Fernanda Leonel
    Repórter
    15/05/2006

    "Quem dá sabor à comida é o tempero". Se você é uma dessas pessoas que acreditam e repetem sempre essa frase por aí, muito cuidado. Dependendo do que você considere como "adequado" para dar cor e sabor aos seus pratos, sua saúde pode estar sendo prejudicada.

    Caldo de galinha, tempero industrializado, sal, condimentos de sabor e cor. Se você ao ler esses nomes, você praticamente se transportou para a cozinha da sua casa, fique atenta: todos esses alimentos são ricos em sódio.

    O sódio é um mineral indispensável para a nossa vida. O ser humano, assim como todos os tipos de vida animal, precisa de uma dieta que conte com a sua composição. O que acontece é que sódio em excesso faz mal saúde.

    A parte complicada da ingestão em excesso do sódio está no fato de que esse mineral já está presente em muitos alimentos que consumimos. Logo, fica difícil calcular a quantidade de sódio que se acrescenta nos alimentos ao temperá-los.

    Além dos temperos, o sódio está presente nos conhecidos "chips" - que a moçada tanto adora -, nas comidas de fast-food, em embutidos como lingüiças, salsichas, salames e também nos alimentos comprados prontos como lasanhas e pizzas.

    Também fica mais complicado calcular uma ingestão correta de sódio, se considerarmos que a maioria das descrições das quantidades presentes em alguns alimentos vêm em miligramas. Ou seja, ficar atento e evitar grandes quantidades continua sendo o melhor conselho.

    Um adulto deve ingerir no máximo, cinco gramas de sódio por dia. Já as crianças, com até um ano de idade devem ter essa quantidade reduzidas, no mínimo, pela metade. Os rins dos bebês não estão preparados para grandes cargas de sódio. Essa é uam idade delicada, cuja falta de atenção pode levar a criança facilmente a uma falência renal.

    Por que exagerar no sódio faz mal?
    O sódio, que faz parte da composição do sal e dos temperos condimentados, na verdade, não pode nem sobrar e nem faltar no nosso organismo. Em ambos os casos, ele provoca o desequilíbrios e impedem o bom funcionamento do corpo.

    Mas, na nossa cultura, acostumada a encarar tempero como um complemento mais que necessário ao sabor, os problemas aparecem mais através do excesso que da falta. Colocar mais sal na batatinha do que se precisa, ou fazer aquele frango no domingo com bastante caldo de galinha gera, conseqüentemente, um desequilíbrio nos líquidos do corpo.

    Com os líquidos do corpo em desequilíbrio, o organismo não consegue eliminar o sódio. O resultado de tudo isso? Segundo o nutricionista Arnaldo Pinheiro (foto), retenção de líquidos, inchaço, desidratação, problemas renais e cardiocirculatórios.

    A elevada ingestão do sódio presente no sal e nos temperos condimentados também faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sangüínea e causar a hipertensão, que é a responsável pelo infarto e pelos acidentes vasculares cerebrais. Repetindo para desmistificar: não adianta não comer sal e encher a comida de tempero se você tem pressão alta. Os dois fazem mal do mesmo jeito.

    Dicas para ingerir menos sal

    Não se esqueça que o sódio está presente em muitos outros alimentos. Mas como o sal ainda é um dos que contém grande quantidade do mineral e que está muito presente nas dietas, nossas dicas são do que você pode fazer para diminuir sua ingestão. Fique atento às dicas:

    • Observe os rótulos. Dê preferência a produtos com quantidade de sal reduzida ou sem sal

    •Retire o saleiro da mesa. Muitas pessoas tem o reflexo de colocar sal na comida quando o vêem

    •A quantidade de sal e outros temperos salgados, na maioria das receitas, pode ser reduzida sem uma mudança perceptível no sabor ou na textura. Experimente!

    •Abuse de ervas e condimentos, alho, cebola e suco de limão. Eles podem dar um novo sabor para o alimento

    No restaurante, peça para que os molhos sejam servidos à parte ou, se possível, peça para que alguns pratos sejam preparados sem sal

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.