Profissionais perfeccionistas


At? que ponto ser perfeccionista contribui para a carreira e quando come?a a atrapalhar o desempenho profissional

A psic?loga e consultora em RH, Aline Salles Rocha, fala sobre pessoas que t?m como caracater?stica o perfeccionismo. Ou?a, clicando no ?cone ao lado

Clicando no ?cone, voc?
vai ouvir psic?loga e consultora em RH, Aline Salles Rocha, fala sobre pessoas que t?m 
como caracater?stica o perfeccionismo

S?lvia Zoche
Rep?rter
29/09/2006

A advogada Adriana Torquato em entrevista ? ACESSA.com 
falando os pontos positivos enegativos de ser perfeccionista No trabalho, algumas pessoas elogiam voc? n?o s? por desejar que tudo saia perfeito, mas tamb?m por fazer de tudo para que isso aconte?a. Seu impulso ? analisar os fatos nos m?nimos detalhes. Em compensa??o, outras acreditam que, apesar do servi?o ter sido bem executado, o tempo usado para isso foi em demasia.

N?o bastasse isso, voc? mesmo sente que esta "mania" de perfei??o, ?s vezes, chega no limite. A advogada Adriana Torquato (foto ao lado) conta que notou esta caracter?stica aos poucos. "A gente n?o percebe assim, logo de cara".

Tanto na vida pessoal, quanto no trabalho e nos estudos, ela tem uma preocupa??o de deixar tudo em seu devido lugar, uma a??o que vai al?m da organiza??o e da disciplina. "Sou perfeccionista e sei que chego a ser chata", ri.

Como trabalha com muito processos, a forma de deixar tudo ? m?o, ? etiquetando para identificar os materiais que guarda. "Sou a rainha da pasta", comenta. Gosta de tudo em seus devidos lugares e n?o gosta de ver algo fora do lugar que deixou. "Quem ? perfeccionista sofre com as pessoas que n?o s?o assim tamb?m. Acho que meu futuro marido vai sofrer comigo, porque ele n?o ? como eu. Ali?s, acho que eu vou sofrer mais (risos)".

Para Adriana, esta caracter?stica para sua vida ? mais positiva do que negativa. "Sou respeitada, porque sou atenta. As pessoas lembram de mim, porque eu fa?o as coisas para que tudo saia correto. Al?m disso, sou detalhista, disciplinada e fa?o planejamento para que tudo saia da forma que pensei", diz.

Adriana d? um exemplo de seu planejamento profissional. Por dez anos, ela trabalhou, respectivamente, em r?dio e televis?o. Um dia, resolveu prestar concurso p?blico, sem ter estudado, e por pouco n?o passou. "Planejei a minha vida para estudar para concurso. Fiz os c?lculos e trabalhei por tr?s anos para juntar dinheiro e poder me dedicar aos estudos nestes dois anos e passar para o cargo que eu quero. Tenho certeza que vou conseguir".

O chefe do departamento de Marketing da prefeitura de Juiz de Fora e jornalista, Jo?o M?rcio Coelho Jr., fala sobre ser perfeccionista, disciplinado e organizado O chefe do departamento de Marketing da prefeitura de Juiz de Fora e jornalista, Jo?o M?rcio Coelho Jr. (foto ao lado), se considera perfeccionista, tanto na profiss?o quanto na vida pessoal. "Visto a carapu?a", assumiu.

Ele ? respons?vel pela revis?o dos textos publicit?rios da PJF e preza pelos resultado da forma que planejou, nos m?nimos detalhes. "Batendo o olho no texto vejo se tem dois, tr?s espa?os". O subscrito da letra "o" do 1o, ? uma exig?ncia de Jo?o M?rcio. "Se uma pe?a publicit?ria chega pra mim sem o subscrito, tem que refazer. Sou conservador e perfeccionista. ? mais trabalhoso? Sim. Mas ? o correto", afirma. Profissionalmente, ele aprendeu a ser flex?vel. "J? vi pe?as publicit?rias sem o subscrito e percebi que se eu for lutar toda vez contra isso, ser? uma luta ingl?ria. Tive que me adaptar".

Aliado ao perfeccionimo, a disciplina e a organiza??o fazem parte da rotina do jornalista. Ele sabe onde deixou exatamente cada objeto. "Se n?o lembro, fa?o um caminho mental". O cuidado com os detalhes resulta em um trabalho harm?nico, mesmo que gaste um pouco mais de tempo. Isto n?o significa que Jo?o M?rcio se prenda a tarefas em detalhes que n?o chegam a lugar nenhum. "Conhe?o meu limite". Quando v? que est? se exagerando, se pergunta qual a necessidade daquela a??o. Se a resposta for "nenhuma", ele volta atr?s.

A advogada Adriana j? se viu em uma situa??o que extrapolou. "Isso faz alguns anos. Estava com pressa, saindo de casa. Quando olhei a almofada no sof?, toda 'murchinha', voltei s? pra arrumar". At? que um dia se deu conta e passa a controlar alguns impulsos. As ?nicas coisas negativas que Adriana v? em uma pessoa perfeccionista ? que muitas pessoas n?o s?o assim. "Isso pode gerar conflito e isto te frustra. A outra coisa ? que a 'pressa ? inimiga da perfei??o'. E perfeccionista ? mais devagar, porque olha tudo nos m?nimos detalhes".

Palavra de especialista

Foto da psic?loga e consultora em Recursos Humanos, Aline Salles Rocha, em entrevista ? ACESSA.com, falando sobre o perfeccionismo n?o ser uma qualidade t?o positiva como as pessoas imaginam A psic?loga e consultora em Recursos Humanos, Aline Salles Rocha lembra que h? pessoas que acreditam que ser perfeccionista ? uma qualidade vista com bons olhos por todos. "Os profissionais que fazem sele??o de pessoal n?o v?em com bons olhos esta caracter?stica, porque n?o d? para saber a dimens?o do perfeccionismo. Mas nem por isso a pessoa ser? eliminada". Isso porque h? pessoas que se dizem perfeccionistas e, na verdade, possuem um transtorno.

Quem perde muito tempo em detalhes que n?o v?o fazer diferen?a nenhuma no resultado final, deve ficar atento. Aline conta de um caso de um funcion?rio que precisava enviar um e-mail importante na parte da manh? e precisava obter a resposta ? tarde para uma reuni?o.

"Ele ficou de 8h ?s 12h da manh? redigindo o e-mail e s? enviou depois do almo?o. Era uma mensagem importante, mas que precisava ser direta e ele perdeu tempo vendo se era melhor escrever 'Bom dia' ou 'Prezados', entre outras coisas sem import?ncia". Claro que, somado a este fato, havia outras atitudes do funcion?rio que despertaram a aten??o para o problema.

O perfeccionista que sabe at? onde vai seu limite busca a qualidade no que faz e no que oferece para o outro. "Ele consegue perceber que a evolu??o acontece com o tempo, com a experi?ncia", diz a consultora. Aline lembra que o perfeccionista n?o ? ego?sta e nem quer aparecer para ningu?m. "Na verdade, ? uma satisfa??o pessoal".

Aline chama a aten??o para as qualidades como a disciplinado e organizado. "Pessoas disciplinadas e organizadas n?o s?o necessariamente perfeccionistas. Mas nada impede que seja. Uma coisa n?o anula a outra", afirma.

O conselho da profissional ? ficar atento a seus limites. "Se o perfeccionismo come?a a interferir na vida da pessoa, se come?a a gerar conflitos freq?entemente, a pessoa precisa procurar ajuda", afirma Aline.

E um detalhe. Pessoas que deixam objetos arrumados com a inten??o de saber se algu?m mexeu em seu espa?o, n?o ? perfeccionista, por mais que ela se considere. "S?o pessoas que est?o preocupadas em vigiar se esta sendo vigiada".