Segunda-feira, 3 de outubro de 2011, atualizada às 18h52

Bancários distribuem cerca de cem litros de canja, em alusão aos banqueiros no Centro

Jorge Júnior
Repórter
bancarios

Nesta segunda-feira, 3 de outubro, a greve dos bancários, que completa sete dias, com a adesão de 54% da categoria, foi marcada pela distribuição de cerca de cem litros de canja, fazendo a alusão de que "os banqueiros não dão canja nem para os bancários nem para a população", como informa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata (Sintraf-JF), Robson Marques.

A manifestação ocorreu em frente a uma agência na avenida Rio Branco. "Foi um manifesto em apoio aos colegas do banco, que também fizeram uma paralisação nesta segunda", Marques.

Nesta terça-feira, 4, os sindicalistas vão intensificar o movimento, a fim de atrair mais bancários para a luta. "A greve está com a adesão de 95% dos funcionários dos bancos públicos. A agência da Caixa Econômica da rua Santa Rita, que estava funcionando, também aderiu ao movimento. A agência do Banco do Brasil do bairro Benfica, que também estava atendendo, entrará em greve nesta terça", diz Marques. Outra assembleia está marcada para quinta-feira, 6, às 18h30.

Em Minas Gerais

De acordo com as informações do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e região, a greve já atinge 84% de agências e centros administrativos de bancos públicos e privados na capital e no interior do estado de Minas Gerais. Dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) dão conta de que, nacionalmente, a greve também se ampliou com 7.865 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados paralisados em 25 estados e no Distrito Federal.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken