Prepare seu filho para a volta ?s aulas

Emilene Campos
Rep?rter

Prepare seu filho
para a volta ?s aulas

Acordar cedo, frequentar as aulas, fazer o dever de casa! Voltar ? rotina escolar, depois de um divertido per?odo de f?rias, pode se tornar uma tarefa dif?cil para algumas crian?as. Por isso, ? fundamental que os pais as auxiliem nesse per?odo de readapta??o. Faz?-la dormir mais cedo, deitando com ela e at? contando uma hist?ria s?o as recomenda?es de Beth de Castro, pedagoga e psic?loga infantil h? 24 anos.

O momento de fazer as tarefas escolares tamb?m merece aten??o. Se houver resist?ncia por parte dos baixinhos, nada de chantagem. Nem pense em trocar os exerc?cios de matem?tica por uma barra de chocolate.

A psicopedagoga Myriam Bisaggio diz que isso ? p?ssimo para o desenvolvimento crian?a. O importante, segundo ela, ? n?o supervalorizar a situa??o, tornando o problema maior do que ele ?. "Seja firme, mas tente contornar a situa??o com tranquilidade, acompanhe o ritmo da crian?a, auxiliando-o no exerc?cio," aconselha.

Myriam conta que um de seus pacientes demorava at? tr?s horas para fazer o dever em casa. E, quando estava em seu consult?rio, n?o gastava mais que 15 minutos. Observando o menino, a psicopedagoga descobriu que ele tinha dificuldade de se concentrar quando estava sentado. Em p?, ele ficava menos disperso e rendia muito mais.

Os pais tamb?m devem ajudar o filho na cria??o dos h?bitos: a hora de ver televis?o, de brincar com os amigos, de fazer os deveres, de estudar para a prova. "N?o adianta deixar o barco correr e depois colocar de castigo porque tirou uma nota ruim", argumenta a psicopedagoga.

Outro cuidado, de acordo com as especialistas, ? quanto ao volume de perguntas em rela??o ao dia a dia na escola. Evite perguntar demais sobre o relacionamento com os coleguinhas e a professora. Isso pode pressionar a crian?a. "Se ela falar espontaneamente, demonstre interesse. Do contr?rio, n?o fa?a interrogat?rio", aconselha Beth. Para aqueles pais que n?o conseguirem dominar sua curiosidade, Myriam Bisaggio ensina uma t?tica. "Fale sobre sua rotina no trabalho, seus erros, seus acertos. Sua rela??o com os colegas de trabalho. Assim, ele pode se sentir ? vontade e tamb?m partilhar sua experi?ncia".

Estreando na escola
Se retornar ? escola pode ser complicado, imagine quando a crian?a vai pela primeira vez ... A pisc?loga Beth de Castro explica que os pais devem envolv?-la no processo de inicia??o escolar: da compra do uniforme ? arruma??o do material. Outra forma de prepar?-la ? mostrar fotos da inf?ncia em situa?es no col?gio. Ele vai perceber que o pai e a m?e tamb?m j? passaram por isso e v?o se sentir mais seguros.

E, na hora de deix?-lo na sala de aula, a despedida deve ser breve e sem dramas. Quanto mais apreensivo estiverem os pais, pior. Se a crian?a notar que o pai teme a "separa??o", vai se questionar se aquele ? o melhor lugar para ela ficar.

Mentir para a crian?a tamb?m est? fora de cogita??o. A conhecida frase "- A mam?e vai ali e j? volta" n?o deve nem passar pela cabe?a. Quando perceber que foi enganada dificilmente a crian?a vai querer voltar ? escola no pr?ximo dia.