Artigo
Linguagem e afeto: caminhos para
o bem estar pessoal

::: 16/09/2005

A fragilidade do ser humano ? t?o evidente quanto a sua capacidade de superar as dificuldades advindas de condi?es ambientais. Um exemplo real pode ser a priva??o do afeto durante a aquisi??o e desenvolvimento da linguagem, que sendo revisto em tempo pode auxiliar na reconstru??o das rela?es afetivas.

As necessidades b?sicas que dependem da ajuda do adulto s?o a alimenta??o, os cuidados com o banho, protegendo a pele do beb? de temperaturas muito alta ou muito baixa. Todos esses cuidados precisam estar envoltos pelo afeto. Quando a m?e oferece o alimento para o beb?, a intera??o entre os dois deve ser feita com a comunica??o olho-a-olho. O beb? gosta de ser olhado, e, geralmente, mostra-se frustrado quando a m?e se ocupa com outros afazeres enquanto ele est? perto dela.

Mostrando ao beb? e dizendo-lhe palavras d?ceis, carregadas de afeto, o paladar pode transformar um prato simples no mais delicioso alimento. Nessa intera??o, ele responde com alegria, demonstrada por alguns sons, e assim a rela??o afetiva vai encorajando o beb? a falar cada vez mais, com seguran?a e persist?ncia.

O afeto ? a ?ncora para o desenvolvimento da comunica??o. A aus?ncia afetiva pode causar poucas ou grandes dificuldades na rela??o entre as pessoas. Na inf?ncia, vai desde a falta de apetite para falar, at? o mutismo, que, nesse caso, precisa de tratamentos com profissionais especializados, como o psiquiatra, o psic?logo e o fonoaudi?logo, que tentar?o criar estrat?gias de comunica??o na busca de resgatar a comunica??o da crian?a. Para falar ? preciso ter desejo, e desejo est? relacionado ao afeto, que vai interligar pessoas no processo de comunica??o.

O fato da m?e estar com a crian?a 24 horas por dia n?o significa que a linguagem n?o vai acontecer com perfei??o, o que vai interessar, nessa circunst?ncia, ? a qualidade da rela??o que vai sendo desenvolvida entre os dois. Por outro lado, n?o quero excluir os problemas rotineiros que existem nessa quest?o. Adulto nenhum tamb?m ? feliz o dia inteiro e todo dia. Portanto, o que eu quero informar ? sobre a aten??o mais cuidadosa nesse processo de desenvolvimento da comunica??o da crian?a.

Os problemas do dia-a-dia precisam ser administrados para que n?o ocorra o total descuido com o afeto durante as situa?es de vida di?ria que o fr?gil bebezinho necessita.

A total aus?ncia de afeto, como disse acima, ? danoso tanto para a vida da crian?a, quanto para sua fam?lia e todos que com ela convivem e conviver?o no futuro.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com