?gua n?o emagrece!

Rep?rter Ana Maria Reis
17/02/2001

Ao contr?rio do que ? divulgado em v?rios sites de sa?de, a ingest?o pura e simples de ?gua n?o emagrece. No entanto, ela continua sendo t?o imprescind?vel quanto antes. Ingerir l?quidos indiscriminadamente s? reduzir? o peso se nesta dieta estiverem associados legumes, verduras e frutas, al?m da pr?tica de atividades f?sicas. Mas, antes de matricular-se em uma academia de gin?stica e fazer a feira no domingo, tome um copo d??gua e leia esta mat?ria.

N?o reduz a absor??o de gorduras, mas d? sensa??o de saciedade:


Ao contr?rio do que se pensa, a ?gua n?o reduz a absor??o de gorduras. Segundo o endocrinologista Gilson Jos? de Oliveira, esta fun??o ? dos sais biliares do intestino delgado, que absorvem o colesterol e gorduras em geral.

A grande ajuda da ?gua no emagrecimento ? a chamada a sensa??o de saciedade. "Ao ingerir l?quidos e comer frutas, durante os intervalos das refei?es, o paciente ter? a sensa??o de estar com o est?mago cheio com menos alimentos", sugere o endocrinologista.

Reponha a ?gua perdida!
O organismo pode perder at? dois litros e meio de ?gua ao dia, dependendo do clima e da esta??o em que estivermos. "Tendo uma dieta leve e saud?vel, a base de frutas e verduras e redu??o do sal, o ideal ? beber um litro de ?gua pot?vel ao dia", recomenda a nutricionista Cristina Lopes.


Para o endocrinologista Gilson Jos? de Oliveira, o m?nimo de ?gua a ser reposto no organismo ? de dois litros ao dia, atrav?s da alimenta??o e da ingest?o de l?quidos. Mas ele sugere que n?o se limite os copos de ?gua. Neste caso, quantidade ? qualidade.

Restrinja os hor?rios:
A nutricionista Cristina Lopes considera que s? h? uma restri??o quanto a ingest?o de l?quidos: durante as refei?es maiores, isto ?, almo?o e jantar. "O ideal ? que se beba ?gua ou sucos naturais, meia hora antes de come?ar a comer e, ap?s a refei??o, cerca de uma hora e meia depois", explica a nutricionista.

O endocrinologista Gilson Jos? de Oliveira concorda que a ?gua pode umedecer o bolo alimentar, facilitando, assim a digest?o. No entanto, ele recomenda n?o tomar l?quido em excesso durante a refei??o. Tomar v?rios copos de suco enquanto se come, dilata o est?mago que, sob o ponto de vista est?tico, n?o ? o ideal.

Para o endocrinologista, muitas pessoas acham que t?m barriga, mas na verdade, atrav?s do erro alimentar de associar alimentos ricos em caloria e l?quido, possuem, na verdade, o est?mago dilatado.

Por que ? bom beber ?gua?

  • Previne a celulite e deixa a pele mais bonita: A dermatologista Maria Margareth Ignacchitti Gomes fala que ? fundamental a ingest?o da ?gua para que manter o t?nus da pele, evitando o aspecto murcho e as olheiras. O h?bito de beber ?gua, repondo o que se perde de l?quido no organismo, tamb?m melhora a circula??o sang??nea e a elimina??o de toxinas, prevenindo, assim, o aparecimento da celulite, recomenda a dermatologista.
  • Hidrata as c?lulas e regula a temperatura do organismo: - Como grande parte das c?lulas ? composta de ?gua, a ingest?o de l?quidos ? fundamental para a hidrata??o e renova??o das c?lulas da pele e demais org?os. Beber muita ?gua facilita o bom desempenho da pele ao promover a regulagem t?rmica, fundamental para o bem estar do organismo, avalia a dermatologista.
Dicas:
  • ?gua hidrata naturalmente a pele. Os hidratantes artificiais n?o rep?em a ?gua perdida pelo organismo, apenas evitam esta perda em excesso.
  • ?gua est? presente na manuten??o e multiplica??o celular e na forma??o de secre?es, como as l?grimas.
  • Doses generosas de ?gua resultam em urina clara e sem cheiro forte.
  • ?gua previne doen?as. Tomar ?gua evita a forma??o de c?lculos renais, impedindo a cristaliza??o de sais que passam pelos rins.
  • Se voc? passa muito tempo ocupado com uma determinada fun??o, deixe uma garrafa de ?gua a seu alcance e passe essas horas se hidratando sem ter que sair do lugar. No ver?o, evite comidas salgadas.
  • L?quido em excesso durante o almo?o atrapalha o processo de digest?o, diminuindo a a??o de enzimas e alterando o tempo de passagem dos alimentos do est?mago para o intestino.
  • Os l?quidos ajudam o funcionamento do intestino fazendo murchar a barriga. A famosa barriguinha pode ser conseq??ncia de gases acumulados.
  • As frutas que cont?m mais ?gua s?o as ?cidas - laranja, lim?o, abacaxi, acerola e outras, como melancia e mel?o.
  • ?gua ? essencial. Para os obesos, ela ? imprescind?vel, pois acelera o funcionamento dos rins, evitando a reten??o de ?gua e incha?o das pernas. Neste caso, coma menos e mais vezes, em um intervalo de 3 em 3 horas. Entre as refei?es maiores, prefira frutas e queijo e, logicamente, muita ?gua! Aten??o: dietas inferiores a 1.200 Kcal/dia n?o s?o recomendadas.