Artigo
Fonoaudiologia e internet

:::19/06/2007

Computador com uma mat?ria do Direitos Humanos da ACESSA.com na tela Em pleno s?culo XXI, tentar ignorar os benef?cios que a tecnologia nos traz torna-se muito dif?cil. ? fato que a internet faz parte de nossas vidas, atualmente, e que precisamos cada vez mais aprender a utilizar esta ferramenta de modo a trazer benef?cios a todos que a ela t?m acesso.

Os recursos de ?udio e v?deo s?o in?meros e a qualidade de reprodu??o, cada vez torna-se mais aprimorada. O fonoaudi?logo que quiser lan?ar-se neste campo dever?, sobretudo, contar com hardwares e softwares espec?ficos e atualizados, lembrando-se que deve ter como princ?pio o exerc?cio da sua atividade em benef?cio da pessoa humana e da coletividade, mantendo comportamento digno sem discrimina??o de qualquer natureza e, ainda, atualiza??o cient?fica e t?cnica necess?ria ao pleno desempenho da atividade.

A fonoaudiologia como ci?ncia deve acompanhar os avan?os cient?ficos e tecnol?gicos e expandir seu universo de assist?ncia. V?rias s?o as situa?es nas quais o profissional fonoaudi?logo poder? atender seu cliente atrav?s da internet. In?meras vezes a atua??o fonoaudiol?gica ? realizada com orienta??o a fam?lia ou ao cuidador e, at? mesmo, ao cliente. Este tipo de interven??o pode ocorrer atrav?s da internet.

Da mesma maneira que a intera??o ? sumamente importante na rela??o presencial, ela mant?m-se na rela??o virtual e a? reside a possibilidade ou impossibilidade de qualquer atua??o terap?utica.

A viol?ncia dos centros urbanos, a dificuldade de locomo??o, a dimens?o continental do pa?s em que vivemos s?o fatores que impulsionam, cada vez mais, aqueles que t?m acesso ? rede mundial de comunica??o e informa??o - internet - a buscarem o maior n?mero poss?vel de servi?os que sejam atendidos por este meio.

A pessoa tem hoje em suas m?os um recurso tecnol?gico que tornou o mundo sem fronteiras, sem dist?ncias. A cada dia novos avan?os cient?ficos e tecnol?gicos apresentam-se ? popula??o. O conhecimento de novos m?todos e t?cnicas deixou de ser privil?gio de alguns. Com a internet, pode-se, em tempo real, isto ?, no mesmo momento em que um fato acontece no Brasil, ter-se conhecimento dele no Jap?o, ou na Europa, ou em qualquer parte do planeta.

O mundo cient?fico, esta camada privilegiada do planeta, deve, mais uma vez, contribuir com a dist?ncia entre as classes sociais e utilizar as v?rias m?dias de modo a proporcionar melhor qualidade de vida ? popula??o em geral.

Necess?rio se faz que se rompam as barreiras do preconceito ao desconhecido e se adentre mais ao conhecimento das tecnologias da comunica??o e a informa??o e se aprenda, tamb?m, a utiliz?-Las em prol da sa?de das pessoas, como ? o caso da fonoaudiologia.

Colabora??o da fga. Maria Aurea Souto, professora efetiva da UNCISAL - Universidade de Ci?ncias da Sa?de de Alagoas.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com