Educação

Educação a Distância é ferramenta no acesso ao ensino Crescimento dos cursos não-presenciais traz à tona a discussão
sobre as soluções para os problemas educacionais no Brasil

*Guilherme Arêas
Colaboração
29/06/2007

Entrar em uma sala de aula já não é a principal atitude do estudante do século XXI. Nem por isso, o acesso à educação fica comprometido. Acompanhar as aulas pelo próprio computador é uma realidade para alunos de várias partes do Brasil. O número de estudantes matriculados em cursos a distância cresceu 54% no ano passado em relação a 2005, segundo os dados da terceira edição do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraead). No total, são 778 mil alunos cursando o ensino acadêmico em Educação a Distância (EAD).

A fórmula que alia a tecnologia ao acesso à educação vem ganhando cada vez mais espaço no universo acadêmico. Para o diretor geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Flávio Takakura (foto abaixo), a democratização do acesso ao ensino e a fixação dos profissionais qualificados no interior são os grandes êxitos da educação a distância. "A presença dessa classe é fundamental para o desenvolvimento do interior, pois a existência dela fomenta as atividades sociais e culturais, além de atrair grandes empresas, pela mão de obra qualificada", alerta Takakura.

A expansão da EaD

Flávio Takakura O Governo Federal entrou nas discussões da Educação a Distância e, em 2005, lançou o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo o Ministério da Educação (MEC), esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, que levarão ensino público de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a toda população. Segundo dados da Secretaria de Educação a Distância (Seed), já existem 290 pólos presenciais instalados em todo o país. Os outros 174 aprovados no primeiro edital e que iniciarão suas atividades em 2007, já começaram a ser inaugurados em junho.

Para o professor Flávio Takakura, o projeto do Governo Federal deve ser levado à sério, pois representa uma ação institucional estruturada. Mas salienta que algumas questões ainda devem ser melhoradas, como infraestrutura, legislação e divulgação da UAB. Ainda segundo o professor, o grande desafio que a Educação a Distância enfrenta é, justamente, o de quebrar as barreiras do preconceito e da desinformação. "O grande equívoco cometido por uma vasta maioria da população, inclua-se aí, muitos educadores, é de que cursos a distância são de qualidade inferior aos presenciais; que são uma fábrica de diplomas", adverte Takakura.

Mas especialistas apontam que as dificuldades enfrentadas pelas duas modalidades de ensino são iguais. A tutora do curso de Administração da UFJF, Sônia Mara Marques, defende que no processo de educação não-presencial, o aluno é um dos principais responsáveis pela qualidade do ensino. "O curso a distância democratiza o ensino, flexibiliza o horário de acesso às aulas e dá todo o suporte ao aluno. Mas se ele não tiver o mínimo de disciplina não dá certo. Pretendemos formar cidadãos habilitados a trabalhar com competência", afirma a professora.

Democratização do ensino
Professores Aravena e Maurício
Com os problemas educacionais que o Brasil enfrenta, o modelo de EaD se configura como uma alternativa no processo de democratização do acesso ao ensino. "As atividades educacionais a distância permitem a flexibilização de local e tempo. As tecnologias são aliadas nesse processo, mas o desafio é proporcionar a democratização da educação de qualidade", afirma o professor José Aravena Reyes (foto), um dos coordenadores do NEAD.

Outro coordenador do Núcleo de Educação a Distância da UFJF, professor Mauricio Aguilar Molina (foto), acredita que a qualidade não é um atributo que nasce espontaneamente, mas é o resultado de ações específicas que precisam do engajamento da instituição como um todo. Nesse sentido, ainda segundo o professor, é preciso que exista um consenso em torno do que é a qualidade e como ela pode ser alcançada, o que passa por um diálogo amplo entre todos os setores que se dispõem a atuar em EaD. "O NEAD, dentro do seu planejamento, está realizando ações que visam, primeiramente, informar sobre as oportunidades que oferece a EaD e, depois, das ações necessárias para que um projeto de EaD possa ter sucesso", esclarece Maurício.

Apesar de todos os avanços que a Educação a Distância encontra no cenário atual, Maurício acredita que ainda há muito esforço a ser feito para que as barreiras sejam superadas. "Evidentemente que as pessoas são o elo fundamental. Sem uma preparação para a EaD de todos os atores do processo, não há qualquer chance de um projeto dar certo", conclui.


*Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF


Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.