Projeto de empresas juniores da UFJF promove a conscientização ambiental

Resíduos eletrônicos, pilhas e até óleo de cozinha usado são trocados por prêmios, por meio do Grana Verde

Andréa Moreira
Repórter
21/3/2013
Grana Verde

Contribuir para a preservação do planeta e ainda receber diversos prêmios. Esta é a base do projeto Grana Verde, que recompensa as pessoas que descartam resíduos recicláveis de forma correta. A compensação vem através de uma moeda fictícia, que pode ser trocada por prêmios. Realizado pelas empresas juniores Porte e Mais Consultoria, sob a orientação do professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Villela, o projeto conta, atualmente, com dez colaboradores.

"A ideia surgiu durante um congresso sobre sustentabilidade que foi realizado em Juiz de Fora no ano de 2009. Mas somente agora, em 2013, conseguimos colocá-lo em prática. Para isso, contamos com o apoio da Faculdade de Engenharia, da loja Mr. Fly, além das empresas Bio Renove e Ambiente Limpo, responsáveis pela destinação correta dos resíduos.

Segundo Villela, que também é o idealizador do programa, o Grana Verde possui duas vertentes de sustentação. A primeira é estimular a preocupação com o descarte de resíduos no meio ambiente e a segunda é criar uma consciência permanente de preservação nas pessoas. "Primeiro, queremos que as pessoas contribuam com a preservação ambiental, tirando da natureza lixos que podem ser reciclados e que causam grandes danos ao meio ambiente. Do outro lado, com a premiação, queremos que as pessoas não apenas entreguem aquele resíduo e esqueçam. Na verdade, queremos que ela desenvolva a noção de acumulação. Pois esta poupança da Grana Verde sempre fará com que a pessoa veja não só a sua contribuição imediata, mas também tudo o que fez antes."

Entre os materiais recolhidos estão eletrônicos, pilhas, latinhas de alumínio e até óleo de cozinha usado. Cada item tem um valor específico, variando de GV$ 1 a GV$ 15. "A troca é realizada quando a pessoa chega com o material. Então entregamos para ele as cédulas, com um código. Depois é só a pessoa entrar no site do Grana Verde e cadastrar os valores", explica uma das participantes do projeto e estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental, Caroline Campos Teixeira.

Premiação

A estudante lembra, ainda, que a cada semana são sorteados um pen drive de 8 Gbytes e uma camisa da Mr. Fly, confeccionada com garrafas pet. "O sorteio é feito por CPF, ou seja, não importa se a pessoa tem pouco ou muita Grana Verde. Todos têm a mesma chance." Porém, os maiores colaboradores também serão premiado no final do projeto, com premiações especiais. "O Grana Verde termina a primeira etapa no dia 4 de abril. Então, resolvemos criar outra premiação para quem juntar mais Grana Verde. O primeiro colocado irá receber um tablet e o segundo e terceiro, um HD externo cada", afirma Caroline, lembrando que os prêmios só serão entregues aos ganhadores, mediante a comprovação da posse dos bilhetes Grana Verde.

Resíduos Resíduos

Sucesso

De acordo com Villella, o projeto tinha a pretensão de atender à comunidade acadêmica da UFJF. Mas, devido ao sucesso, a equipe já estuda formas de estender o Grana Verde. "Quando lançamos o programa, achamos que íamos recolher algumas baterias e pilhas. Mas o resultado nos surpreendeu. Essa primeira etapa é o nosso projeto-piloto. Depois de analisarmos todos os dados e verificarmos os resultados, queremos buscar mais parceiros para colocar o Grana Verde nas escolas de Juiz de Fora e, quem sabe, no futuro mais distante, em todo o município."

Em pouco mais de dez dias, os integrantes do programa já conseguiram recolher mais de cinco mil latinhas de alumínio, cerca de 40 monitores de computador, dez microondas, além de centenas de outros materiais eletrônicos. "Uma pessoa chegou a fretar um caminhão para trazer os resíduos. Já recebemos a ligação de uma proprietária de restaurante que tem mais de 50 litros de óleo usado. Ela contou que não sabia onde depositar", afirma Caroline.

Para o coordenador, o sucesso do projeto se deve à vontade que as pessoas têm em contribuir. "Podemos verificar que a população quer contribuir para a preservação do meio ambiente. Muitas guardam em suas casas entulhos de eletrônicos que não funcionam mais, pois não sabem onde descartar. Só o fato de conseguirmos fazer esta ponte entre as pessoas e as empresas que fazem uma destinação correta destes resíduos já é uma grande conquista," destaca Villela.

Os pontos de coleta são as sedes da Mais Consultoria Jr. e da Porte Empresa Jr., localizadas nas salas 4.242 e 4.220 da Faculdade de Engenharia, respectivamente. Os interessados em participar do projeto, devem levar os materiais até o dia 4 de abril.

Confira a tabela de valores

ValorEletroeletrônicos
GV$ 1,00 DVD
CD
Disquete
GV$ 3,00 Fone de Ouvido
Cabos (USB, HDMI...)
Calculadora
Pendrive
GV$ 7,00 Celular
Carregador
Câmera
Filmadora
Ipod, MP3
Gravadores
Teclado
Mouse
Webcam
GPS
Modem, Roteadir
Caixinhas de som
GV$ 15,00 Microcomputador
Monitor
Estabilizador
Bateria Automotiva
Impressora
Copiadora
Scanner
Fax
Máquinas de escrever
Video Cassete
Reprodutor de DVD
Video Game
Projetor
HD
CPU
Caixa de som grande
Estabilizador
ResíduoValor
1 latinha GV$ 1,00
1 pilha GV$ 1,00
1 bateria GV$ 1,00
500ml de óleo GV$ 5,00

ACESSA.com - Projeto de empresas juniores promove a conscientiza??o ambiental