Artigo
Fonoaudiologia e internet - parte II

:::18/07/2007

No s?culo XV, a inven??o da escrita permitiu a inven??o do livro com o surgimento da imprensa e tornou-se grande marco na hist?ria da humanidade.

Aprender a ler e escrever ? t?o importante quanto aprender a andar, falar, amar.

Os instrumentos para escrever sofreram tamb?m algumas transforma?es ao longo do tempo, iniciando com o pincel at? chegar atualmente nos computadores.

At? hoje lutamos com m?todos de alfabetiza??o, o grande desafio no processo da leitura e escrita.

Chegou a internet e foi um boom total ! O momento para nos sentirmos na fronteira entre o antes e depois dela; entre o pincel e a caneta; a caneta e as teclas; o livro e a tela; entre o eu real e o eu virtual na hora de escrever.

Tudo isso, sem ainda mencionar como estamos aqui dentro de cada um de n?s com tanta mudan?a, cada vez mais veloz do que temos conseguido captar. Um desafio.

Para quem n?o est? sentindo a mudan?a acontecer, come?a a fazer parte do grupo do an-alfabetismo do s?culo XXI . Para quem est? percebendo este acontecimento, mas n?o consegue acompanh?-lo, por resistencia, ou porque n?o sabe por onde come?ar, tamb?m corre o perigo de an-alfabetizar-se.

Mas, como se an-alfabetizar, se j? se sabe escrever, ler, interpretar textos, pessoas inteligentes? An-alfabetizar, no meu entender, n?o ? deixar de ler e escrever, ? n?o saber como encontrar o novo vi?s da leitura e escrita; ? n?o saber mais como tra?ar as letras, costurar as palavras, transform?-las em novo sentido, conforme exige a leitura do mundo atual neste s?culo a caminho.

Estamos envolvidos num emaranhado de informa?es, que precisamos nos adaptar ao estilo que o tempo atual exige: comunica??o sem fronteiras. Quando acrescentamos ? vida nova maneira de falar e escrever, mudamos a ?tica de ver o mundo.

As palavras continuam sendo o ve?culo mais eficaz de comunica??o, e se transformam em nova estrutura, novo discurso.

Da?, revitaliza-se a esperan?a de mudarmos para comunica??o mais compreensiva, mais produtiva, mais liberta dos n?s os quais temos tentado desatar.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com