Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013, atualizada às 12h34

Defesa Civil registra 18 mortes em MG e 26 cidades em estado de emergência

Juiz de Fora

As chuvas que caem em Minas Gerais deixaram mais uma vítima no Estado. Uma mulher de 56 anos foi soterrada dentro de casa no bairro Jardim Natal, na última terça-feira, 25 de dezembro. Ao todo, apenas neste mês, 17 pessoas já morreram em consequências das tempestades em Minas, segundo a Defesa Civil (DC) estadual.

O município com maior número de vítimas é Sardoá, Zona Leste do Estado. Um deslizamento de terra matou seis pessoas de uma mesma família, na zona rural da cidade, no último dia 17. Em Governador Valadares, duas crianças também morreram soterradas em casa, no último dia 22. No dia seguinte, um homem de 56 anos morreu afogado dentro do próprio carro na avenida Cristiano Machado, uma das principais de Belo Horizonte. Segundo a DC, a água deixou o veículo completamente submerso.

Além destes municípios, nas cidades de Astolfo Dutra, Caratinga, Aimorés, Francisco Sá, Ipatinga, Timóteo, Itanhomi e Itabira uma pessoa morreu em cada um.

Emergência

A cidade de Santa Rita do Inueto se juntou a outras 25 que declararam estado de emergência ou calamidade pública em Minas na última terça-feira. O número é válido desde novembro, quando começou o período chuvoso. Além delas, cidades que já sofreram com deslizamentos de terra, alagamentos, chuvas intensas, inundações em todo o estado fazem parte da lista da DC. Outros 53 municípios comunicaram eventos similares em decorrência das tempestades, mas ainda não se encontram em estado de emergência.

Números

Ao todo, 3.410 pessoas estão desalojadas em todo o estado de Minas Gerais e outros 744 estão desabrigados. Nenhuma pessoa está desaparecida. Os danos materiais também são altos. São 6.148 casas danificadas e outras 67 completamente destruídas. Há ainda 137 infraestruturas danificadas e 41 que estão destruídas.

ACESSA.com - Defesa Civil j? registra 18 mortes em MG e 26 cidades em emerg?ncia