Conjuntivite
Auto-medica??o pode causar at? cegueira
A conjuntivite viral e al?rgica s?o mais comuns no inverno


Djenane Pimentel
29/04/2004

O que ?, como tratar e o que causa a conjuntivite, clique no ?cone ao lado para saber tamb?m como se prevenir

Leia!

De repente voc? percebe que seu olho est? vermelho e co?ando. O que voc? faz? Se a resposta ?: procuro imediatamente um m?dico, parab?ns, porque a maioria das pessoas vai at? ? farm?cia mais pr?xima e pede um col?rio para o balconista ou farmac?utico. Da?, este, que se diz experiente no assunto, receita um col?rio "muito bom". Mas, o que poucos sabem ? que este remedinho inocente pode at? mesmo causar cegueira.

Vanessa Paletta Guedes A oftalmologista, Vanessa Paletta Guedes (foto ao lado), diz que a conjuntivite viral, t?pica do inverno, ? altamente contagiosa e preocupa oftalmologistas pelo fato de a auto-medica??o ser mais perigosa neste caso. "Como orienta??o geral ? preciso ter muito cuidado com o uso de col?rios sem um diagn?stico preciso. Os cortic?ides, por exemplo, receitados pela maioria dos farmac?uticos, podem ser muito prejudiciais em determinadas les?es, como nas conjuntivites virais", alerta a m?dica.

Segundo ela, os olhos s?o estruturas muito delicadas e nem todo col?rio que serve para uma pessoa, servir? tamb?m para a outra. "A auto-medica??o ? sempre perigosa mas, neste caso, o uso destes rem?dios podem, at? mesmo, causar a perfura??o da c?rnea, havendo perda da vis?o", alerta.

Existem mais de dez tipos
Engana-se quem pensa que a conjuntivite ? uma doen?a de ver?o. "Existem mais de dez tipos. As mais comuns s?o a infecciosa, bacteriana, al?rgica e viral, sendo que as duas ?ltimas s?o t?picas do inverno", informa Vanessa.

Por ser t?o contagiosa, a conjuntivite viral, de acordo com a m?dica, ? a maior respons?vel pelas epidemias. "Devido ? facilidade de cont?gio, ? necess?rio o afastamento do trabalho, para que o tratamento n?o se torne mais prolongado e evite uma epidemia", esclarece. Segundo ela, ? comum que, nesta ?poca, muitas pessoas fiquem gripadas e manifestem, ao mesmo tempo, a conjuntivite. "O Adenov?rus (v?rus da gripe) tamb?m pode transmitir a conjuntivite. Alguns podem, at? mesmo, manifestar somente a conjuntivite e n?o a gripe", afirma.

A falta de uma correta higieniza??o no local tamb?m pode fazer com que, em alguns casos, a doen?a evolua de uma conjuntivite viral para a bacteriana. "Assim, a pessoa fica com os dois tipos da doen?a, o que n?o ? nada bom", avisa.

A oftalmologista aconselha, para todos os tipos da doen?a, muito repouso, bastante l?quido, limpeza correta, arejamento dos ambientes, al?m do acompanhamento do m?dico, importante para o diagn?stico e tratamento adequado. "Ambientes fechados s?o prop?cios para o aparecimento, devido ao contato direto e pr?ximo com as outras pessoas", esclarece. Portanto, se observar vermelhid?o, secre??o, lacrimejamento, p?lpebras inchadas e sensa??o de corpo estranho nos olhos, lembre-se dos principais sintomas da doen?a e n?o corra na farm?cia - procure um m?dico.

Leia mais:

  • Alguns cuidados que voc? precisa tomar