Quarta-feira, 20 de agosto de 2014, atualizada às 15h50

Parada Gay de Juiz de Fora será na Batista de Oliveira. Evento não sairá pelas ruas

Jorge Júnior
Editor
raibow

Às vésperas de ocorrer a 12ª Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora, o Movimento Gay de Minas Gerais (MGM) emitiu comunicado (abaixo) informando sobre a mudança do evento - que não sairá em desfile pelas principais ruas de Juiz de Fora, como ocorre tradicionalmente.

Segundo o presidente do MGM, Marco Trajano, a alteração se deve à nova legislação do Corpo de Bombeiros, que quando há previsão de trios elétricos em andamento em evento, a organização precisa fazer e apresentar para aprovação com, no mínimo dez dias úteis antes da data prevista, o Projeto de Eventos Temporários (PET) conforme a Instrução Técnica 33. A medida sofreu uma alteração publicada em 2013. "Como todos os anos, foi realizada na última sexta-feira [15 de agosto] uma reunião com todos os órgão envolvidos na programação. No encontro, fomos surpreendidos com essa informação. Nunca foi solicitado pela corporação esse projeto para a parada acontecer. "De acordo com a resolução normativa 33, o projeto prévio do evento deixa de ser necessário por ser um ato de caráter cívico, mas o Corpo de Bombeiros considerou o evento de alto risco e fez essa mudanças", conta, afirmando que mesmo em cima da hora, o movimento se propôs a fazer o projeto, mas analisando, juntamente com o advogado e o engenheiro da entidade, se chegou a conclusão que a opção seria fazer uma atração sem desfile pelas vias.

Contudo, para não atrapalhar o trânsito da principal avenida da cidade, a Rio Branco, que ficaria fechada por cerca de seis horas (de 12h às 18h) por conta do Parada do Orgulho Gay, foi decidido alterar o local, passando para a rua Batista de Oliveira, esquina com o Calçadão da rua Halfeld. "Não vamos prejudicar o tráfego de veículos e nem atrapalhar os turistas. Esse não é objetivo do MGM. Queremos agir de forma correta, ética e de acordo com o que prevê a legislação."

Entretanto, Trajano critica a falta de comunicação dos Bombeiros. "Se tivessem falado em tempo hábil teríamos agido conforme a lei, pois sempre fazemos projeto para a realização da Cidade Raibow."

Mesmo com a alteração, o representante garante que a programação vai manter a mesma qualidade dos outros anos. "Todos os DJ's farão shows, mas a diferença é que terá um palco plano para as apresentações dos performances."

Prevenção

De acordo com o assessor de comunicação dos Bombeiros, capitão Marcos Santiago, a exigência está dentro da Legislação de Prevenção contra Incêndio e Pânico vigente em Minas Gerais. "As normas estão previstas na legislação. Estamos visando a segurança da população, principalmente dos participantes do evento. Os Bombeiros a cada dia vem intensificando as ações de prevenção."

O tema da parada deste anos é #SomosTodosFemininos e tem como rainha a artista plástica Karina Santana. O evento começa às 12h.

"12ª Parada do Orgulho LGBT de Juiz de Fora
Nota de Esclarecimento

Pelo 17º ano consecutivo o MGM – Movimento Gay de Minas estará realizando o Juiz de Fora Rainbow Fest. E pela 12ª vez, a Parada do Orgulho LGBT de Juiz de Fora, passeata de reivindicação de direitos promovida pelo movimento LGBT da cidade. Nessers anos todos, sempre contamos com o apoio dos órgãos públicos, entre eles a Prefeitura, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Durante a última reunião geral, no dia 15 de agosto, fomos avisados pelo Corpo de Bombeiros que sua legislação sofrera alterações e que deveríamos ter submetido à análise um projeto do evento, com um prazo mínimo de 10 dias úteis, exigido a partir desse ano. Como esse prazo já havia se esgotado, isso inviabilizava a Parada no seu formato original.

Uma vez que em todos esses anos, o MGM sempre se pautou por cumprir as determinações legais para a realização de seus eventos, a solução encontrada para garantir a realização da 12ª Parada do Orgulho LGBT de Juiz de Fora será realiza-la com um trio elétrico estacionado na Rua Batista de Oliveira, esquina com o Calçadão da Rua Halfeld, das 12h às 18h, com apresentação de artistas, DJs, discursos e palavras de ordem.

O MGM lamenta as alterações no formato original da Parada do Orgulho LGBT de Juiz de Fora tão em cima da hora e espera que a população se faça presente no sábado, a partir das 12h no Calçadão da Rua Halfeld. A Diretoria"

ACESSA.com - Parada Gay de Juiz de Fora ser? na Batista de Oliveira