Hemominas de Juiz de Fora desenvolve ações para captar doadores em julho. Número de doações caiu 30%

Por

Sexta-feira, 11 de julho de 2008, atualizada ?s 17h11

Hemominas de Juiz de Fora desenvolve a?es para captar doadores em julho. N?mero de doa?es caiu 30%



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Trabalhos em col?nias de f?rias e empresas, parcerias com faculdades e convoca??o de doadores j? cadastrados s?o algumas das a?es que fazem parte da campanha N?o deixe a sua solidariedade entrar de f?rias. Atrav?s dela, o Hemominas de Juiz de Fora pretende captar doadores e evitar que o n?mero de doa?es continue caindo.

Segundo a integrante do setor de capta??o de doadores Rosani Martins, a campanha j? come?ou a fazer efeito, mas a institui??o ainda registra queda no n?mero de doa?es. "Registramos queda de 30%", diz ela.

Na ?ltima sexta-feira, 04 de julho, a institui??o registrava queda de 40% nas doa?es. Segundo Rosani, ela est? ligada ao in?cio das f?rias e ao frio mais intenso das ?ltimas semanas. "O in?cio da campanha e a diminui??o do frio fez com que alguns doadores voltassem a nos procurar".

A campanha come?ou na ?ltima ter?a, 08 de julho, e apesar do ligeiro aumento nas doa?es, ainda n?o ? o que o Hemominas esperava. A esperan?a ? que at? a pr?xima semana as doa?es aumentem. As pr?ximas a?es v?o acontecer na Embrapa e em col?nias de f?rias nos dias 16 e 17 de julho. "Neste caso, a inten??o ? trabalhar com as crian?as para que elas possam conscientizar os pais e amigos". Ao mesmo tempo, a equipe prepara essas crian?as para crescerem com a consci?ncia de que a doa??o ? importante.

Al?m disso, as faculdades est?o enviando e-mails para os estudantes em f?rias e convidando para a doa??o. Os doadores j? cadastrados est?o recebendo correspond?ncias para que compare?am ao Hemominas. A institui??o atende 59 unidades de sa?de em 31 cidades da regi?o.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos, estar saud?vel, pesar mais de 50 quilos e n?o ter tido hepatite ap?s os dez anos de idade. ? necess?rio apresentar documento de identidade oficial com foto e dentro do prazo de validade. A vacina??o contra gripe exige um intervalo de 28 dias at? a doa??o. O Hemominas aconselha que os doadores n?o estejam em jejum. Quem for doar ap?s o almo?o, precisa aguardar, pelo menos, tr?s horas.

O Hemominas de Juiz de Fora fica na rua Bar?o de Cataguases, s/n, no centro. O telefone ? (32) 3216-3000.