Terça-feira, 26 de agosto de 2014, atualizada às 9h e às 12h19

Após motim, cerca de 40 detentos serão transferidos do Ceresp para BH

Por volta das 21h da última segunda-feira, 25 de agosto, detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) em Juiz de Fora atearam fogo em colchões dentro das celas. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social, às 3h, agentes penitenciários controlaram o motim.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), a confusão foi contida por agentes penitenciários. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. Até o fechamento desta nota, não há informações de feridos. O Portal ACESSA.com aguarda posicionamento da Secretaria de Estado de Defesa Social.

O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado para controlar o fogo. A Polícia Militar também foi acionada, mas não precisou intervir dentro da unidade. A instituição deu apoio na área externa do Ceresp, uma vez que os próprios agentes contiveram os detentos.

Durante a ação, 23 presos sofreram escoriações leves e foram atendidos no setor de saúde do Ceresp. Eles foram atingidos por munições não letais e/ou se machucaram durante o tumulto. Todos passaram por exame de corpo de delito dentro do Centro de Remanejamento. Cinco deles foram encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas passam bem.

A ação dos agentes penitenciários foi acompanhada pelo juiz da Vara de Execução Criminal, Daniel Reche Motta.

Nesta terça-feira, o Comando de Operações Especiais (COPE), do Sistema Prisional, acompanhará os desdobramentos do ocorrido e dará apoio a transferências que devem ocorrer nos próximos dias.

A Suapi fará a transferência de 40 detentos identificados como líderes do motim para outras unidades do estado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A direção da Penitenciária instaurou um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido e avaliar os danos ao patrimônio. A unidade prisional segue sua rotina normal.