Artigo
Trofoterapia
::: 15/03/2004

Trofo significa alimenta??o e terapia ? tratamento. Assim, Trofoterapia ? a terapia da alimenta??o, o recurso de usar os alimentos como mantenedores da sa?de humana, bem como para reequilibrar seu organismo e para combater o problema de sa?de que o afeta.

? utilizada para desintoxicar ou dar manuten??o ao organismo humano, garantindo uma melhor qualidade de vida com resultados eficientes e r?pidos.

Seu objetivo ? regular as fun?es org?nicas de um indiv?duo sem produzir efeitos colaterais, com o uso de alimentos simples e naturais.

Voc? ?, basicamente, o resultado da soma e combina??o de tr?s pontos b?sicos:

  • voc? ? resultado DO QUE PENSA!
  • voc? ? resultado DO QUE ACHA QUE VAI ACONTECER!
  • voc? ? resultado DO QUE COME!

Do que pensa, porque qualquer movimento, atitude ou a??o que realizar, sejam f?sicos ou emocionais, primeiro acontece dentro da sua mente, em forma de pensamentos.

Do que acha que vai acontecer, pois aprendemos e ensinamos nos cursos que aplicamos de forma??o em Programa??o Neuroling??stica (PNL) que onde colocamos nossa aten??o a nossa energia flui naquela dire??o.

Do que come, pois ? o alimento que sustenta sua m?quina org?nica e lhe d? condi?es de pensar e agir. Experimente assistir a uma aula depois de uma refei??o composta de alimentos pesados para a digest?o; repita a experi?ncia ap?s uma refei??o bem equilibrada e de f?cil digest?o, compare os resultados e perceba como os alimentos podem facilitar ou complicar sua capacidade de aprendizagem, de concentra??o, de comunica??o.

O poder das frutas e verduras na nossa vida, j? era conhecido das culturas milenares, tanto que os antigos eg?pcios descobriram, na arte de embalsamar seus cad?veres, o poder de armazenar e conservar os corpos com o uso de plantas e alimentos.

Nascia a? a Trofoterapia. Um tratamento das doen?as usando alimentos, que hoje faz parte das Terapias Hol?sticas.

Mas foi na Gr?cia, com o 'pai da medicina' - Hip?crates, de 460 a 360 antes de Cristo, que a poderosa terap?utica da alimenta??o ganhou fama.

Hip?crates ensinava: "Fa?a dos alimentos o seu rem?dio e do rem?dio os seus alimentos".

Tamb?m ficou cl?ssico o conselho que dava a seu filho: "Se quer viver muito, seja magro, meu filho".

Ao mesmo tempo em que recomendava o uso de uma alimenta??o correta como fonte de sa?de, j? apontava a obesidade como facilitador de acidentes org?nicos que apressavam a morte de seus pacientes. Isto numa ?poca em que, para os padr?es de beleza, ser gordo era considerado bonito.

Com o avan?o das pesquisas, est? hoje comprovado o que era antes apenas conhecimento emp?rico: os alimentos funcionam como os maiores e melhores rem?dios naturais para o organismo humano.

Utiliza-se a Trofoterapia nas mais diversas situa?es, destacando-se os efeitos ben?ficos nos casos de dist?rbios no aparelho respirat?rio, desintoxica?es, colites, ?lcera gastroduodenal, constipa??o intestinal.

Podemos conhecer num alimento suas propriedades para o organismo humano como: adstringentes, antian?micos, antiartr?ticos, antidiab?ticos, antiem?ticos, antifis?ticos, antiflog?sticos, antigripais, anti-helm?nticos, antiob?sicos, b?quicos, cardiot?nicos, colagogos, emenagogos.

Est? na hora de se preocupar mais com o valor nutritivo dos alimentos, acima de tudo, sem se fixar apenas no aspecto, na cor, pois comemos com a boca e o est?mago, n?o com os olhos.

As necessidades di?rias de cada ser humano, em rela??o a combina??o e quantidade de nutrientes variam de acordo com o tipo de orienta??o/dieta que a pessoa esteja fazendo e encontramos desde os on?voros que comem de tudo, at? os vegans que n?o ingerem nenhum alimento de origem animal.

Existe uma frase de uso popular que resume com sabedoria: "Coma para viver e n?o viva para comer". Observemos na natureza, n?o encontramos animais obesos, cada um come o necess?rio para atender suas necessidades de vida e reprodu??o, assim como para fugir dos predadores e sobreviver. Animais obesos somente os s?o aqueles criados pelo homem, pois recebem oferta de quantidade e qualidade erradas de alimentos.

Sa?de atrav?s da Natureza

A natureza n?o ? s? um espet?culo de beleza e cores para o nosso olhar, mas pode fazer verdadeiros milagres pela nossa sa?de. Tudo funciona de maneira t?o perfeita que cada fruta, verdura, raiz, legume e cereal parece ter sido feito para determinados problemas de sa?de.

N?o existe nada mais poderoso e completo do que os vegetais. Eles s?o, com certeza, os melhores rem?dios que existem no mundo. N?o tratam s? as doen?as do corpo mas as da alma, promovendo bem-estar e saciedade.

Os alimentos e a sua sa?de

Passamos a seguir alguns exemplos de efeitos terap?uticos dos alimentos:

  • semente de melancia possui uma subst?ncia chamada curobucitrina, que age como vasodilatador sendo indicado para hipertens?o arterial;
  • cebola possui alicina, age como bactericida e antiinflamat?ria. Os cientistas ingleses descobriram ainda a presen?a de glucoquinina, que tem a capacidade de reduzir as altas taxas de glicose no sangue;
  • abacaxis possuem uma enzima proteol?tica chamada bromelina, com a??o expectorante e anal?ptica (favorece convalescen?a);
  • couve e agri?o cont?m o indol e o isotiocianato, composto com a??o comprovada preventiva de c?ncer de c?lon, mama e pulm?o;
  • batata o suco ? um excelente rem?dio contra azia e as ?lceras do est?mago, por conter solanina, agente ativo das solan?ceas, ? usada para inibir a a??o dos ?cidos digestivos no est?mago, evitando a irrita??o de mucosas;
  • cenoura rica em betacaroteno, vitamina antioxidante poderosa contra o envelhecimento. Tem muito c?lcio e f?sforo (bom para os ossos e contra?es musculares), vitamina B1 (boa para o cora??o, sistema nervoso e m?sculos), B2 (boa para pele, olhos e ajuda na utiliza??o de prote?nas) e pectina, uma fibra alimentar que combate o colesterol. Est? comprovado cientificamente que a cenoura previne alguns tipos de c?ncer.
  • laranja tem muita vitamina C, aumenta a resist?ncia ?s doen?as, ajuda na absor??o do ferro (important?ssimo na oxigena??o das c?lulas), participa da fabrica??o do col?geno (indispens?vel para ter uma pele firme) e ainda age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento. A laranja tamb?m ? rica em pot?ssio, que controla os impulsos nervosos e contra?es musculares. Para completar, o baga?o tem muitas fibras e a parte branca da casca ? riqu?ssima em pectina (que combate o colesterol).
  • peixe tem muita prote?na, que constr?i e repara todos os tecidos do seu corpo. Mas s? ele tem tamb?m o ?cido eicosapentan?ico - tamb?m conhecido por EPA - uma subst?ncia de nome complicad?ssimo que previne as doen?as cardiovasculares. Possui muito menos gordura (e calorias!) que a carne vermelha e tamb?m ? rico em c?lcio e f?sforo (importante para armazenar energia).

Podemos citar ainda in?meras outras indica?es, apenas como exemplo: espinafre, iogurte,mam?o, agri?o, champignon, gengibre, p?o integral, aveia, cevada, germe de trigo, mel, milho, girassol, lecitina de soja, soja, trigo, l?vedo de cerveja, melado, pr?polis, farelo de trigo.

Importante na Trofoterapia ? respeitarmos, entre outros, o princ?pio da combina??o adequada de alimentos numa mesma refei??o. A dieta atua como desintoxicante, por meio da a??o das fibras, l?quidos, etc. Assim, as fun?es org?nicas s?o revitalizadas, havendo not?vel melhora do sistema de defesa.

Pois as frutas, legumes e hortali?as s?o dotadas de componentes qu?micos org?nicos. A m? combina??o de alimentos pode resultar em problemas de digest?o e at? de sa?de. Para que o seu organismo funcione bem, ? importante estar atento para esse aspecto."Mate a fome, n?o mate o est?mago!"

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com