Quarta-feira, 8 de maio de 2013, atualizada às 18h20

Evento pretende revitalizar o Aeroporto Regional Itamar Franco 

 
Da Redação
Aeroporto Regional Itamar Franco

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Zona da Mata, em parceria com as entidades e lideranças empresariais e políticas locais, está se mobilizando junto às autoridades competentes em prol da continuidade dos voos de passageiros do Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, localizado entre as cidades de Goianá e Rio Novo. Diante da possibilidade da interrupção dos voos originados neste aeroporto, bem como do fim das operações ligando Juiz de Fora e região diretamente às principais capitais brasileiras – Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, a Zona da Mata se une em torno do Movimento Pró Aeroporto Itamar Franco, objetivando a mobilização da sociedade civil organizada, assim como dos poderes públicos municipal, estadual e federal da Zona da Mata mineira, a fim de impedir que isto aconteça.

Um evento de mobilização será realizado nesta quinta-feira, 9 de maio, às 18h, na sede da Fiemg Regional Zona da Mata, com o objetivo de discutir a importância do aeroporto para a economia da região e apresentar um ofício que será entregue ao Ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Sr. Moreira Franco, solicitando a continuidade das linhas aéreas de nossa região. O Movimento conta com o apoio de autoridades políticas, Sindicatos, Agências de Desenvolvimento, Associações Comerciais, entidades de classe e Prefeituras de toda a região. Na programação, consta um painel sobre o Aeroporto Regional Itamar Franco, a ser exposto pela Multiterminais Alfandegados do Brasil, empresa que administra o Terminal, e ainda a apresentação do ofício elaborado pela Fiemg Regional ZM, pela deputada federal Margarida Salomão.

O pedido de cancelamento das linhas e transferência de algumas para o Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Serrinha) foi feito pela empresa Azul Linhas Aéreas (TRIP) à ANAC no dia 09 de abril e, com a aprovação deste por parte do órgão regulador, o Terminal Presidente Itamar Franco (Aeroporto Regional) ficará sem voos comerciais, tendo em vista que a Azul é a única companhia aérea que atualmente opera no local. Esta situação contraria todas as boas expectativas econômicas, já que o Aeroporto Regional pode ser considerado como um elo entre a Zona da Mata e todo o Brasil, aspecto fundamental para o crescimento da região.

Um ofício do presidente da Fiemg Regional ZM, Francisco Campolina, foi enviado a todos os deputados estaduais e federais da região; secretários estaduais; ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e ainda ao ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O objetivo da iniciativa é mobilizar as autoridades para que se empenhem junto ao presidente da ANAC para que o Aeroporto Itamar Franco continue em operação normal, além de ter aumentado o número de empresas aéreas operando e o número de voos.

No dia 15 de abril, Campolina participou da cerimônia de lançamento da retomada da produção nacional de insulina, na sede da Fiemg (BH), evento que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff; do ministro Fernando Pimentel; e do governador Antonio Anastasia, ocasião na qual levou o caso ao conhecimento de todos. Como resultado deste pleito, o governador Anastasia encaminhou um ofício ao ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, e ao presidente da ANAC, Marcelo Pacheco dos Guaranys, no qual se posiciona contra a transferência dos voos.

ACESSA.com - Evento pretende revitalizar o Aeroporto Regional Itamar Franco