Sexta-feira, 19 de março de 2010, atualizada às 19h

Outono terá temperaturas acima da média, com grande diferença entre as máximas e as mínimas

Clecius Campos
Repórter

No próximo sábado, dia 20 de março, às 14h32, começa o outono no hemisfério sul. Em Juiz de Fora, a expectativa é de temperaturas acima da média histórica registrada para os meses de abril, maio e junho. De acordo com a meteorologista do 5º Distrito, Anete Fernandes, o aumento é esperado devido à atuação do El Niño no Oceano Pacífico. "Embora o fenômeno esteja em fase de desconfiguração, sua atuação ainda é significativa. Dessa forma, até o final de março, o outono vai continuar tendo ares de verão, com temperaturas elevadas."

A média histórica aponta temperaturas variando entre 26º C e 23º C em abril, 22º C e 15º C em maio e 21º C e 13º C, em junho. Segundo Anete, a grande diferença esperada entre as máximas e as mínimas é típica da estação. "O outono é o momento de transição entre o verão e o inverno, por isso vai trazer características das duas estações." A partir de maio é esperado o predomínio do céu claro, o que pode aumentar o aquecimento durante o dia. "Porém, as temperaturas voltam a diminuir à noite", avisa. Em meados deste mês, as massas de ar frio avançam com mais facilidade, ocasionando quedas bruscas nas temperaturas. "A tendência é que o frio se instaure por alguns dias."

As chuvas nos finais da tarde ainda devem ocorrer no início do outono. Só em meados de abril é que começa a se instaurar o período mais seco da estação. "No decorrer do outono a frequência de chuvas vai diminuindo, ficando mais raras. A expectativa é de que aconteçam, quando associadas às frentes frias." Durante o outono é esperado que o volume pluviométrico siga a média histórica registrada nos meses. Em abril, o índice esperado em Juiz de Fora é de 107,1 mm. Em maio, deve chover 65,4 mm e em junho, a média prevista é de 34,2 mm.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes