Artigo
Os cinco sentidos

::: 25/05/2007

Foto de boca, olhos, m?os, nariz, orelha Luzes, barulho, burburinho de pessoas - Muita gente falando ao mesmo tempo. Muitos brinquedos, dos mais sofisticados e radicais. Os cincos sentidos est?o a postos e muito bem ativados.

V?-se muitas luzes coloridas.

Escuta-se um som alto e estridente, tamb?m estimulante.

Cheira-se aventura misturada com pipoca, cachorro-quente e churros, sem esquecer do churrasco, fritas e outras guloseimas.

Esfrega-se as m?os para agu?ar a coragem e a euforia.

Prova-se o sabor da adrenalina que percorre todo corpo.

? uma cadeia de est?mulos que leva da crian?a ao velho a experimentar sensa?es que remetem ao medo x coragem, alegria x euforia, ansiedade x depress?o, loucura x sensatez, inf?ncia x adolesc?ncia, adolesc?ncia x madureza, adolesc?ncia x velhice.

? uma inunda??o de est?mulos mostrando ilus?es ao nosso c?rebro e muitas informa?es - das mais diversificadas - aos nossos sentidos.

A partir da? estamos totalmente acionados, opini?es externas n?o ser?o ouvidas, ? a contagem regressiva para o objetivo final que j? estar? formatado em nosso inconsciente.

Para alguns foi acionada a compuls?o da fome, para outros do alcoolismo, do cigarro, a necessidade de andar, de experimentar, de cheirar, de falar, de dan?ar, de beijar, de transar, de brigar, de abra?ar, de chorar, de sorrir e at? de pular.

Espera-se por uma festa deste n?vel o ano inteiro aonde vir?o pessoas de todos os cantos. Com ou sem dinheiro a maior parte da popula??o far? de tudo para viver todas essas sensa?es. Fam?lias inteiras ir?o comemorar a ocasi?o com outros motivos tamb?m festivos. Amigos que n?o se viam h? muito tempo aproveitam para se reencontrar.

N?o h? como impedir que aqueles que gostam deixem de ir e tamb?m n?o h? como saber o que ser? acionado no inconsciente de cada um.

S? h? como saber que por mais que aconselhemos, vigiemos, festejemos, acompanhemos ou orientemos o que est? destinado a cada um s? pertence a ele mesmo.

Fatalidade - Inconseq??ncia - Destino - Carma - Imprevisibilidade?

Julgar jamais.


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.