Quarta-feira, 26 de maio de 2010, atualizada às 19h

Resultado de pesquisa aponta ameaça de assoreamento no Rio Paraibuna

Aline Furtado
Repórter

Os resultados de um estudo realizado no Rio Paraibuna, na altura de Chapéu D'Uvas, na região Norte de Juiz de Fora, indicaram grande suscetibilidade ao assoreamento. Trata-se do primeiro relatório de uma pesquisa desenvolvida pelo professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Evaristo Dias de Paiva.

O trabalho mede os níveis de poluição e degradação ambiental da bacia do rio. De acordo com as medições, foi verificada descarga máxima de sedimentos de 32 toneladas por dia e descarga média de 10 a 13 toneladas. Segundo Paiva, além do problema de assoreamento, o risco está nos próprios sedimentos. "Neles vêm agregados materiais contaminantes, como poluição dos rios, além de vírus e bactérias." O professor destaca que os sedimentos também serão analisados durante o estudo.

Para Paiva, a tendência é que o assoreamento seja maior em áreas descobertas de cobertura vegetal. "Como não existe barreira, os sedimentos vão se depositando ao longo do rio. Com isso, acontece o assoreamento e a diminuição da calha do rio, o que, por sua vez, pode acarretar enchentes e alagamentos. Além disso, o problema compromete seriamente o tratamento dos reservatórios de abastecimento de água."

Conforme o professor, ainda que se considere os valores mínimos encontrados, o que pode ser explicado pelo fato de o material ficar retido na Represa de Chapéu D'Uvas, o risco de assoreamento é grande e o reflexo, ou seja, o depósito, pode ser percebido ao longo do leito, no sentido Norte-Centro.

De acordo com Paiva, os resultados, frutos de dados coletados entre agosto de 2008 e julho de 2009, demonstram que é preciso reduzir a descarga de sedimentos, entre outras medidas. "Cabe aos órgãos competentes o cumprimento das legislações ambientais vigentes, assim como cuidar da revegetação de todo o entorno no Rio Paraibuna." A pesquisa continua sendo desenvolvida ao longo do rio, passando pelo Manoel Honório no sentido do bairro Vila Ideal. Os próximos passos do estudo incluem a análise da seção localizada antes de Chapéu D'Uvas, além da avaliação dos parâmetros da qualidade da água.