Quarta-feira, 18 de junho de 2014, atualizada às 11h10

Servidores municipais protestam contra proposta de reajuste de 6,5%

Eduardo Maia
Repórter
Sinserpu

Servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizaram um ato em frente à Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, para protestar contra o reajuste único de 6,5% proposto pelo Executivo em negociação salarial. De acordo com a Polícia Militar (PM), aproximadamente 300 pessoas participaram do movimento, que deve deixar o Parque Halfeld em passeata até a sede do Executivo, na avenida Brasil.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu), Amarildo Romanazi, informa que cerca de 30% do efetivo aderiu à paralisação. "Viemos mostrar a insatisfação da categoria com a proposta ruim que foi apresentada pelo município, forçar com que o governo melhore a contraproposta", reivindica.

Segundo o sindicalista, uma nova reunião com o Executivo está agendada para esta sexta-feira, 20 de junho. "Nós vamos nos reunir novamente com a prefeitura e ela promete apresentar uma nova contraproposta, a partir de um estudo financeiro. O nosso próximo passo é propor uma assembleia com paralisação na terça-feira da semana que vem para analisarmos esta proposta."

Os sindicalistas reivindicam a reposição da inflação do período de maio de 2013 a abril deste ano, sendo acrescido de 10% de reposição de perdas e mais 5% de ganho real. Além disso, pedem pelo reajuste do ticket alimentação para R$ 300, extensivo a todos os servidores ativos e também aposentados. Outra proposta é a criação de um grupo de trabalhadores para reformulação do atual plano de cargos, carreiras e vencimentos, com a criação de uma nova tabela salarial e o reenquadramento e a criação de novas carreiras.

O ato recebeu também o apoio dos professores das escolas municipais de Juiz de Fora, que estão em greve há 29 dias. Uma nova reunião com a presença de representantes do Sinpro-JF é realizada na Prefeitura e uma assembleia está agendada para as 15h no Ritz Hotel.

Prefeitura confirma nova reunião com os servidores

A assessoria de comunicação da PJF confirmou a realização de uma nova reunião nesta sexta para discutir os pontos apresentados pelo sindicato. No último dia 9, o Executivo reforçou o índice único de reajuste salarial, a partir de 6,5%, garantindo o ganho real aos servidores, a partir de maio. Entre os pontos da pauta, o Executivo sinalizou, ainda, o reajuste do tíquete alimentação para R$ 170,00, um aumento de 13,3%. A proposta não foi aceita pelos servidores em assembleia realizada no dia 10 de junho.

ACESSA.com - Servidores municipais protestam contra proposta de reajuste de 6,5%