Artigo
A interfer?ncia do estresse na voz

::: 16/06/2006

N?o sabemos como o ser humano come?ou a falar. As hip?teses multiplicam-se. O que sabemos com certeza ? que os animais em geral e as esp?cies mais avan?adas como o chimpanz?, por exemplo, comunicam-se por ru?dos vocais acompanhados de atitudes corporais e gestos, defensivos ou ofensivos.

O estudo dos mam?feros demonstra claramente que os sons vocais foram de in?cio um acompanhamento da express?o corporal. Os sons vocais, as atitudes corporais e os gestos tornam-se t?o mais intensos quanto mais estressado o animal.

Tudo indica, portanto, o acerto da rela??o entre express?o corporal e comunica??o vocal. E, se a voz ? por excel?ncia o instrumento de comunica??o, parece l?gico supor que a nossa comunica??o verbal tenha surgido dessa comunica??o vocal.

A voz falada, mais do que um simples instrumento de comunica??o, desde a antig?idade e em diferentes campos de a??o, ela torna-se n?o s? o meio de excel?ncia da comunica??o social, mas, sobretudo, profissional, onde eclodem e desenvolvem-se pequenos e grandes conflitos psicossociais.

A experi?ncia cl?nica tem evidenciado cada dia mais a influ?ncia dos fatores emocionais e das condi?es de vida nos dist?rbios som?ticos em profissionais que utilizam a voz para o trabalho. Pol?ticos, professores, padres, locutores, atores, pregoeiros, cantores, radialistas, agentes de sa?de, vendedores s?o exemplos desses profissionais. A preven??o de fatores comportamentais desencadeantes do estresse s?o orienta?es b?sicas para o trabalho vocal.

O estudo sobre psicossom?tica vem sendo enriquecido pelo desenvolvimento dos estudos em psicologia, sociologia, neuroci?ncia, psicofisiologia e fonoaudiologia, especificamente sobre altera?es vocais, que est?o associadas ?s diversas manifesta?es do corpo e do psiquismo.

Assim, podemos afirmar que a psicossom?tica vem demonstrando ser a forma mais abrangente e privilegiada de estudo da natureza do estresse relacionado ?s altera?es vocais. Sofremos de estresse muitas vezes, e os estudos mais recentes t?m confirmado a natureza das rea?es org?nicas, glandulares, m?sculo-esquel?ticas e circulat?rias nas condi?es de estresse.

Esses estudos dilataram-se de tal forma na atualidade, que o conceito de psicossom?tica ultrapassou em muito o campo restrito da medicina org?nica. As primeiras percep?es das rela?es entre o ps?quico e o org?nico tamb?m ultrapassaram os estudos voltados para a doen?a mental, caminhando para o campo da psicossom?tica.

Ent?o, estudos sobre o estresse e as doen?as psicossom?ticas acabaram se unindo num s? campo, e hoje podemos utilizar esses estudos quanto ? interfer?ncia nas altera?es vocais.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com