Dicas para comprar um carro usado - Parte II

Carros usados possuem um alto ?ndice de procura entre aqueles que v?o investir na compra de autom?veis. Na ?ltima semana demos dicas para comprar o semi-novo a partir da observa??o da parte externa do ve?culo (Confira as dicas aqui!). Essa semana as dicas dizem respeito ao funcionamento interno e a detalhes na documenta??o e regulamenta??o. Confira!

Observe se o n?mero do chassi gravado perto do motor, no vidro ou em outros locais, ? o mesmo que consta no certificado de propriedade do ve?culo. Os n?meros e letras do chassi e da plaqueta de identifica??o devem estar alinhados, com espa?amentos regulares e contornos uniformes.

Em um local plano, e sem fluxo de carros, freie o ve?culo soltando as m?os da dire??o. Se o carro pender para um dos lados, h? problemas no freio, suspens?o ou os pneus n?o est?o corretamente calibrados.

Cheque a compress?o do motor, reduzindo a velocidade bruscamente ou descendo uma ladeira em segunda marcha. Freie normalmente o carro. Se houver ru?do met?lico, as pastilhas est?o gastas.

Pontos de ferrugem, ?gua ou umidade embaixo dos tapetes indicam problemas na veda??o (borrachas dos vidros e portas ) ou furos no assoalho.

Com o carro parado e o motor ligado, acione o freio, mantendo o p? no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, significa que h? vazamento de flu?do de freio.

Com o carro suspenso, pressione cada roda para dentro e para fora. Se houver folga, provavelmente o rolamento est? gasto e dever? ser regulado ou trocado.

Som do motor ? um importante indicativo de seu desgaste ou bom funcionamento. Um mec?nico saber? reconhecer se o ve?culo necessita de uma ret?fica.

Confira o sistema de refrigera??o do motor. O l?quido vis?vel no dep?sito de ?gua n?o deve apresentar sinais de ferrugem ou aspecto oleoso. Os tubos de borracha n?o podem estar rachados, quebrados ou ressecados.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156