Artigo
Depress?o, mal do s?culo?

::: 30/05/2005

A instabilidade e agita??o da vida moderna, imbu?da de estressores, por vezes trazem consigo sentimentos de des?nimo e impot?ncia diante de um cen?rio cada vez mais exigente. Desta maneira, a falta de tempo para executar as tarefas comuns da vida di?ria, a dificuldade em conciliar hor?rio para lazer, trabalho e cuidados com a sa?de, ou mesmo com a est?tica corporal, podem causar sentimentos ruins de tristeza que costumam at? ser confundidos com a depress?o, trazendo assim uma certa preocupa??o.

Entretanto, depress?o n?o ? somente um sentimento epis?dico de tristeza. Depress?o ? uma doen?a como qualquer outra que exige tratamento adequado. Pode ser considerada, clinicamente, como um transtorno da afetividade, que acomete cerca de 6% da popula??o, caracterizado por sintomas associados e variados. Tais sintomas podem incluir, de maneira geral a perda de energia ou desinteresse pela vida, humor deprimido, dificuldade de concentra??o, altera?es do apetite e do sono, atividades f?sicas e mentais bastante lentas e sentimento de pesar ou fracasso.

Al?m desses sintomas, podem ser identificados, na pessoa deprimida, como esclarecem os psiquiatras do site www.psicosite.com.br, sensa??o de desconforto no batimento card?aco, constipa??o, dores de cabe?a, dificuldades digestivas, al?m de pessimismo, dificuldade de tomar decis?es, dificuldade para come?ar a fazer as tarefas cotidianas, irritabilidade ou impaci?ncia, inquieta??o, desejo de morrer, choro desmotivado ou dificuldade para chorar, falta de esperan?a na melhora do quadro depressivo, dificuldade para terminar as coisas que foram come?adas, sentimento de pena de si mesmo, persist?ncia de pensamentos negativos, queixas freq?entes, sentimentos de culpa injustific?veis, boca ressecada, perda de peso e apetite, ins?nia e perda do desejo sexual.

? importante destacar que uma pessoa deprimida n?o apresenta todos esses sintomas, a incid?ncia ? variada, e que, eles n?o surgem de uma s? vez. Al?m disso, vale dar relevo, tamb?m, ao fato de que a percep??o de um ou outro sintoma, dos descritos acima, de maneira isolada n?o configura um quadro depressivo.

Atualmente, percebe-se que, como a depress?o n?o ? uma doen?a rara e o conhecimento dos seus sintomas ? difundido, algumas pessoas tendem a se considerar deprimidas quando apresentam alguma sensa??o associada ? depress?o, podendo cometer o erro da auto-medica??o. Nesse sentido, ressalta-se a import?ncia da consulta a um profissional especializado, evitando equ?vocos quando ao surgimento ou n?o da depress?o.

Quando ?s causas da depress?o, pode-se dizer que ainda n?o existe uma causa determinada. Entretanto, as pesquisas indicam que a depress?o pode ser causada por fatores de origem bioqu?mica, devido ao mau funcionamento dos neurotransmissores. A depress?o pode ainda, ser desencadeada por fatores externos, tais como morte de c?njuge ou ente querido, perda de emprego e status social, doen?a grave, dentre outros, que provocariam o processo depressivo em pessoas j? suscept?veis a essa doen?a. A influ?ncia de fatores gen?ticos, na incid?ncia da depress?o, tamb?m n?o ? descartada.

Sendo assim, em fun??o das causas f?sicas, n?o ? dif?cil identificar a necessidade da interven??o medicamentosa para a cura da depress?o. Al?m disso, a psicoterapia ? parceira insepar?vel das medica?es no tratamento da depress?o, atuando na condu??o da elabora??o dos fatores externos desencadeantes, bem como na preven??o do processo depressivo em pessoas predispostas atrav?s de um fortalecimento eg?ico.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.