Brincar de mudar o mundo: Jogo Oásis vai construir horta na Casa da Criança

Organizadores mobilizam voluntários para mais uma edição do jogo que transforma sonho em realidade, através de ação coletiva

Angeliza Lopes
Repórter
12/05/2015
oasis

Em sintonia com o projeto Um Presente de Futuro, em comemoração aos 165 anos de Juiz de Fora, nos próximos dias 16 de 17 de maio, de 9h às 17h, organizadores do Jogo Oásis pretendem reunir voluntários para a construção de uma horta, para as crianças da Casa da Criança Jacinta e Francisco, no bairro Retiro. A ação é uma das etapas do jogo, mobilizado pelo Instituto Elos, que pretende servir de ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos. A proposta está em sua quarta edição em Juiz de Fora e já mobilizou comunidades dos bairros Vila dos Sonhos (2012), na Escola Internacional Saci (2013), no Teixeiras e no bairro Jardim Casablanca.

Composto por jogadores voluntários e comunidade, o projeto entende como comunidade uma definição ampla que envolve diversos atores sociais, como moradores, ONGs, governo local, lideranças e empresas. O organizador do Oásis e integrante do programa Guerreiro sem Armas, Jamerson Mancio, conta que o trabalho tem como base os pilares: olhar, afeto, sonho, cuidado, milagre, celebração e re-evolução. Ele explica que inicialmente o grupo conhece a instituição ou comunidade e estabelece relações com as pessoas daquele espaço, sendo traçado a proposta de sonho (ação), que é um grande motivador e combustível para mudanças sociais. "A partir daí, realizamos o momento do cuidado para que esta ação seja concretizada, com a captação de recursos e materiais na própria comunidade ou instituição. Já o milagre é colocar a mão na massa e realizar a proposta com o apoio de jogadores voluntários e do próprio espaço."


oasis oasis

Mancio completa que, por fim, o jogo fecha o ciclo com uma pequena celebração, que motiva os participantes a pensarem nos próximos passos para novos sonhos. "A intenção é despertar a vontade de sonhar. A proposta da horta será importante para as crianças assistidas pela Casa, que passam a entender a construção em grupo da comunidade, e, junto a isso, motivá-las a entender sobre a origem dos alimentos e outros aprendizados pedagógicos. São possíveis outros projetos na instituição, como a reformulação da biblioteca e criação de uma brinquedoteca. É um terreno fértil", completa.

Os interessados em colocar a mão na massa podem fazer contato com Jamerson Mancio pela página no Facebook, ou pelo telefone (32) 9801-1440. De acordo com o organizador, não há restrição para participar, basta ter horário vago e disposição para ajudar.

Casa das Crianças

A Casa da Criança Jacinta e Francisco, localizada na rua Irmã Emeerenciana 121, no bairro Retiro atende 70 crianças carentes da cidade, meninos e meninas com idade entre 4 a 12 anos.

A Casa foi fundada em 17 de abril de 2002, por iniciativa das Irmãs da Congregação do Divino Mestre, juntamente com o Padre João Batista Boaventura Leite, C.Ss.R, sacerdote Redentorista, que atuava na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Vale da Floresta. A instituição oferece várias atividades, como aulas de música.

ACESSA.com - Brincar de mudar o mundo: Jogo O?sis vai construir horta na Casa da Crian?a