Terça-feira, 9 de maio de 2017, atualizada às 14h26

Coordenadoria do Idoso pretende implementar 'Centro Dia' em Juiz de Fora

Da redação

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 9 de maio, o prefeito Bruno Siqueira assinou ato de implantação da Coordenadoria de Políticas dos Direitos da Pessoa Idosa, data em que é comemorado o Dia Municipal do Idoso. O novo setor, integrado a Secretaria do Governo, pretende articular, junto com outras secretarias e órgãos envolvidos com a situação da terceira idade em Juiz de Fora, para o desenvolvimento do planejamento estratégico.

A parceria visa a implementação do Plano Municipal do Idoso, de autoria do poder Executivo, aprovada pela Câmara dos Vereadores no ano passado.

O secretário de governo, José Sóter de Figueirôa ressalta que a criação da coordenadoria tem um propósito maior de promover esta articulação institucional dentro da Prefeitura, em diversas secretarias que tem interface com tema, e as entidades que lidam com idosos no município. “A população idosa é a que mais cresce no mundo. As projeções para 2050 são que teremos dois bilhões de idosos, o que representa 22% da população mundial, principalmente nos países em desenvolvimento. Por isso, este se torna um segmento que passa a necessitar de uma atenção especial dos poderes públicos. Hoje, demos um passo muito importante para o trato do assunto na cidade”, afirma o secretário, que divulgou ao final de sua fala a primeira tarefa da coordenadoria, que será a criação do 'Centro Dia' no município – oferece acolhimento aos idosos durante o dia com assistência social e de saúde. À noite, eles retornam para suas casas, junto as famílias.

De acordo com o prefeito Bruno Siqueira a cidade já possui várias atividades para idosos nas áreas de cultural, esporte e lazer, em especial, o Centro de Convivência do Idoso. Mas, precisamos avançar para que possamos fazer um trabalho integrado junto ao terceiro setor, Legislativo, trabalhando melhor o tema. No Dia Municipal do Idoso, lançamos a coordenadoria para que esta integração possibilite o avanço das políticas de atenção e carinho com eles”.

Atualmente, quase 14% da população juiz-forana tem 60 anos ou mais. Para garantir os direitos a esta faixa expressiva da população, o coordenador Rogério Marinho, que estará a frente do órgão, diz que o propósito para implementar esta política não é apenas trabalhar com diagnóstico, mas ouvir todos, inclusive a população idosa. “Para que seja possível fazer uma agenda de trabalho envolvendo todos aqueles que tem contato com esta temática e querem construir essa nova realidade. Assim, podemos criar este Plano de Ação Integrada do Idoso, garantindo o que está no Estatuto do Idoso”. Marinho completa que uma agenda de trabalhos já foi apresentada para a Secretaria de Governo. “Vamos começar a pensar nestes prazos, após organizar um grupo de pessoas chaves, estudiosas do assunto, que possam contribuir para o trabalho”.

O coordenador destaca que o Centro Dia já está em processo de formatação e prevê que em seis meses a proposta poderá ser apresentada para implementação. “Na reunião da Comissão do Idoso, no próximo dia 16, na Câmara, chamaremos outras pessoas para compor o grupo de trabalho e a partir dali vamos definir qual o papel deste Centro. O serviço pretende prevenir para evitar o acolhimento institucional, o abrigo. Queremos dar condições às famílias para que possam ter um espaço para deixar o idoso e ao final do dia retornar para casa”, destaca. Além de ações pontuais, a Coordenadoria pretende fomentar discussões sobre os temas relacionados a terceira idade em seminários, além de tratar formas de descentralizar os serviços oferecidos para esta parte da população.

Representantes de vários órgãos e instituições estavam presentes na solenidade. A Comissão do Idoso, da Câmara dos Vereadores, esteve representada pela legisladora Ana do Padre Frederico, que lembrou da programação especial desta semana, em comemoração ao dia municipal. Nesta terça-feira, 9, às 17h, a Câmara vai homenagear os centenários de Juiz de Fora. Serão 23 idosos acima de cem anos - 15 mulheres e oito homens - serão agraciados.

ACESSA.com - Coordenadoria do Idoso pretende implementar Centro Dia em Juiz de Fora