Sa?de e solidez familiar A madeira ? imprescind?vel para a harmonia do lar porque remete ? uni?o

Marinella Souza
*Colabora??o
30/11/07

Cada vez mais as pessoas est?o buscando um equil?brio interno e utilizam v?rios recursos para isso. Um desses recursos ? o feng shui, uma t?cnica de decora??o que busca a harmonia do ambiente atrav?s dos elementos da natureza. A madeira ? um desses elementos de fundamental import?ncia nesse processo.

A madeira se refere ? sa?de e a harmonia familiar. Ela representa o crescimento e a renova??o de todas as coisas vivas e, segundo a especialista na t?cnica do feng shui, Dion?zia Savino, "essa energia se expande, desenvolve, ap?ia e cria recursos para uma vida melhor".

A especialista explica que a solidez da madeira proporciona uma atmosfera de uni?o familiar e aconchego. "Quando voc? coloca um objeto de madeira em um espa?o, as pessoas que por ali passarem v?o experimentar uma gostosa sensa??o de bem-estar", diz ela.

Isso se d? porque a madeira ? um elemento s?lido e forte e essa solidez inspira a uni?o familiar. Dion?zia conta que isso j? foi comprovado. "Eu j? fiz um estudo em v?rios ambientes que me mostraram a import?ncia da madeira no ambiente. As pessoas se harmonizaram depois da entrada da madeira", revela.

A import?ncia do som no feng shui

Foto de Dion?zia Savino Outro fator de relev?ncia na harmoniza??o de um ambiente ? o som. Os sons permitem que a energia flua melhor, em especial, na aus?ncia de ventos. Para Dion?zia, o som confirma nossa exist?ncia.

"Se voc? coloca um piano aberto ou um viol?o em um lugar que lhe permita dedilh?-lo sempre que poss?vel, isso lhe d? a certeza de que est? vivo", acredita a especialista. Dion?zia acrescenta que, o ideal, ? que instrumentos musicais como o piano e o viol?o devem estar em uma ?rea onde os amigos tenham acesso imediato e devem ser sempre tocados.

Mas Dion?zia garante que n?o ? preciso que o dono da casa ou seus convivas sejam ex?mios m?sicos. "N?o precisa saber tocar o instrumento, basta brincar com os sons que ele emite e deixar que a energia se expanda", explica.

Bambu tamb?m ? madeira

Foto de
mensageiros do vento de bambu Nesse terreno dos sons, o bambu ? um elemento bastante utilizado porque transmite um som apraz?vel e tamb?m ? considerado como madeira. Segundo Dion?zia, objetos leves como flautas, p?ndulos, sinos de vento devem ser explorados na decora??o, pois remetem ? pureza do bambu.

Sua flexiblidade contrasta com a dureza da madeira e ? fundamental para harmonia familiar. Para serem realmente unidos, os membros de uma fam?lia devem ter jogo de cintura para lidar habilmente com seus conflitos, e o bambu remete a isso.

Al?m disso, Dion?zia explica que, a energia n?o encontra obst?culos no bambu. " Como n?o h? nada que a bloqueie, a energia flui melhor, com muito mais facilidade e isso garante a atmosfera de bem-estar do ambiente", comenta a especialista.

Foto de
mensageiros do vento de bambu Dion?za conta que nem sempre ? preciso utilizar o elemento madeira para que sinta os efeitos que ela causa."Muitas vezes eu prefiro trabalhar com as cores",diz. Segundo Dion?zia, cada elemento da natureza ? simbolizado por uma cor e, no caso da madeira, essa cor ? o verde.

A madeira, em seu nascedouro ? verde e, por esse motivo, a cor verde exerce uma influ?ncia muito forte nos ambientes. ? poss?vel conseguir os efeitos proporcionados pela madeira sem que o elemento esteja presente no ambiente.

"Qualquer objeto na cor verde ? capaz de despertar a uni?o e a for?a de uma fam?lia, bem como gerar uma sensa??o de aconchego, desde que, esteja bem equilibrado com os demais elementos", acrescenta Dion?zia.

Dion?zia explica que seu car?ter de solidez ? melhor trabalhado se colocado na ?rea da sa?de e da fam?lia. "No bagu?, essa ?rea fica na parede ? esquerda da entrada principal", ensina.