Rem?dios para emagrecer
Pr?s e contras deste recurso

Ludmila Gusman
28/12/01

Amanda Lima Aquela cal?a que voc? tanto gosta n?o entra de jeito nenhum. O manequim que era 38 passa para 40, 42, 44...48 e a?, voc? fica desesperada. Vale tudo para voltar ao peso ideal: gin?stica, dietas, greve de fome e, at? mesmo, os chamados rem?dios naturais ou inibidores de apetite. A estudante Amanda Lima (foto) optou por este ?ltimo depois de in?meras tentativas de dietas fracassadas. Hoje, ela garante que se alimenta bem, atrav?s de uma reeduca??o alimentar com a orienta??o de um m?dico.

Depois de dois meses tomando o medicamento indicado, Amanda emagreceu 2 Kg. Apesar do resultado satisfat?rio, ela afirma que n?o ficou isenta dos efeitos colaterais. ?Quando comecei a tomar o rem?dio minha boca ficava seca, o que na verdade foi um ponto positivo, para mim. Eu passei a beber mais ?gua, coisa que n?o fazia antes com freq??ncia?. Segundo ela, a necessidade de come?ar a tomar o rem?dio para emagrecer surgiu quando percebeu que a falta de exerc?cios f?sicos estava causando mal ? sua sa?de. ?Eu entrei na nata??o e vi que estava precisando emagrecer. Procurei um m?dico e ele me indicou o Desobesi-M. At? o momento estou satisfeita?, diz.

A tesoureira C?lia Regina Ferreira n?o teve a mesma sorte de Amanda. Ela n?o pode nem ouvir falar de rem?dios para emagrecer que se lembra da experi?ncia ?tr?gica? de tr?s anos atr?s, quando optou por uma f?rmula emagrecedora, para voltar ao peso ideal. C?lia conta que desde a adolesc?ncia sempre buscou alternativas para n?o engordar e que, por esse motivo, conhece v?rios tipos de dietas. ?Mas, nenhuma delas adiantou. Eu perdia uns quilos e voltava a engordar de novo?, comenta.

Depois de v?rias tentativas sem ?xito, C?lia optou por um medicamento para emagrecer, mas mal podia imaginar o risco que corria. Foi a gota d??gua para n?o querer mais ouvir falar nesse recurso. Sua press?o arterial subiu ?exageradamente? e ela precisou ficar uma semana internada, sob a observa??o dos m?dicos. ?Foi um susto muito grande. Hoje n?o tenho coragem de tomar nenhuma f?rmula para emagrecer, apesar de estar acima do peso. Tenho 120 Kg e pretendo fazer a cirurgia de redu??o de est?mago, acho que essa vai ser minha ?nica sa?da, al?m, ? claro de cuidar da minha sa?de, atrav?s de uma dieta equilibrada e exerc?cios f?sicos. N?o tenho coragem de tomar rem?dio e aconselho as pessoas a n?o fazerem isso?, diz.

Sacrif?cios pela busca de um corpo perfeito
De acordo com a psic?loga, Denise Mendon?a de Melo, todo o sacrif?cio que uma pessoa ? capaz de se submeter para ser magra se resume apenas em uma frase: a busca do corpo ideal! Por causa dessa ?paran?ia? de querer emagrecer, as pessoas acham que qualquer sacrif?cio vale a pena e o arrependimento acaba chegando tarde demais. A obsess?o em ser magra, segundo Denise, ? fruto de uma sociedade em que se valoriza ?um modelo f?sico indiscutivelmente perfeito?.

Com a falta de orienta??o e informa??o, a sa?de fica comprometida levando a doen?as graves como, por exemplo, a bulimia e a anorexia, prejudicando seriamente a qualidade de vida. A psic?loga alerta que ? preciso, antes de tudo, verificar se vale a pena todo o sacrif?cio e que antes de se prejudicar, a pessoa deve pensar bem se h? necessidade de se enquadrar aos padr?es de beleza para ser feliz.

Quem pode tomar os medicamentos
Por mais que a ?propaganda? garanta que o rem?dio ? confi?vel, a endocrinologista Ana Chartuni Teixeira Cury recomenda o acompanhamento m?dico em qualquer situa??o. Ela explica que o risco de tomar medicamentos para emagrecer, sem orienta??o, pode causar s?rios problemas ? sa?de como a perda de pot?ssio, paradas card?acas, depress?o e, em alguns casos, at? ocasionar a morte da paciente.

Segundo a m?dica, para avaliar que tipo de rem?dio ? ideal para cada pessoa, ? preciso levar em conta diversos fatores. Um deles ? a porcentagem de gordura e a distribui??o dessa gordura no corpo, que varia de pessoa para pessoa. ?? preciso calcular o ?ndice de massa corp?rea e a circunfer?ncia da cintura. Nas mulheres o ideal ? abaixo de 80 cm e o aceit?vel 88cm e, nos homens o ideal ? 92cm e o aceit?vel ? 100cm?. Ana Chartuni diz que as pessoas que t?m um ?ndice de massa corp?rea acima de 30 e muita gordura acumulada na cintura podem tomar os rem?dios, desde que o m?dico a avalie e indique o mais adequado.
Calcule seu ?ndice de massa corp?rea.

Alguns tipos de inibidores de apetite
Apesar de n?o ser contra ?s f?rmulas naturais, Ana Chartuni diz que existem muitos medicamentos ?ditos naturais?, que possuem subst?ncias qu?micas. ?? preciso tomar cuidado com alguns rem?dios que possuem horm?nios tireodianos embutidos em f?rmulas naturais. Para cada caso, existe um tratamento. N?o adianta tomar rem?dio para emagrecer, quando o problema ? na tire?ide. N?o h? lugar para os horm?nios tireodianos, diur?ticos e laxantes no tratamento de obesidade?. diz.

Segundo a m?dica, as perdas r?pidas de peso s?o acompanhadas por ganhos ainda maiores. ?O ideal ? uma perda de 0,5 Kg a 1 Kg por semana, atrav?s de uma reeduca??o alimentar, eliminando gorduras, reduzindo carboidratos?. Al?m disso, a endocrinologista recomenda ao paciente estar atento a bula do rem?dio, para saber quais os efeitos colaterais a pessoa pode vir a ter. Segundo Ana Chartuni, os medicamentos podem ser:

  • Seronin?rgicos: inibem a recapta??o da serotonina e noradrenalina, levando ? saciedade e melhora da queima cal?rica. Ocasionam efeitos colaterais que podem ou n?o levar ? depend?ncia f?sica.

  • Derivados anfetam?nicos: inibem o apetite, levam a depend?ncia f?sica e maiores efeitos colaterais. S?o utilizados porque s?o mais baratos, reduz a absor??o de gordura a n?vel intestinal, como ? o caso do Orbistat. Al?m dele, ? utilizado ainda o Fenproporex e o Anfepramona.