Capitão do Corpo de Bombeiros expõe miniaturas da corporação no CCBM

Coleção de Marcos Moreira Santiago chega a 1.000 miniaturas, todas ligadas ao Corpo de Bombeiros

30/06/2014

A partir das 20h desta quarta-feira, 2 de julho, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) será a casa de 1.000 miniaturas relacionadas ao Corpo de Bombeiros, todas de propriedade de um capitão da corporação, Marcos Moreira Santiago (foto ao lado), que tem paixão pela coleção.

A exposição faz parte da comemoração do Dia Nacional do Bombeiro e reúne viaturas de bombeiros, brinquedos e equipamentos utilizados no exercício da profissão. O acervo conta com 1.000, sendo que algumas delas foram produzidas pelo próprio colecionador, outras são originais de fábrica e algumas foram doadas por amigos, sendo réplicas de veículos da França, Inglaterra e Chile. "São miniaturas variadas em diversos tamanhos e confeccionadas em diversos tipos de materiais, como metal, plástico, resina, madeira, papel e vidro. A coleção foi iniciada pela vontade de externar a paixão pelo ofício e pelo sentimento de gratidão à corporação", explica Santiago.

Uma das peças de destaque da exposição é um caminhão produzido com material reciclável (foto acima). Ao todo, foram utilizados 7.350 anéis de latas de alumínio, colados uns aos outros. As rodas foram feitas com latinhas e o teto com uma correia dentada, de um carro, que estava no lixo. "As logomarcas nas laterais, próximas à cabine, são retiradas de camisas velhas de farda, as calotas são botões de uma túnica que ficou apertada. O tanque é um extintor de incêndio com teste hidrostático vencido e o brasão na frente retirado de um quepe velho", conta o colecionador.

Santiago exibiu pela primeira vez sua coleção em 2006, em Belo Horizonte, e desde então, se entusiasmou para adquirir outras peças. Voltou à capital nos dois anos seguintes e, em 2011, no ano do centenário do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, realizou a exposição no CCBM, em Juiz de Fora. Em 2014, a exposição tem entrada franca e estará em exibição entre os dias 2 e 27 de julho, de terça à sexta-feira, de 9h às 21h, e aos sábados e domingos, de 10h às 21h.

O CCBM fica na avenida Getúlio Vargas 200, no Centro.

ACESSA.com - Capit?o do Corpo de Bombeiros exp?e miniaturas da corpora??o no CCBM