Musicoterapia: os benefócios para a comunicação

Por



Artigo
Musicoterapia:
os benef?cios para a comunica??o
::: 17/03/2003

Cantai e dan?ai juntos e sede alegres;
mas deixai cada um de v?s estar sozinho.
Assim como as cordas da lira s?o separadas e,
no entanto, vibram na mesma harmonia.
Gibran K. Gibran

A m?e e seu beb? est?o envolvidos em um di?logo muito antes dele nascer. Isso sugere que grande parte da alegria e da tristeza de uma pessoa est? em torno de liga?es ou relacionamentos afetivos durante esse per?odo de vida.


Iniciando o di?logo
A voz ? o meio mais natural de comunica??o entre as pessoas e propicia, tamb?m, a fun??o art?stica para se fazer m?sica e dan?a com o corpo. A melodia, pela sua magia e instigante beleza, constitui um dos fatores mais ben?ficos para a sa?de da comunica??o entre m?e e filho que, antes mesmo do nascimento, por volta de cinco semanas de gesta??o, j? mostra atividades de movimento corporal com ritmos especiais. O di?logo vai se iniciar quando a sensa??o desse movimento, sentido pela m?e, envolver a consci?ncia de um ser independente com extraordin?ria capacidade de manifesta?es pr?prias.

A riqueza do di?logo apresenta infinitas possibilidades de sensa?es numa ?coisinha? t?o pequena, que ainda vai ter o mundo todo ? sua espera para continuar esse processo, como facilitador de uma comunica??o saud?vel.

Ritmos musicais e movimentos corporais
O ritmo representa o suporte f?sico da m?sica. Ele vai impulsionar movimento e engrenagem na dan?a, que faz interagir fisicamente a uni?o entre duas ou mais pessoas.

Os sentidos para ver, ouvir, sentir gosto e a sensa??o de ser tocada come?am a funcionar com respostas complexas ?s emo?es e a?es desde cedo. Imaginemos toda essa capacidade mel?dica num beb?, que est? envolto por uma sinfonia de sons e vibra?es dentro de um corpo protetor, o da sua m?e, importante para a vida adulta.

A musicoterapia como facilitadora na intera??o
As can?es podem ter sons simples, mas quando se entrela?am com textos po?ticos, tornam-se ricas em harmonia, prazer e felicidade. Cantando para seu filho, a m?e libera emo??o. A escuta, pela crian?a, vai facilitar o processo de intera??o, impulsionando o canto para a imita??o e espontaneidade, extraindo da melodia, conte?do e significado. Falamos, ent?o, das estruturas b?sicas de elo ou rompimento comunicativo.

Em muitos casos, tanto em adultos ou crian?as, que perderam a capacidade de manter seus canais de comunica??o abertos, a musicoterapia tem obtido bons resultados, como apoio na dissolu??o mais r?pida desses bloqueios, sejam de estruturas b?sicas cong?nitas ou adquiridas. Fonoaudi?logos e musicoterapeutas s?o grandes parceiros profissionais nesse instigante e maravilhoso trabalho.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br