Tabelas de peso x altura Para saber o peso ideal de uma pessoa são necessárias
outras informações além da altura

Priscila Magalhães
Repórter
25/09/2007

Quem nunca se deparou com uma tabela que diz o peso ideal de uma pessoa levando em consideração apenas sua altura? Elas existem e são largamente utilizadas em algumas revistas que colocam a magreza em primeiro lugar.

A endocrinologista Célia Novaes (foto abaixo) diz que essas tabelas são um perigo (veja o vídeo). "Elas são muito rígidas, porque colocam que uma pessoa deve pesar dez a menos que sua altura. Isso não cabe para qualquer pessoa", explica.

Segundo Célia, cada pessoa tem um padrão biométrico e isso deve ser levado em consideração. "Devemos levar em conta o tipo físico da pessoa, seu peso e sua altura. Cada um tem uma estrutura diferente. Duas mulheres podem ter o mesmo peso e altura, mas ter o tipo físico diferente".

foto de Célia A endocrinologista diz ainda que as tabelas oferecem riscos para quem decide tê-las como padrão. "Quem faz muita dieta ou quem não está bem esclarecido, como os adolescentes por exemplo, pode sofrer conseqüências sérias. Doenças como anemia, anorexia e bulimia são provenientes de situações como essa", explica.

Além disso, Célia diz que vivemos em uma sociedade que dá muito valor à magreza. "As mulheres são muito cobradas por não serem magras. Nas revistas vemos que essas tabelas vêm acompanhadas de fotos de modelos muito magras. Quer dizer, a revista impõe o padrão de modelo e diz quantos quilos cada uma deve pesar".

IMC

Uma forma para determinar o peso ideal é calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC). O peso e a altura de uma pessoa são colocados em uma fórmula matemática: o peso é dividido pela altura elevada ao quadrado. O resultado é analisado de acordo com uma tabela que diz se o peso é ideal. Mas a endocrinologista alerta que mesmo usando esta técnica, algumas adequações devem acontecer. "O resultado do IMC não deve ser analisado sozinho. Devemos levar em conta os padrões biométricos da pessoa. O peso ideal pode ser uma variação entre alguns quilos", explica.

Índice de Massa Corpórea
O Índice de Massa Corpórea (IMC) também é uma maneira bastante simples e boa para avaliar a obesidade. Veja como calcular a sua massa corpórea na tabela abaixo:

 

IMC = Peso(Kg) dividido por Altura x Altura (m)
Peso (kg):    
Altura (em centímetros):



Índice de Massa Corpórea:

O que este resultado significa?

 
Enquete
Você confia nas tabelas que só levam em consideração o peso e altura?
      Confio e utilizo
      Não confio
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem
científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com