Artigo
Linha?a - Semente e em P?

::: 01/07/2007


Foto de Falconi segurando um pote com linha?a A semente de linha?a ? um poderoso alimento desintoxicante e funcional. Est? na ordem do dia pela sua associa??o com nutri??o e sa?de, uma vez que esta semente cont?m, al?m de suas propriedades nutricionais, v?rias subst?ncias que parecem agir contra algumas doen?as.

Em abund?ncia no Brasil, os gr?os escuros da linha?a marrom j? foram acusados de maior toxicidade, talvez por serem menos estudados que a linha?a dourada, consumida no Hemisf?rio Norte. Hoje, sabe-se que eles tamb?m ajudam a controlar a glicose, reduzem o colesterol, combatem os radicais livres e, ainda, aliviam os sintomas da menopausa.

Deve-se classificar a semente da linha?a como um alimento biog?nico (bio = vida + g?nico = gerador), um "gerador" de vida, portanto, um agente revitalizante.

Contam os arque?logos que a linha?a era usada em mumifica?es no Egito e outros achados apontam seu emprego, com sucesso, para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte at? mesmo de rituais religiosos diversos, hoje ela marca presen?a nos laborat?rios de grandes centros de pesquisa em nutri??o em diversos pa?ses, inclusive aqui no Brasil.

Cont?m glico-prote?na (combina??o de a?car com prote?na - pequen?ssima quantidade de a?car o que n?o engorda), ?cidos graxos polisaturados.

Investigadores e estudiosos do Instituto Cient?fico para o Estudo da Linha?a do Canad? e Estados Unidos t?m dado aten??o mais que especial para esta semente na preven??o e controle de numerosas doen?as degenerativas.

As investiga?es e a experi?ncia cl?nica t?m demonstrado que o consumo regular da semente de linha?a ajuda na preven??o, dentre outras, das seguintes doen?as:

Altera?es de Peso: a linha?a mo?da ? excelente para baixa de peso, pois ajuda a eliminar o colesterol. Ajuda a controlar a obesidade e a sensa??o desnecess?ria de apetite por conter grandes quantidades de fibra diet?tica. Ela possui cinco vezes mais fibra que a aveia. Se voc? deseja emagrecer, tome uma colher a mais pelas tardes.

Foto de Falconi segurando um pote com linha?a Nos dist?rbios de peso, a linha?a n?o deixa engordar ou emagrecer al?m do normal, como no caso dos manequins muito magros. ? indicada no aux?lio do combate a depress?o e agressividade voltadas para dentro (anorexia - o excesso de noradrenalina) e obesidade. Modo de preparar e usar: triturar 2 colheres de sopa de linha?a no liquidificador; colocar ?gua ou suco para ado?ar. Diariamente, em intervalos, tomar essas 2 colheres 4 vezes ao dia.

Sistema Nervoso: ? um tratamento para a press?o. As pessoas que consomem linha?a sentem uma grande diminui??o da tens?o nervosa e uma sensa??o de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob press?o. Melhora as fun?es mentais e os problemas de conduta. A linha?a ? uma dose de energia para o c?rebro, porque cont?m os nutrientes que estimulam reanima?es naturais.

Sistema Digestivo: ideal para pris?o de ventre e acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Auxilia na expuls?o de gases g?stricos. ? um laxante por excel?ncia. Previne os divert?culos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.

Al?m de conter, em grandes quantidades, dois tipos de fibras diet?ticas sol?vel e insol?vel, e ainda cont?m mais fibra que a maioria dos gr?os. N?o tem contra-indica??o, n?o engorda. Usar duas colheres de sopa da semente triturada e misturada com suco ou ?gua ou deixar na ?gua durante a noite e beber de manh?.

Principais propriedades das fibras sol?veis da Linha?a
  • pectinas, gomas e mucilagens
  • retardam o tempo de esvaziamento g?strico, dificultando picos glic?micos
  • proporcionam substrato ferment?vel para bact?rias do c?lon
  • reduzem a concentra??o plasm?tica de colesterol
  • melhoram a toler?ncia ? glicose e
  • fixam os ?cidos biliares
Principais propriedades das fibras insol?veis da Linha?a
  • celulose, ligninas
  • Ret?m ?gua nas fezes, aumentando a fluidez fecal
  • aumentam o volume e peso das fezes
  • favorecem a peristalse dos intestinos
  • reduzem o tempo de tr?nsito das fezes
  • aumentam o n?mero de evacua?es
  • reduzem a press?o intraluminal e
  • em excesso, pode aumentar a excre??o de zinco, c?lcio, magn?sio, f?sforo e ferro

Sistema Imunol?gico: a linha?a alivia alergias e ? recomendada at? para pacientes com Lupus. A semente de linha?a, por conter os ?leos essenciais ?mega 3, 6 e um grande conte?do de nutrientes de que precisamos constantemente, faz com que nosso organismo fique mais sadio, oferecendo uma grande resist?ncia ?s doen?as. A semente de linha?a cont?m, aproximadamente, duas vezes mais ?mega 3 do que os encontrados nos ?leos de peixes.

Foto de Falconi segurando um pacote com linha?a e um pacote de p?o integral Sistema Cardiovascular: ? ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas art?rias, esclerose m?ltipla, trombose coron?ria, press?o alta, arritmia card?aca, incrementa as plaquetas na preven??o da forma??o de co?gulos sang??neos. ? excelente para regular o colesterol ruim.

O uso regular de semente de linha?a diminui o risco de padecer de doen?as cardiovasculares. Uma das caracter?sticas ?nicas da linha?a ? conter uma subst?ncia chamada taglandina, que regula a press?o do sangue e a fun??o arterial e exerce um importante papel no metabolismo de c?lcio e energia.

Encontra-se na linha?a a vitamina K de grande valor nutritivo e curativo. A car?ncia desta vitamina faz com que o sangue n?o coagule com a rapidez normal, possibilitando assim, as hemorragias, bem como, diminuindo o poder de resist?ncia das membranas vasculares.

Sa?de para os homens: encontramos aqui mais pontos fortes para a linha?a. Um novo estudo confirma o poder dessa semente contra tumores. Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, acabam de provar que pitadas di?rias de linha?a evitam o c?ncer de pr?stata. "Ela possui lignana, fibras e ?cidos graxos ?mega 3, uma combina??o de subst?ncias que auxilia na preven??o de c?lulas malignas".

A dose m?xima recomendada ? de 50 gramas por dia, o equivalente a 1/2 x?cara de ch?. ? bom ficar de olho na proced?ncia do produto e preferir os embalados pois, como em qualquer alimento a ser ingerido, a higiene na embalagem ajuda a evitar contamina?es e a manter a qualidade do produto.

Doen?as Inflamat?rias: o consumo de linha?a diminui as condi?es inflamat?rias de todo tipo, por exemplo, aquelas doen?as terminadas em 'ITE', tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, etc. Cont?m tamb?m a espec?fica vitamina F explicando-se, assim, a resist?ncia contra as doen?as da epiderme.

Reten??o de L?quidos: o consumo regular de linha?a ajuda os rins a excretarem ?gua e s?dio. A reten??o de ?gua (edema) acompanha sempre a inflama??o de tornozelos, alguma forma de obesidade, s?ndrome pr?-menstrual, todas as etapas do c?ncer e as doen?as cardiovasculares.

Possui excelente efeito terap?utico em casos de inflama?es dos rins e da bexiga, nos espasmos da b?lis e do sistema urin?rio. ? considerada um dos melhores rem?dios naturais na regulariza??o das fun?es intestinais, al?m de seu milagroso efeito sobre a flora intestinal.

Diabete: o consumo regular de linha?a favorece o controle dos n?veis de a?car no sangue: excelente not?cia para os dependentes de insulina. No caso de pedras do sistema hep?tico e dos rins, ? mais vantajoso o uso do ?leo de linha?a que ? de grande valor aliment?cio; por?m, como n?o h? no Brasil em forma comest?vel, recomenda-se o uso da semente mo?da, tendo o cuidado de mant?-la sob refrigera??o, a fim de evitar que fique ran?osa.

Foto de Falconi segurando pacote com linha?a Vitalidade F?sica: um dos mais not?veis indicativos de melhora devido ao consumo de linha?a ? o incremento progressivo da vitalidade e da energia. A linha?a aumenta o coeficiente metab?lico e a efic?cia na produ??o de energia celular. Os m?sculos recuperam-se da fadiga do exerc?cio. Seus efeitos positivos devem-se, naturalmente, ? grande presen?a de prote?nas, fibras e ?cidos graxos essenciais 3 e 6. Al?m de possuir 62% de ?mega 3, tamb?m ? rica no fitoestr?geno chamado lignana.

A hip?tese de que a dieta rica em fitoestr?genos poderia aliviar sintomas climat?ricos (como as ondas de calor) surgiu do fato de as "mulheres orientais, que possuem uma dieta rica em isoflavonas e lignanas, apresentarem menos queixas nesta fase da vida".

Recomendamos utilizar

Em p?es, bolos, biscoitos, cereais matinais, shakes, iogurtes, etc...

Para melhor aproveitamento de seus nutrientes, triture as sementes e use a farinha nas mais diversas receitas.

Modo de uso: Duas a quatro colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador e/ou misturadas em um copo de suco de fruta, sobre a fruta, com a aveia ou com iogurte no caf? da manh? ou no almo?o. Pode ser usada com benef?cios gerais, por pessoas de todas as idades. Inclusive mulheres gr?vidas.

Recomendamos acrescentar quantidade generosa de colheres de sopa em quitandas como bolos, broas, p?es e outras massas preparadas em casa.

Para aproveitar ao m?ximo a semente, recomendamos aos pacientes em tratamento em nossa cl?nica que a triturem no liq?idificador. ? que a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo e, a?, as subst?ncias ben?ficas ficam impedidas de sair. Mas, tem de bater e comer logo, porque a linha?a ? muito suscet?vel ? oxida??o.

Por seu conte?do natural de albuminas e azeite, a linha?a substitui os cereais ou se igual a eles, at? mesmo ?s nozes.

Pessoalmente, uso a linha?a h? anos e, em minha fam?lia, todos se beneficiam, regularmente, desse poderoso alimento de t?o valiosos benef?cios para a sa?de humana. Por isto, recomendo a voc?, que leu atenciosamente esse artigo e ainda n?o experimentou, que o fa?a urgente e tenha cada dia mais sa?de.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com