Sábado, 2 de agosto de 2014, atualizada às 10h

Católicos celebram São Domingos de Gusmão

gusmao

No dia 8 de agosto, próxima sexta-feira, os católicos celebram São Domingos de Gusmão. Algumas comunidades da arquidiocese que recebem o nome do padroeiro, prepararam programação especial em homenagem ao santo.

Comunidade São Domingos de Gusmão – Teixeiras

A Comunidade São Domingos de Gusmão (bairro Teixeiras), da Paróquia São Geraldo, celebrará São Domingos dos dias 1º a 8 de agosto. Com o tema A Alegria do Evangelho, haverá missa às 19h, neste sábado e às 9h no domingo. Ainda no domingo, a partir das 12h, será realizado o tradicional almoço de confraternização familiar, na Escola Municipal Dr. Dilermando Martins. O cartão para o almoço pode ser adquirido no escritório paroquial da Paróquia São Geraldo ou na hora do evento. O valor é R$ 8 e o cardápio será: arroz, farofa, carne assada e salpicão. É necessário levar pratos e talheres.

Dos dias 4 a 7 de agosto, a programação continuará com santa missa todos os dias, sempre às 19h. Já na sexta-feira, 8 de agosto, dia dedicado ao santo, haverá procissão às 19h30, saindo da Matriz São Geraldo e seguindo para a Igreja São Domingos. Logo após haverá celebração.

A Comunidade São Domingos de Gusmão fica na rua Porfírio Barbosa Albuquerque 318, Teixeiras.

Paróquia São Sebastião – Santos Dumont/MG

Em Santos Dumont/MG, a Paróquia São Sebastião homenageará São Domingos. A programação será realizada dos dias 5 a 8 de agosto e terá como tema São Domingos: corajoso missionário da fé.

Haverá tríduo em honra ao santo dos dias 5 a 7 de agosto. As celebrações serão sempre às 19h. Já no dia do padroeiro, 8 de agosto, haverá às 18h30, procissão saindo da Comunidade São Jorge na Praça da Bíblia, seguindo em direção à Comunidade São Domingos. Logo após será celebrada santa missa.

A Comunidade São Domingos fica na Rua Técnico Panamá 146, Quarto Depósito.

São Domingos de Gusmão

São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha em 1170, Espanha, e pertencia à alta linhagem dos Gusmão. Homem de oração, penitência e amor à Palavra de Deus, São Domingos acolheu o chamado ao sacerdócio e foi ordenado no ano de 1203 em Osma, onde foi nomeado cônego.

No ano de 1204, Domingos seguiu para Roma a fim de obter do Papa licença para evangelizar os bárbaros na Germânia. No entanto, o Papa Inocêncio III orientou-o para a conversão dos Albigenses que infestavam todo o Sul da França com suas heresias. Desta forma, Domingos fez do sul da França, o seu principal campo de ação.

São Domingos de Gusmão morreu com 51 anos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1234.

Com informações da Assessoria

ACESSA.com - Cat?licos celebram S?o Domingos de Gusm?o