JF é 245ª do país em número de bibliotecas municipaisCenso Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais considera que a cidade tem apenas uma biblioteca para os 526 mil habitantes. Em Minas, JF ocupa 25º lugar

Clecius Campos
Repórter
30/4/2010

Juiz de Fora é a 245ª cidade do país no número de bibliotecas mantidas pelo município por cem mil habitantes. O dado é resultado do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado nesta sexta-feira, 30 de abril, pelo Ministério da Cultura, e contabiliza 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios. O estudo considera que a cidade tem apenas um espaço do tipo para a população de 526 mil pessoas (0,18/100 mil).

O número é visto com estranheza pelo coordenador da Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM), Vanderlei Tomaz. Ele afirma não entender por que foi considerado que a cidade possui apenas uma biblioteca municipal. "A BMMM tem uma sucursal no bairro Benfica, com acervo de 10 mil livros, que funciona há 25 anos e atende de 80 a 100 pessoas por dia. É temerário dizer que Juiz de Fora tem apenas um espaço."

Ele acredita que o censo deveria considerar bibliotecas municipais todas as salas destinadas a atividades nas escolas públicas. "Mesmo com acervo limitado e com restrição de consulta para alunos e comunidade, as bibliotecas das escolas tinham que ser levadas em conta." Ele pensa que a situação de Juiz de Fora não pode ser considerada crítica, devido ao número de bibliotecas comunitárias existentes na cidade. "A BMMM faz um levantamento das bibliotecas comunitárias, criadas por associações de moradores ou voluntários. Até o momento, listamos 26 prédios do tipo." Ele cita ainda a participação do poder público no fomento das iniciativas. "Por meio da Lei Municipal Murilo Mendes, a Prefeitura amparou a criação das bibliotecas dos bairros Monte Castelo e São Pedro."

Em Minas Gerais, Juiz de Fora ocupa o 25º lugar, atrás de municípios como Poços de Caldas, Santa Luzia, Ipatinga, Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, todos com mais de uma biblioteca. A capital, apesar de contar com 15 bibliotecas públicas municipais, tem índice de 0,61/100 mil habitantes, devido à população de mais de 2,4 milhões. Tal relação deixa Juiz de Fora atrás de outras cidades menores e que possuem apenas uma biblioteca, como Vespasiano, Coronel Fabriciano, Passos, Governador Valadares, Pouso Alegre e Barbacena.

Foto da BMMM Foto da BMMM
Cooperação e mapa da leitura

A BMMM tem a intenção de cooperar com as bibliotecas comunitárias da cidade. Segundo Tomaz, a ideia é fornecer publicações e realizar intercâmbio de oficinas entre as instituições. A biblioteca vai organizar ainda um mapa da leitura de Juiz de Fora. A cidade será dividida em 81 regiões urbanas e todas as bibliotecas, incluindo as presentes em escolas públicas e privadas, serão contadas. "Queremos um panorama da oferta de leitura em Juiz de Fora."

BMMM enquadrada em bons números

Tomaz faz questão de lembrar que a BMMM está enquadrada nos bons números apresentados pela pesquisa. Segundo os dados do censo, apenas 29% das bibliotecas municipais oferecem o acesso à internet a seus usuários. "Juiz de Fora participa deste percentual." Ele afirma também que a instituição é uma das que possui atividades de extensão em outros endereços.

"A biblioteca está ainda entre os 56% de instituições que realizam programações culturais variadas. Temos a oficina de leitura, exposições frequentes de acervos e eventos, como a Semana do Livro Infantil, que atraiu cerca de 150 pessoas por dia." Com acervo de 60 mil livros, a BMMM está acima da maioria das bibliotecas em volume de livros. Cerca de 400 pessoas visitam o prédio diariamente, divididas entre os setores de empréstimo e de referência.

Cinco cidades mineiras com maior número de bibliotecas por 100 mil habitantes
Posição Cidade População Bibliotecas %
20º Poços de Caldas 151.449 2 1,320577
21º Santa Luzia 231.607 3 1,295298
41º Vespasiano 101.846 1 0,981875
49º Coronel Fabriciano 105.037 1 0,952045
58º Passos 107.619 1 0,929204

Fonte: Ministério da Cultura

Endereço das bibliotecas municipais

Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM)
Avenida Getúlio Vargas 200

Biblioteca Delfina Fonseca Lima - Sucursal em Benfica da BMMM
Rua Marília 631

Os textos são revisados por Madalena Fernandes