Educação

Mercado para dubladores é restritoProfissão pode ser exercida apenas em dois grandes centros do país, Rio de Janeiro e São Paulo. Para ser dublador, é preciso ter registro profissional de ator

Clecius Campos
Repórter
22/1/2010

O mercado para o exercício da profissão de dublador de filmes e desenhos animados é restrito no Brasil. O ofício pode ser desempenhado apenas nas capitais dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde ficam todos os estúdios de dublagem profissional no país. De acordo com o dublador juizforano, Francisco Brêtas, o melhor modo de ingressar na profissão é procurar um curso profissionalizante e ir para os grandes centros.

"Não é um meio simples de entrar. É preciso persistência e talento. O caminho é estudar e desenvolver a arte de representar, em escolas de artes dramáticas e grupos de teatro, e nunca desistir. Quem tem um sonho, tem um fôlego a mais para tudo o que faz", afirma. Para ser dublador profissional, é preciso ainda ter registro de ator profissional, expedido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Para a dubladora Maíra Góes, para emplacar na profissão, o candidato deve ter talento, sorte e perseverança. "A dica é ir aos estúdios, conversar com os diretores e pedir uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. No início da carreira, a pessoa não dubla muito bem, mas o diretor pode enxergar um bom ator, que tem noção de sincronismo." Segundo Maíra, dada a chance, é preciso que o dublador saiba aproveitar. "No início, o estúdio vai chamar o iniciante para fazer uma pontinha. O importante é não jogar fora a chance de dizer um boa noite, senhor, com interpretação."

Na capital carioca, cerca de 340 dubladores trabalham nos 17 estúdios existentes. De acordo com Maíra, a rotina corrida não permite que os diretores deem muita atenção a iniciantes. "Os estúdios já conhecem os bons profissionais e recorrem a eles. Há também a questão das vozes que são conhecidas do público e dificilmente são mudadas."

Rotina corrida e remuneração

Ao chegar ao estúdio, o dublador tem duas chances para se familiarizar com o texto. "O diretor assiste todo o filme antes e divide as cenas em anéis ou loops de 20 segundos. Então ele diz quem você é, conta um pouco da história e passa o texto para uma lida inicial. O segundo contato com o script é o ensaio e a terceira vez já é a gravação", explica Brêtas. Segundo ele, um dublador experiente grava 30 anéis em uma hora de trabalho. "A dublagem de atores como o Jim Carrey é mais demorada, pois demanda mais interpretação, por causa das caras e bocas."

Segundo Maíra, a remuneração de quem trabalha bastante é satisfatória. Para a dublagem de homevideos (filmes para televisão e DVD, por exemplo) a cada 20 loops a remuneração é de R$ 73*. Para a dublagem de filmes para o cinema, os 20 loops têm valor de R$ 219*. "O dublador de um personagem principal grava cerca de 80 loops por filme. É só fazer as contas."

Diversão e reconhecimento

Montagem de Francisco Bretas e de Hyoga de CisnePara Brêtas, trabalhar interpretando de forma tão peculiar é o grande fascínio da profissão. "Como toda criança tipicamente mineira, passei muito tempo na frente da TV, encantado com as vozes. Criar impostações fortes para personagens de animes [desenhos animados japoneses], vozes caricatas para outros desenhos animados ou formas irônicas de falar, quando se faz um vilão, é muito divertido."

Para Maíra, trabalhar todos os dias com interpretação é o "grande barato da história". "A gente sai de um estúdio de onde acaba de fazer uma vilã, depois vai dublar um desenho divertido. Mais tarde é a hora de fazer a mocinha. É preciso muita versatilidade e esse é um desafio maravilhoso."

Brêtas participa de eventos de animes por todo o país, representando um dos personagens mais queridos dos fãs de desenhos japoneses (animes), o Hyoga de Cisne, de Cavaleiros do Zodíaco. "Os fãs das sagas ficam fascinados e sabem mais do que eu mesmo. Além do Cisne, sou conhecido por ter dublado todos os seriados japoneses antigos, como Jaspion, Changeman, Flashman, Jiban, Jiraia. Tem ainda os filmes como O mentiroso, dublando Jim Carrey, Jake Gyllenhaal em Brokeback Mountain, recentemente, o Aro de Lua Nova para o cinema e por aí vai... É muita coisa."

Maíra deu a voz brasileira à personagem Dori do longa-metragem Procurando Nemo e, desde então, viaja o país com o marido, também dublador, Marcelo Garcia. "Dublo a Keira Knightley em quase todos os filmes, de Piratas do Caribe a Orgulho e Preconceito. Fiz ainda Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, Arquivo Morto, American Pie, Grey's Anatomy, O Incrível Huck, Missão Impossível 3, Heroes... Não dá para lembrar de tudo."

Curso

Foto de Maíra dublandoMaíra é professora de um curso para dubladores no Rio de Janeiro. Durante as classes, são dados exercícios de cognição, desinibição e reflexos, durante 15 minutos por aula. O restante do tempo é todo dedicado à dublagem. "Antes de entrar no curso, o aluno é avisado de que para ser dublador profissional é necessário o registro. Para adultos, o curso tem quatro meses, sendo realizada uma aula por semana, de três horas de duração. As crianças têm um mês a mais de aulas."

Segundo Maíra, o mercado é bom para os pequenos. Nos estúdios do Rio de Janeiro, a procura por crianças dubladoras é grande. "A mudança de voz é a grande responsável. Uma criança com nove anos consegue dublar um personagem de sete. Daqui a dois anos, a voz muda e não é mais possível. Por isso, a grande rotatividade."

A dubladora conta que muitas pessoas procuram o curso por curiosidade e como forma de terapia. "Uma de minhas alunas relatou que estava com depressão antes de estudar dublagem. Com as aulas, ela deixou de tomar os remédios e contava estar muito mais feliz e motivada. Fiquei emocionada."

*Os valores foram informados em janeiro de 2010

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.