Card?pio de jogo Assistindo a 25% dos jogos da Copa ingerindo quatro latinhas de cerveja e uma por??o de tira-gosto voc? pode engordar 3kg

Fernanda Leonel
Rep?rter
17/06/2006

Brasileiro parece esperar a Copa do Mundo pelos quatro anos que ela demora para chegar. Talvez, porque somos o pa?s do futebol. Talvez, porque somos o pa?s da alegria. Mas, certamente porque se sabe que dia de jogo ? dia de unir essas duas paix?es.

? dif?cil pensar em um jogo do Brasil sem algum tipo de comemora??o. Em Juiz de Fora, no dia da estr?ia da sele??o no campeonato mundial, por exemplo, faltou espa?o na Avenida Rio Branco para tanta gente que subia em carreata com suas bandeiras ou camisetas em punho.

Uma mistura de gente, em um mar verde e amarelo. Gente que comemorou em casa, com os amigos, que resolveu fazer um churrasco para reunir a fam?lia ou que escolheu o seu bar ou boteco preferido para sentar de frente ? TV. Gente diferente, com uma coisa um comum: a torcida pela Brasil e o "card?pio" do dia.

? s? parar para lembrar dos ?ltimos jogos ou das ?ltimas copas para ter certeza. A cervejinha e seu fiel escudeiro tira-gosto est?o ou estavam presentes na comemora??o.

Como destaca Ant?nio de P?dua Mello, dono de um barzinho no Alto dos Passos, a venda de cervejas e chopps em dias de jogos da sele??o chega a aumentar at? 60%. J? os tira-gostos, ele diz n?o poder afirmar com certeza, mas acredita que seja em m?dia 40%, j? que quase todas as pessoas que sentam para tomar alguma coisa, querem "beliscar algo".

E quais s?o os acompanhamentos mais cotados? Batata-frita, mandioca, carne, amendoim... Alimentos com muita gordura e altamente cal?ricos. Tudo bem que pular e gritar com os poss?veis gols acabam gastando algumas calorias. Mas para quem quer ficar de olho na balan?a, assistir aos jogos tomando uma cervejinha e beliscando alguma coisa, pode significar algum perigo.

Dia de jogo regado ao card?pio tradicional do brasileiro pode custar alguns quilinhos sim. E o primeiro motivo deles est? no simples fato de se ingerir muitas calorias comendo aqueles alimentos que podemos classificar como "de boteco".

Bebidas que cont?m ?lcool s?o altamente cal?ricas. Todas elas, independente da escolha feita por quem bebe. Um grama de ?lcool queimada no organismo se transforma em sete calorias. Esse n?mero ganha, por exemplo, para os a?cares que se transformam em quatro calorias a cada um grama.

Bebidas alco?licas s? perdem para alimentos que possuem gordura, o que nesse caso, n?o faz l? tanta diferen?a. Os principais tira-gostos que acompanham as bebidas est?o cheio delas. Cada um grama de gordura quando queimada no organismo se transforma em nove calorias.

Pior que soma de calorias
Para quem gosta da mistura de bebida alco?lica com tira-gosto l? vai mais uma not?cia. Um dos principais problemas dessa combina??o vai al?m do somat?rio das calorias que se ingere. A combina??o dos alimentos pode fazer uma pessoa engordar mais por inger?-los juntos.

O que acontece ? que o ?lcool ? o ?nico alimento que n?o consegue armazenar suas calorias. Tudo que se ? ingerido precisa ser gasto praticamente ao mesmo tempo que se consome. A desvantagem nisso? Se a bebida ? cal?rica, e n?o possui nutrientes, voc? vai sentir fome logo.

Depois de estar com muitas calorias na sua cota do dia (pela ingest?o do ?lcool e pelo que voc? j? comeu), voc? ainda vai querer comer mais alguma coisa, j? que ao ingerir ?lcool ele come?a a ser queimado e d? fome. O que voc? acaba escolhendo para comer, possivelmente vai ser cal?rico (tudo que combina ? cal?rico) e seu organismo vai estar ocupado em gastar a energia que ele est? recebendo da bebida.

O resultado? O que voc? comeu antes de come?ar a beber come?ou a ser gasto, mas vai dar lugar ? queima de calorias para o ?lcool que n?o consegue deixar o seu gasto para depois.

J? o tira-gosto que possivelmente vem por a?, vai, ao menos que voc? n?o tenha consumido quase nada durante o dia, diretamente para o armazenamento. Ou seja, ele possui grandes chances de virar barriguinha pouco tempo depois.

Comendo mais por causa da TV

Para quem est? preocupado com a balan?a, mas quer curtir cada jogo da Copa em ritmo de cerveja e fazendo uma boquinha, vale mais uma dica. Comer em frente a televis?o pode fazer com que a pessoa coma mais e tenha dificuldade de sentir que est? saciada.

Comer menos est? diretamente ligado ? mastiga??o. Quanto mais se mastiga um alimento e se come sem pressa, maior a probabilidade de seu c?rebro entender que j? est? bom aquela quantidade de alimento para o seu organismo. Como destaca a nutricionista Clorisana de Abreu (foto), a sensa??o de sacidade est? diretamente ligada ? aten??o que a pessoa dedica ? comida.

E dia de jogo ent?o, fica ainda mais dif?cil. N?o ? poss?vel desgrudar os olhos da telinha. E a? vai mais cerveja do que se imaginava que ia, e mais pedacinhos de mandioca ou batata-frita que se pretendia. Pior, muitas vezes se come tanto sem prestar aten??o, que minutos mais tarde, o gar?om volta ? mesa para mais um pedido.

Para quem realmente se preocupa e fica nervoso com futebol, a situa??o pode ficar mais complicada. Estresse e ansiedade d?o fome. Quando o corpo libera adrenalina nos mil e um momentos delicados de uma partida de copa, o organismo entende que ? hora de fazer um lancinho. Ele acredita que precisa comer para se equilibrar novamente.

De olho na balan?a!

A nutricionista Clorisana Abreu topou a experi?ncia. Ela nos forneceu uma tabela de calorias dos principais alimentos ingeridos pela maioria das pessoas durante os jogos da Copa do Mundo e tamb?m depois, nas poss?veis comemora?es.

Se voc? est? torcendo para que o Brasil chegue at? a final, e pretende comemorar em grande estilo, fa?a suas contas e n?o esque?a que um adulto n?o deve ultrapassar a marca das 2.500 calorias por dia.

Se pretende gastar muitas delas com uma cervejinha ou um choop, fa?a as contas mais ainda. Lembre-se que o ?lcool ? o primeiro a ser queimado pelo nosso organismo e que isso faz com que muita coisa que voc? coma no mesmo momento v? para o "armazenamento" do nosso organismo direto.

A nutricionista criou a seguinte situa??o para que voc? tome por base na hora de entender se est? ganhando alguns quilinhos durante os jogos ou n?o. O somat?rio de calorias corresponde a uma situa??o "leve", na qual tanto a cerveja quanto o tira-gosto aparecem em pequena quantidade.

Se voc? tomar quatro latinhas de cerveja e comer uma pequena por??o de algum tira-gosto frito, vai estar ingerindo quase mil calorias (praticamente metade do que poderia ingerir em 24 horas). Isso equivale ?:

• um copo de suco de laranja duplo, um hamburger, uma bola de sorvete e mais tr?s frutas....ou
• um iogurte, dois p?es de queijo, um sandu?che de frango e mais tr?s frutas.

Em gramas de gordura no corpo, isso quer dizer voc? pode ganhar at? 130 gramas por jogo, caso voc? s? coma uma vez e n?o tome mais que quatro cervejas.

Se nessa situa??o, quem ingeriu as cervejas e tira-gostos assitir somente aos jogos do Brasil, pode engordar aproximadamente um quilo, e se assistir a 25% da Copa nessas condi?es, o que n?o ? muito dif?cil para quem gosta de futebol, essa diferen?a na balan?a pode chegar a tr?s quilos.

Mas n?o se esque?a: a ingest?o desses alimentos ? sempre muito vazia de nutrientes e acumula tecido adiposo principalmente na regi?o abdominal. Ent?o, n?o ? boa para ningu?m, inclusive para quem quer dar uma engordadinha.

Confira as calorias dos principais alimentos ingeridos em comemora?es de jogos do Brasil na Copa do mundo. Os valores cal?ricos s?o da nutricionista Clorisana Abreu, e as prefer?ncias do p?blico juizforano, de Ant?nio de P?dua, dono de um bar na cidade.

Alimento Calorias Quantidade
Cerveja 147 calorias Uma lata
Mandioca frita 330 calorias Uma por??o pequena
Ling?i?a 300 calorias Uma por??o pequena
Batata-frita 560 calorias Uma por??o pequena
Amendoim salgado 300 calorias 100 gramas