Professor Herm?genes O mestre da yoga no Brasil fala sobre sua mudan?a radical de vida e da urg?ncia do homem moderno sair da normalidade

Renata Cristina
Rep?rter
27/06/2007

"Deus me livre de ser normal". ? assim que o precursor da yoga no Brasil encara a vida. Jos? Herm?genes de Andrade Filho, chamado de Professor Herm?genes, conheceu a filosofia oriental aos 35 anos. "Precisava de algo transcendental, que me tirasse da normalidade", recorda.

O resultado dessa op??o, em uma ?poca em que n?o se falava de yoga no Brasil, est? em uma academia, no Rio de Janeiro, e uma s?rie de livros traduzidos em diversas l?nguas. Seu maior sucesso editorial, "Auto perfei??o com Hatha Yoga", foi o primeiro manual da filosofia publicado em l?ngua portuguesa.

O yogue tamb?m viajou pela ?ndia, Argentina e Portugal para proferir palestras e cursos. Em 1977, o professor recebeu reconhecimento internacional com o "Diploma d'Onore", em Mil?o, durante o Congresso de Parapsicologia, Psicotr?nica e Psiquiatria.

Aos 86 anos, Herm?genes esbanja vitalidade, sabedoria e bom-humor. Tudo isso, segundo ele, "gra?as ? tuberculose", que levou-o a uma transforma??o profunda, atrav?s da yoga. Com sua energia interior, ele garante que tem tempo para a pr?tica de caminhada, encontros com os amigos e at? aulas de yoga semanalmente.

Em sua lista de projetos, o professor destaca a reedi??o de algumas de suas obras e promete: "V?o sair em uma edi??o lind?ssima". Al?m do trabalho liter?rio, o yogue investe em um projeto ainda maior: "Minha miss?o ? bater na porta e dizer: desperta-te", define. Confira a entrevista com o professor Herm?genes.

ACESSA.com: Como foi o seu primeiro contato com a Yoga?

Professor Herm?genes - Eu tinha 35 anos e era professor do Col?gio Militar. A partir de um diagn?stico de tuberculose, procurei mudar minha conduta de vida. A not?cia de que eu estava gravemente mal de sa?de n?o me abalou muito. Quando sai do hospital, procurei uma forma de curar outra doen?a: a espiritual. Encontrei um livro de Yoga na livraria e comecei a praticar sozinho, escondido, sem que ningu?m soubesse. Vi que Deus tinha sido misericordioso quando me escolheu para ter tuberculose. Senti uma transforma??o muito grande e profunda em minha vida.

Foto
professor Herm?genes ACESSA.com: Quando foi que o Sr. se sentiu inspirado a escrever sobre o assunto?

Professor Herm?genes - Como a mudan?a foi muito profunda, senti obriga??o de transmitir essa filosofia a outras pessoas. Naquela ?poca, ningu?m sabia de yoga no Brasil. Quando terminei meu primeiro livro "Autoperfei??o com Hatha Yoga" ? que fui ter contato com Caio Miranda, que tamb?m ? yogue. Portanto, n?o fui influenciado. Segui minha intui??o.


ACESSA.com: O Sr. acredita que o caminho para a felicidade pode ser tra?ado pela intui??o?

Professor Herm?genes - A intui??o ? uma conseq??ncia daquilo que voc? oferece. Estamos de costas para o ser, a verdade, a eternidade, o amor, a gratid?o e a sa?de. Quando o ser humano v? a possibilidade de sair desse caminho, segue a intui??o e deixa esses h?bitos. Eu, por exemplo, vivia de forma desregrada, comia carnes, tomava bebida alco?lica e deixei tudo isso para uma vida transcendental.

ACESSA.com: O Sr. criou a denomina??o para a doen?a "normose". O que seria isso?

Professor Herm?genes - ? a doen?a de ser normal. Trato do assunto com maior clareza no DVD "Deus me livre de ser normal". Seria fugir da mediocridade que, hoje, ? onipresente no mundo. Se curar desse mal implica em ser liberto, iluminado, ser um com Deus, ser livre.

ACESSA.com: Mas como sair da normalidade diante de um mundo que nos aprisiona no trabalho, nos modismos e no capital?

Professor Herm?genes - O iludido vai ter que sofrer. Ele s? vai despertar da dor. Eu era um "norm?dico", comia e bebia sem rigor, mas a tuberculose me levou ao sofrimento. Senti necessidade de algo transcendente e n?o de mediocridade.

ACESSA.com: A depress?o, a ins?nia e o stress se transformaram em vil?es do mundo moderno. Em qualquer idade, ? poss?vel conseguir a liberta??o?

Professor Herm?genes - Sim. O Yoga tem conceitos refinados de espiritualidade. Foi pensando nesses vil?es que escrevi "Yoga para nervosos". Ele tem mostrado solu?es para muita gente com essas doen?as. Tenho um livro de poemas com evidente poder terap?utico.

Foto professor Hermogenes ACESSA.com: O que o Sr. prop?e ? uma revolu??o?

Professor Herm?genes - Sim. Ela vai acontecer e j? est? em andamento. A humanidade com toda a estupidez que vive ainda ir? sofrer bastante. Criei uma religi?o, a igreja universal do ilusionismo (risos). A ilus?o seria todos os seres humanos que deixam predominar a ignor?ncia. Vivemos na suposi??o de que "falou fulano de tal". Mas precisamos entender que n?o somos um, somos o todo. O ego?smo predomina. Ainda estou iludido, supondo que eu seja Herm?genes, estou nesse corpo como um. Eu sou eterno, sou divino, assim como todos os seres humanos.

ACESSA.com: Como podemos sair dessa ilus?o?

Professor Herm?genes - A Yoga tem todas essas respostas.

ACESSA.com: Com qual freq??ncia devemos pratic?-la? Quais os h?bitos devemos adotar?

Professor Herm?genes - Quando estou falando com voc?, estou praticando Yoga no sentido espiritual. Ao sentar, ao me divertir, ao perdoar e em qualquer momento do dia ou da noite a Yoga deve fazer parte da nossa vida.

ACESSA.com: Como difundir essa mensagem entre os jovens que cada vez mais est?o seduzidos por atrativos superficiais?

Professor Herm?genes - ? necess?ria a reflex?o. Pe?o para que reflitam um pouco sobre o caminho errado que est?o seguindo e mudem o rumo de sua busca. Os jovens precisam aprender a amar, mas amar holisticamente, totalmente. N?o ? se contentar com a bagun?a er?tica. Cultivem a liberdade e tamb?m a retid?o. Ajudem sempre e n?o agridam nunca. Estudem a literatura de Sai Baba.