Instituições se mobilizam para proteger assistidos do frio Entidades beneficentes começaram a receber agasalhos e cobertores para garantir o aquecimento de assistidos durante o inverno

Aline Furtado
Repórter
24/5/2010

Embora a estação ainda seja o outono, já começamos a sentir, principalmente durante manhãs e noites, o frio típico do inverno. De acordo com as previsões meteorológicas, há promessa de um inverno rigoroso. Assim, é hora de ser solidário e colaborar com as campanhas de doação de cobertores e agasalhos que são desenvolvidas pelas instituições beneficentes da cidade.

Segundo a auxiliar de escritório da Sopa dos Pobres, Roselaine Ribeiro Assunção, é comum que as pessoas fiquem mais sensibilizadas neste período do ano. "É só aproximar o frio para as ligações de pessoas interessadas em fazer doações começarem. Esta contribuição é fundamental para nosso trabalho."

Para o gerente administrativo do Lar Luíza de Marilac, João Batista, a ajuda que é dada aos atendidos nesta época do ano faz muita diferença. "Trabalhamos com pessoas carentes, que passam por muitas necessidades. Geralmente moram em locais afastados e o frio castiga durante o inverno."

Instituições a serem ajudadas não faltam na cidade. Há locais que assistem crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiências ou com problemas de saúde, além de moradores de rua e menores abandonados. O Portal ACESSA.com selecionou algumas instituições de Juiz de Fora que precisam de doações de cobertores e agasalhos.

Fundação João de Freitas

A instituição atende a 70 pessoas a partir dos 60 anos de idade, as quais permanecem por período integral, morando em casas-lares. As doações de agasalhos e cobertores podem ser feitas na rua São Mateus, 1350, bairro São Mateus, entre 6h e 18h. O telefone da Fundação João de Freitas é o (32) 3232-1279.

Fundação Ricardo Moysés

A instituição assiste a pessoas carentes, entre 0 e 21 anos, em tratamento de câncer nos hospitais da cidade. Atualmente, possui 111 crianças e jovens recebendo tratamento ativo, além de 328 que passam por tratamento controlado. Com a proximidade do frio, a instituição organiza o enxoval de agasalho dos atendidos. As doações podem ser feitas na sede da fundação, que fica na rua Francisco Vaz de Magalhães, 12, no Cascatinha. O telefone é (32) 3229-0002.

Grupo Casa

Com um total de 635 pessoas cadastradas, sendo 200 beneficiadas por mês, o Grupo Casa, que presta assistência psicológica e social a soropositivos, recebe cobertores. Os interessados em efetuar doações devem entrar em contato pelo telefone (32) 3217-5208. Caso haja necessidade, a entidade busca os objetos na residência do doador.

Instituto Bruno

A entidade atende a 62 surdocegos e portadores de paralisias múltiplas, prestando assistência a mais 27. A instituição recebe mantas antialérgicas, as quais podem ser doadas na sede, que fica na rua Paula Lima, 243, no Jardim Glória. O telefone  é (32) 2102-4334.

Lar Luíza de Marilac

A instituição, vinculada ao Conselho Central Diocesano da Sociedade São Vicente de Paula, tem atualmente 500 famílias cadastradas. Precisa de doações de cobertores e agasalhos, que podem ser entregues na rua São Sebastião, 412. O telefone para contato é (32) 3215-0354. A entrega dos cobertores e agasalhos deverá ser feita até o mês de junho.

Sopa dos Pobres

A entidade, que assiste a 210 pessoas, está desenvolvendo uma campanha para arrecadação de cobertores, que deverão ser distribuídos no mês de junho. Além disso, os interessados podem colaborar com agasalhos para adultos e crianças. Para doar, basta entrar em contato pelo telefone (32) 3211-8401 ou entregar cobertores e agasalhos na sede da instituição, na rua Santo Antônio, 110.

Instituto Bruno

A entidade atende a 62 surdocegos e portadores de paralisias múltiplas, prestando assistência a mais 30 e contabiliza 59 avaliados com idades que variam da infância até a idade adulta. A instituição está em campanha para arrecadação de verba para construção da sede própria. São aceitas doações em qualquer valor. Além disso, neste Natal, arrecada leite, fraldas (tamanhos G infantil, P e M adulto), roupas e alimentos. Há oportunidade para voluntários para o projeto Carona Amiga, que consiste na condução de assistidos, atendidos e familiares para a festa, marcada para o dia 20 de dezembro. E, ainda, para pessoas interessadas em trabalhar como palhaço, pipoqueiro e na confecção de algodão doce. Doações devem ser enviadas para  rua Paula Lima, 243, no Jardim Glória. O telefone para contato é o (32) 2102-4334.