Artigo
"Gagueira n?o tem gra?a.
Tem tratamento"

::: 17/10/2005

No dia 22 de outubro, comemoraremos o Dia internacional de aten??o ? gagueira.

Neste ano, o tema ser?: "Gagueira n?o tem gra?a. Tem tratamento". O curso de Fonoaudiologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora promover?, junto aos alunos, professores e coordena??o, manifesta??o de apoio ? campanha. Ela visa conscientizar ? popula??o sobre os constrangimentos que a pessoa com gagueira geralmente sofre quando em contato com outras. E dependendo da situa??o, fatores psicol?gicos podem interferir na flu?ncia verbal, agravando-a ou n?o.

No artigo do dia 16/11/2001, dissemos que gagueira n?o ? uma doen?a, mas incomoda. ? uma interrup??o na flu?ncia verbal, podendo tornar a comunica??o dif?cil ou, ?s vezes, imposs?vel para a pessoa que fala. Um desses motivos ? o fato de outras pessoas fazerem dessa condi??o algo engra?ado e constrangedor.

Uma a??o preventiva ? fundamental para a ajuda da gagueira.

Como e onde podemos criar a a??o preventiva?
Inicialmente, informando aos pais sobre o desenvolvimento da linguagem na crian?a. Vamos repetir as belas palavras do saudoso dr. Pedro Bloch [ Uma crian?a que fala ? um milagre t?o maravilhoso que quase n?o nos damos conta dele!

Sobre o desenvolvimento da linguagem, j? mencionamos em outra ocasi?o, mas repetir ? sempre bom. Observamos que a crian?a traz consigo a capacidade extraordin?ria de se comunicar atrav?s da palavra falada. Quando o rec?m-nascido entra em contato com o mundo sonoro, vai desenvolvendo a capacidade de falar. No momento em que a fam?lia ouve as primeiras palavras, enche-se de alegria e contentamento, e, na tentativa de fazer a crian?a repeti-la, pelo mero prazer de escut?-la, acaba fazendo de cada nova palavra um espet?culo da repeti??o.

Outra informa??o pode ser feita nas escolas, tanto para familiares como para o corpo de professores e outros profissionais que l? trabalham. Palestras, cursos, cartazes informativos podem surtir bons efeitos no aux?lio de informa?es sobre a comunica??o da crian?a, conseq?entemente, sobre a preven??o ? gagueira.

Dicas que podem auxiliar os pais e a escola

  • Observar atentamente a mudan?a no ritmo da fala da crian?a.
  • Ao verificar qualquer hesita??o, evite interromper a fala e tente encorajar a crian?a.
  • Falar devagar e com voz tranq?ila ajuda a diminuir a ansiedade.
  • Evitar as situa?es constrangedoras com colegas na escola.
  • Prestar aten??o se a leitura em voz alta pode deix?-la constrangida.
  • Mais uma vez devemos lembrar que gagueira n?o tem gra?a, tem tratamento. Pediatras, fonoaudi?logos, psic?logos, psiquiatras s?o profissionais qualificados para ajudar no tratamento da gagueira.


    Cal Coimbra
    ? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com