Saúde


Artigo
Análise acústica da voz
::: 14/01/2005

A voz é extensão de nossas emoções, através dela expressamos nossos sentimentos, é a nossa identidade. Você já observou que não é preciso ver a pessoa que conhecemos para identificá-la? Basta ouvir a voz para percebermos sua presença. E mais: sabemos se a pessoa está bem ou não através da sua voz.

Para muitos, a voz é instrumento de trabalho, aqui me refiro aos profissionais que precisam da voz para desenvolver sua profissão. Nesses casos, os cuidados devem ser redobrados para a manutenção da boa saúde vocal.

A voz apresenta muitas características quanto à sua qualidade, podendo ser agradável ou desagradável, tanto para o ouvinte quanto para o falante, um juízo que emitimos a partir daquilo que percebemos através de nossos ouvidos.

Entretanto, sabemos que, com a poluição sonora, nosso ouvido torna-se muitas vezes incapaz de perceber as sutilezas de uma emissão vocal. E é através da análise acústica, que transforma o sinal sonoro (trechos de voz e fala), em sinal acústico, que podemos perceber e mensurar os sinais de alterações na voz.

O laboratório de análise acústica vem trazendo uma nova tecnologia para avaliação da voz e fala. Desde 1995, quando esta inovadora tecnologia computadorizada chegou ao Brasil, possibilitou muitas pesquisas servindo aos especialistas que trabalham com distúrbios de voz, fala, linguagem, e audição, auxiliando-os com subsídios para aprimorarem a qualidade de atendimento aos indivíduos com alterações de voz e fala.

Existem hoje no mercado muitos programas de análise acústica com preços variados, nacionais e importados, alguns disponíveis até na internet. Cada programa tem sua especificidade, mas nem todos são de qualidade confiável para uma análise acústica clínica.

A freqüência fundamental da voz , que corresponde de modo subjetivo ao que percebemos da voz se aguda (fina) ou grave (grossa), relaciona-se, principalmente, com as características referentes ao tamanho e espessura das pregas vocais, e seu valor é extraído a partir do número de vibrações que a prega vocal realiza em um segundo, onde pode ser observado na figura 1 a representação do movimento vibratório das pregas vocais.

O homem adulto tem as pregas vocais maiores e muito espessas, por isso numa emissão vocal, em um período de 1 segundo, suas pregas vibram, em média, 113 vezes. Espera-se que a freqüência fundamental para o homem adulto esteja ao redor de 80 a 150 Hz. A mulher adulta tem as pregas vocais menores e menos espessas. Numa emissão, em um período de 1 segundo, suas pregas vocais vibram em média 204 vezes. Espera-se que a freqüência fundamental da mulheres adulta esteja ao redor de 150 a 250 Hz. Para crianças até a puberdade, as pregas são menores e mais delgadas (leves). Em um período de 1 segundo, suas pregas vocais vibram em média 260 vezes, sendo que a freqüência fundamental esteja ao redor dos 235Hz, podendo variar de acordo com a idade.

A partir desta medida é possível obter outros parâmetros acústicos que irão nos dar a relação de qualidade vocal como a rouquidão e soprosidade, que são parâmetros qualitativos subjetivos de qualidade vocal.

A figura 2 mostra o sinal de áudio e os parâmetros acústicos de uma voz com qualidade alterada. Na figura 3, um espectro de uma voz com qualidade adequada e os parâmetros acústicos dentro da normalidade.

No próximo artigo, mostraremos alguns programas que fazem análise e monitoramento no processo terapêutico. Até lá !

Colaboração da fonoaudióloga, especialista em voz, Sirlei Aparecida Mariano.


Cal Coimbra
é psicóloga e fonoaudióloga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de Fonoaudiologia) você quer ler nesta seção? A fonoaudióloga Cal Coimbra aguarda suas sugestões no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com