Artigo
Diagn?stico precoce da
Defici?ncia Auditiva
::: 15/03/2005

Mostramos no artigo Surdez, como identificar o problema em crian?as de at? um ano de idade (clique para ler) a import?ncia que a fam?lia exerce estando atenta ? comunica??o do beb?. Os dados de observa??o que ela fornece aos profissionais s?o determinantes para a contribui??o no diagn?stico precoce da surdez.

O diagn?stico da perda auditiva deve ser feito o mais cedo poss?vel, ainda no ber??rio ou at? seis meses de idade, para prevenirmos altera?es no processo de aquisi??o da linguagem e das habilidades cognitivas na crian?a. Logo que detectado o d?ficit auditivo, o beb? deve ser encaminhado a uma avalia??o audiol?gica completa para pesquisas mais detalhadas sobre o funcionamento da audi??o e para as provid?ncias imediatas no que se refere ao tratamento fonoaudiol?gico e os problemas de escolaridade.

uhspublications.com.gif A avalia??o das emiss?es otoac?sticas pode ser realizada no pr?prio ber??rio ou em cl?nica especializada. ? uma avalia??o de f?cil aplicabilidade, por ser r?pida, al?m de n?o invasiva.

Lamentavelmente, ainda encontramos fam?lias que n?o obtiveram as devidas informa?es, e somente procuram assist?ncia m?dica a partir dos tr?s anos, momento em que se pode perceber nitidamente a dificuldade de comunica??o entre as pessoas e a crian?a. Com tr?s anos, a crian?a j? pode falar explicado, comunicar-se com terceiros, mostrando seus desejos, suas habilidades ling??sticas e cognitivas.

www.muhealth.org.jpg Quando detecta-se a surdez, a indica??o do uso de pr?tese auditiva (para maiores esclarecimentos, leia o artigo A necessidade da pr?tese na defici?ncia auditiva) tem como finalidade a amplifica??o sonora, da forma mais adequada e satisfat?ria poss?vel. Al?m da amplifica??o melhorar os sinais de fala, melhora tamb?m sinais de perigo, de alerta, sons ambientais, contribuindo para a qualidade de vida da pessoa.

Os profissionais ligados ? sa?de auditiva, m?dicos e fonoaudi?logos, e acad?micos dessas duas ?reas, t?m se empenhado para tentar esclarecer a popula??o sobre a surdez, incentivando tratamentos adequados para os benef?cios da comunica??o de qualquer pessoa que necessita de cuidados auditivos, seja crian?a, jovem, adulto ou idosos.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com