Homens s?o maioria entre os doadores de sangue
Pesquisa aponta perfil dos doadores em Juiz de Fora

T?mara Lis
22/07/03

Uma pesquisa, ainda em fase de conclus?o, realizada no Hemominas de Juiz de Fora revela dados surpreendentes e ajuda a definir melhor o perfil do doador na cidade. As informa?es s?o importantes para detectar em quais setores ainda h? necessidade de um maior apelo para a doa??o. At? o momento, foram entrevistadas cerca de 500 pessoas, num per?odo de dois meses.

Na pesquisa, os motivos apontados pelos entrevistados como fundamentais para a doa??o de sangue s?o: a vontade de ajudar, incentivo de amigos e a convoca??o (quartel). Como fatores dificultadores da doa??o s?o citados a falta de tempo, desmotiva??o e esquecimento. A possibilidade de contamina??o e o medo da agulha s?o apontados como os maiores medos, segundo os entrevistados.

Perfil do doador juizforano

  • homens
  • Jovens (de 18 a 24 anos)
  • Escolaridade at? o ensino m?dio
  • Branco
  • recebe de 1 a 2 sal?rios m?nimos
  • Solteiro
  • Hemominas abastece 70 hospitais
    Marcus Pimentel, m?dico e gerente t?cnico do Hemominas, explica que a entidade ? um ?rg?o p?blico respons?vel pela pr?tica da pol?tica nacional de sangue. "O Hemominas faz parte da Hemorede que funciona em todo o Brasil. E nossa fun??o ? garantir sangue de qualidade para toda a Zona da Mata e Sul de Minas" explica.

    O Hemominas de Juiz de Fora abastece cerca de 70 hospitais e 33 munic?pios. E seu objetivo primeiro ? trabalhar com a coleta, processamento e distribui??o do sangue. A institui??o tamb?m atua assistindo pacientes com doen?as hematol?gicas como Hemofilia e Anemia falciforme. S?o atendidos atualmente no Hemominas cerca de cem hemof?licos e 300 falcemicos por m?s. O Hemominas faz ainda cerca de 800 consultas hematol?gicas mensais.

    Clique aqui para fazer uma visita virtual ao Hemominas

    N?mero de doa?es!
    S?o cerca de 150 doa?es de sangue por dia. No entanto, Marcus Pimentel diz que seriam necess?rias 200 doa?es para o funcionamento ideal do Hemominas.

    Um dado curioso e que ainda merece mais investimentos, como a campanha "Sou mulher, sou doadora", ? o baixo n?mero de mulheres entre os doadores de sangue.

    Apesar de a situa??o ainda n?o ser a ideal, o quadro de doa?es femininas em Juiz de Fora ainda ? 'boa' se comparada ao resto do pa?s. A meta do Minist?rio da Sa?de para doa?es femininas ? de 30%. Em Juiz de Fora este percentual j? ? de 29%.

    A situa??o se agrava ainda mais pelas m?s condi?es de vida pelas quais passam a popula??o brasileira. Marcus Pimentel explica que de quatro pessoas que se oferecem para doar sangue, uma n?o passa no exame cl?nico, porque fatores como, por exemplo, a alimenta??o deficiente causadora de anemia as tornam inaptas para a doa??o.

    A doa??o
    Para Marcus Pimentel o que falta ? a cultura da doa??o de sangue, mas ainda assim o juizforano tem grande sensibilidade e sempre que chamado comparece para fazer as doa?es.

    Segundo ele, cerca de 85% dos doadores s?o volunt?rios e sempre retornam para dora sangue. O tipo de sangue mais mais raro ainda ? o fator RH negativo presente em apenas 15% da popula??o.

    Durante a doa??o s?o retirados cerca de 500 ml de sangue. Destes, 450 ml s?o armazenados na bolsa e 50 ml usados para os exames de HIV; ATLV; Hepatite, S?filis e Doen?a de Chagas. Quando o resultado ? positivo para alguma das doen?as o doador ? chamado para fazer a contraprova.

    Para agilizar os exames, o Hemominas utiliza equipamentos cada vez mais avan?ados. A bioqu?mica chefe do setor de laborat?rios, Cristina Mara de Oliveira, explica que os equipamentos modernos s?o utilizados para testes que antes eram feitos manualmente, proporcionando mais seguran?a ao trabalho.

    "Eu fa?o a doa??o de sangue de seis em seis meses. A primeira vez que vim foi porque vi uma reportagem de um bebezinho que tinha sofrido um acidente e estava precisando de sangue. J? faz quatro anos que fa?o as doa?es. O ambiente ? muito tranquilo e nunca tive nenhum problema nem me senti mal por doar sangue."
    Fernando F?bio Desid?rio, 24 anos- doador

    Al?m dos t?cnicos de laborat?rios, trabalham no Hemominas m?dicos, enfermeiros e auxiliares, assistentes sociais, pedagogas e profissionais respons?veis pelo setor de capta??o de doadores. Joelma Aparecida de Souza, estagi?ria do Servi?o Social, acompanhou nossa equipe e mostrou passso a passo de uma doa??o. Confira!

    ? preciso apresentar documento original com foto. Uma ficha ser? preenchida pelo m?dico para saber se o doador est? ou n?o apto. Se o doador for considerado apto ele ? encaminhado para a triagem. O teste fica pronto em cinco segundos. Antes de fazer a doa??o, o doador faz um pequeno lanche com sucos e p?o de queijo. N?o ? necess?rio estar em jejum para fazer a doa??o. ? neste mesmo local que o doador faz um lanche bem mais refor?ado ap?s a doa??o. Primeiro o doador lava o bra?o onde ser? colocada a agulha para retirar o sangue e depois ? s? se assentar na cadeira especial para come?ar a fazer a doa??o. A doa??o dura de cinco a dez minutos.

    Clique aqui para assistir ao v?deo completo sobre a doa??o de sangue
    ? necess?rio Windows M?dia Player

    Para doar sangue ? preciso

  • Ter entre 18 e 60 anos
  • Ter peso acima de 50 quilos
  • N?o ter tido hepatite, ap?s os 10 anos de idade
  • N?o ter doen?a de chagas
  • N?o ter doen?as sexualmente transmiss?veis
  • N?o ser usu?rio de drogas

    "Esta ? a terceira vez que venho doar sangue. Agora vim porque a m?e de um sargento do quartel est? precisando".
    Reinaldo dos Reis Tavares, 18 anos- doador

    Antes da doa??o n?o se esque?a

  • Evite fumar duas horas antes e duas horas depois da doa??o
  • Durma bem na noite anterior
  • N?o tome bebidas alc?olicas pelo menos 12 horas antes de doar sangue
  • N?o doe sangue em jejum. Pela manh? alimente-se antes, ? tarde a doa??o deve ser feita pelo menos 3 horas depois do almo?o
  • N?o se esque?a de levar o documento de identidade (como foto) para fazer a doa??o.
  • Mulheres podem doar sangue at? 3 vezes por ano, mesmo no per?odo menstrual, e os homens at? 4 vezes por ano.

    Seja voc? tamb?m um doador!
    O Hemominas fica Rua Bar?o de Cataguases s/n e funciona de segunda a sexta-feira de 7h ?s 18h e aos s?bados de 8h ?s 11h30
    O telefone ? o 3216-3000.