Segunda-feira, 19 de maio de 2014, atualizada às 14h40

Pronatec abre 160 novas vagas em Juiz de Fora na próxima segunda

Pronatec abre inscrições para sete novos cursos a partir do dia 26

A partir da próxima segunda-feira, 26 de maio, estarão abertas as inscrições para sete novos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Juiz de Fora. Ao todo, são 160 vagas, com turmas nos turnos da tarde e da noite.

Entre os cursos oferecidos, estão montador de veículos automotores (20 vagas), pintura industrial (20), auxiliar administrativo (20), programador web (20), operador de computador (20), auxiliar de departamento pessoal (30) e promotor de vendas (30). As inscrições serão realizadas em datas distintas para cada curso, conforme a tabela.

Inscrições na segunda-feira (26/5)

As primeiras inscrições da semana serão realizadas na segunda-feira, 26, para os cursos de montador de veículos automotores e pintura industrial. Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos para o primeiro curso e 18 anos para o segundo, além do sexto ano do Ensino Fundamental completo. Ambas as turmas serão oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) - Centro Integrado de Desenvolvimento do Trabalhador Dr. Luiz Adelar Scheuer (CIDT), localizado no Bairro Barreira do Triunfo.

Neste dia, não haverá inscrições exclusivas para o público prioritário (formado por beneficiários do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de pessoas inscritas no cadastro reserva de turmas anteriores). Todos os interessados, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal(CadÚnico), poderão realizar a pré-matrícula.

Inscrições na quinta-feira (29/5)
Na quinta-feira, 29, serão realizadas inscrições exclusivas para o público prioritário. Serão oferecidas vagas para os cursos de auxiliar administrativo, programador web, operador de computador, auxiliar de departamento pessoal e promotor de vendas. No ato da inscrição, será necessária a apresentação do comprovante do recebimento do benefício.
Todos os cursos são voltados para pessoas com pelo menos 16 anos, sendo que alguns exigem o Ensino Médio incompleto, e outros, o sexto ano do Ensino Fundamental completo.

Inscrições na sexta-feira (30/5)
O último dia de inscrições será realizado na sexta-feira, 30. As inscrições serão abertas para as demais pessoas inscritas no CadÚnico, com a oferta das vagas remanescentes do dia anterior. Após o esgotamento das vagas, será realizado um cadastro-reserva, que garante prioridade em novas inscrições no decorrer do ano ou para o caso de possíveis desistências.
As vagas que não forem preenchidas após as duas etapas de inscrições ficarão disponíveis no cadastro online do Pronatec, dez dias antes da data de início do curso ofertado, através do site.

Como se inscrever

Os interessados devem comparecer à sede da SDS, localizada na rua Halfeld, 450 - 5º andar, das 8h às 11h30 ou das 14 horas às 17h30, apresentando o CPF, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS). Em caso de menor de 18 anos, é indispensável a apresentação do CPF do responsável. As pessoas que não possuem o NIS deverão procurar, com antecedência, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de referência do seu bairro, para que seja realizado um agendamento na unidade e, posteriormente, feita a inscrição no CadÚnico.


Com informações da PJF

ACESSA.com - Pronatec abre 160 novas vagas em Juiz de Fora na pr?xima segunda