Quinta-feira, 03 de janeiro de 2008, atualizada ?s 10h45

Opera??o Veranico pretende diminuir os casos de afogamento em Juiz de Fora que tiveram aumento de 67%


Renata Solano
*Colabora??o

Segundo dados da assessoria do 4? Batalh?o de Bombeiros Militar de Juiz de Fora (4? BBM), o n?mero de casos de afogamento no munic?pio aumentou em 2007. Com rela??o a 2006 as ocorr?ncias cresceram, aproximadamente, 67%.

Com o objetivo de fazer um alerta ? popula??o sobre os riscos de afogamentos, comuns nesta ?poca do ano, o Corpo de Bombeiros j? iniciou a Opera??o Veranico que consiste em um trabalho de orienta??o para prevenir acidentes e, tamb?m, de visitas aos principais pontos de mergulho na regi?o, como o Parque da Lajinha, Lagoa da Facit, bic?o do Schefer, Cachoeira do Santa Cruz, cachoeira de Ch?cara, represa Jo?o Penido, Po?o Dantas e clubes de divers?o com piscina.

Segundo o comandante da Companhia de Preven??o e Vistoria dos Bombeiros, Capit?o Emerson Ramalho dos Santos, cerca de dez bombeiros v?o realizar a a??o por dia. "Vamos dividir em duas guarni?es de cinco pessoas cada uma e fazer a visita??o aos locais onde t?m grande n?mero de banhistas e fazer a orienta??o e conscientiza??o dessas pessoas", esclarece.

Confira algumas dicas dos bombeiros
  • N?o tome banho sozinho em lagoas e represas
  • Evite brincadeiras agressivas como "caldos" dentro d'?gua e mergulhos em locais altos e perigosos
  • Evite simula?es de afogamento
  • Sempre coloque b?ias nas crian?as e nunca as deixe sozinhas dentro da ?gua
  • N?o passeie em canoas ou barcos com excesso de passageiros e fa?a o uso de coletes, mesmo que saiba nadar
  • N?o tente salvar pessoas de afogamento, caso n?o esteja devidamente habilitado
  • Em caso de ver algum banhista se afogando, ? indicado jogar alguma bola, b?ia, corda ou mesmo garrafa pet para ajudar a v?tima

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF