• Assinantes
  • Zona Pink

    Estudo sobre Miss Brasil Gay é destaque em Congresso Artigo do turismólogo e mestrando em comunicação, Marcelo do Carmo,
    vai ser apresentado no Intercom, em Santos

    *Guilherme Arêas
    Colaboração
    03/08/2007

    Analisar como a mídia impressa de Juiz de Fora repercute um dos acontecimentos de maior destaque na cidade, o Miss Brasil Gay. Esse é o objetivo do "Miss Brasil Gay - JF/MG: a representação midiática de um dos maiores eventos gays do país", artigo do turismólogo e mestrando em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcelo do Carmo.

    Marcelo, que é professor de turismo, consultor em hotéis, bares e restaurantes e produtor do Miss Brasil Gay, ainda recolhe material para realizar a análise, mas já percebeu grandes mudanças na cobertura do evento pelos jornais da cidade.

    "Até 1992, o Miss Gay ganhava destaque apenas nas colunas sociais. De lá pra cá, ele começa a fazer parte dos cadernos de turismo e economia, além de ganhar matérias maiores nos jornais. Para o grande público, isso talvez seja imperceptível. Mas pode significar que Juiz de Fora caminha na exclusão do preconceito", destaca.

    Uma das bases teóricas que fundamentam o estudo de Marcelo são as obras do escritor, dramaturgo, tradutor, jornalista, roteirista e diretor de cinema, João Silvério Trevisan. "Até muito tempo atrás, ele era visto como um autor 'maldito', principalmente em relação a um de seus principais livros, "Devassos no Paraíso". Hoje, as suas idéias, em relação aos homossexuais, defendidas nos livros, são mais bem aceitas", lembra Marcelo.

    Outra questão que deve ser levantada no estudo é em relação à existência, ou não, de uma identidade homossexual. À princípio, Marcelo acredita que não. "Acho que não dá pra falar em uma identidade homossexual, porque essa identidade é modificada a todo o momento", defende.

    Os motivos para essa mudança é um dos pontos a ser analisados no estudo, que vai fazer parte da tese de mestrado, defendida por Marcelo no final de 2008. Mas, por enquanto, os estudos preliminares, vão ser apresentados no 30º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Santos, entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro.

    O congresso é organizado, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O órgão tem o objetivo de discutir os vários assuntos que tangem a comunicação social, através de congressos, pesquisas em grupos, prêmios, publicações e incentivo à formação acadêmica. O Intercom 2007 traz o tema Mercado e Comunicação na Sociedade Digital.

    *Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.